A FORMAÇÃO CONTINUADA: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2758 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a formação continuada, compreendendo sua concepção, os aspectos legais e o papel do coordenador pedagógico como principal responsável pelo processo de formação nas escolas. Portanto, para construirmos um panorama e situarmos o debate teoricamente, o presente texto está subdividido em três momentos. No primeiro, apresenta as concepções sobre formação continuada que vêm sendo apontadas pelos diferentes autores. No segundo apresenta os aspectos legais que norteiam essa formação. E no terceiro, problematiza a questão a partir da discussão do papel do coordenador pedagógico como principal responsável pelo processo de formação nas escolas. O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema. Desse modo, para compreender melhor esta temática, foi fundamental buscar embasamento teórico na literatura específica de: André (2015); Barreto (2015); Freitas (2002/2014); Gatti (1997/2003); Gleglio (2003); Nóvoa (1997/2002); Placco e Almeida (2003); Santos (2008), dentre outros. Além dos principais documentos oficiais como: Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (9394/96), o Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o Conselho Nacional de Educação, resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Conclui-se que o coordenador pedagógico é o principal responsável pela formação continuada na escola, portanto torna-se necessário um aprofundamento teórico capaz de ampliar sua compreensão a respeito dos problemas enfrentados pelos professores do ensino básico, condição necessária para a superação de alguns dos obstáculos recorrentes que vão surgindo no interior da escola. |
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A FORMAÇÃO CONTINUADA: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICOFormação continuada. Aspectos legais. Coordenador pedagógico.Este artigo tem por objetivo analisar a formação continuada, compreendendo sua concepção, os aspectos legais e o papel do coordenador pedagógico como principal responsável pelo processo de formação nas escolas. Portanto, para construirmos um panorama e situarmos o debate teoricamente, o presente texto está subdividido em três momentos. No primeiro, apresenta as concepções sobre formação continuada que vêm sendo apontadas pelos diferentes autores. No segundo apresenta os aspectos legais que norteiam essa formação. E no terceiro, problematiza a questão a partir da discussão do papel do coordenador pedagógico como principal responsável pelo processo de formação nas escolas. O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema. Desse modo, para compreender melhor esta temática, foi fundamental buscar embasamento teórico na literatura específica de: André (2015); Barreto (2015); Freitas (2002/2014); Gatti (1997/2003); Gleglio (2003); Nóvoa (1997/2002); Placco e Almeida (2003); Santos (2008), dentre outros. Além dos principais documentos oficiais como: Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (9394/96), o Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o Conselho Nacional de Educação, resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Conclui-se que o coordenador pedagógico é o principal responsável pela formação continuada na escola, portanto torna-se necessário um aprofundamento teórico capaz de ampliar sua compreensão a respeito dos problemas enfrentados pelos professores do ensino básico, condição necessária para a superação de alguns dos obstáculos recorrentes que vão surgindo no interior da escola.This article is part of the "Teacher Training Policy in Brazil", offered by the Master in Education of the post-graduation program of the Federal University of Acre - UFAC. In this way, it aims to analyze continuing education, including its conception, legal aspects and the role of the pedagogical coordinator as the main responsible for the training process in schools. Therefore, to construct a panorama and situate the debate theoretically, the present text is subdivided into three moments. In the first one, it presents the conceptions about continuous formation that have been pointed out by the different authors. In the second, it presents the legal aspects that guide this formation. And in the third, it problematizes the question from the discussion of the role of the pedagogical coordinator as the main responsible for the formation process in the schools. The method chosen for the development of this work was the bibliographical research developed through the survey, selection and analysis of the published material on the subject. Thus, to better understand this theme, it was fundamental to seek theoretical basis in the specific literature of: André (2015); Barreto (2015); Freitas (2002/2014); Gatti (1997/2003); Gleglio (2003); Nóvoa (1997/2002); Placco and Almeida (2003); Santos (2008). In addition to the main official documents such as: Law on Guidelines and bases of National Education (9394/96), the National Education Plan (2014-2024) and the National Education Council, resolution no. 2 of July 1, 2015.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2758Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 186-202Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 186-202Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 186-2022526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2758/1785Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Naiara de SouzaRego Albuquerque de Faria, Lenilda 2019-08-23T03:07:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2758Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-08-23T03:07:03Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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