O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jaqueline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cintia Castro Monteiro, Herneck, Heloisa Raimunda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119
Resumo: O presente artigo tem como finalidade compartilhar experiências de uma história vivida, ouvida e partilhada, numa escola pública, da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - Minas Gerais. O grupo pesquisado foi o segundo segmento do Ensino Fundamental (alunos do 6º ao 9º ano), ou seja, estudantes adolescentes. As cenas narradas tratam-se dos conflitos, resistências e invenções produzidas no momento do “recreio”. O acompanhamento na escola partiu de uma perspectiva cotidiana, a qual vai além da rotina e da repetição, uma vez que o cotidiano é o campo da multiplicidade, da diversidade, das tensões e dos processos inventivos produzidos pelos sujeitos pesquisados. O caminho metodológico utilizado parte do princípio construtivista, em que os pesquisadores não “coletam os dados”, mas “produzem” por meio da participação das redes tecidas no cotidiano. Para a produção dos dados, fizemos o uso do diário de campo, que podem conter acontecimentos da vida cotidiana, informações, reflexões, reações afetivas, conversas informais e escritos teóricos. Em suma, tentamos atribuir outras experiências à tentativa de encaminhar os alunos para o retorno à sala de aula após o momento recreio, evitando gritar, zangar ou ameaçá-los. Nosso objetivo foi compor com os alunos outras vivências, outros sentidos, outras conexões. Acreditamos na necessidade de criar formas interativas e saudáveis com os adolescentes, de modo a contribuir com a boa convivência dos sujeitos/participantes no cotidiano escolar.
id UFAC-2_184084100e4f64c6637ad8bd16a99b81
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4119
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLACotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes.O presente artigo tem como finalidade compartilhar experiências de uma história vivida, ouvida e partilhada, numa escola pública, da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - Minas Gerais. O grupo pesquisado foi o segundo segmento do Ensino Fundamental (alunos do 6º ao 9º ano), ou seja, estudantes adolescentes. As cenas narradas tratam-se dos conflitos, resistências e invenções produzidas no momento do “recreio”. O acompanhamento na escola partiu de uma perspectiva cotidiana, a qual vai além da rotina e da repetição, uma vez que o cotidiano é o campo da multiplicidade, da diversidade, das tensões e dos processos inventivos produzidos pelos sujeitos pesquisados. O caminho metodológico utilizado parte do princípio construtivista, em que os pesquisadores não “coletam os dados”, mas “produzem” por meio da participação das redes tecidas no cotidiano. Para a produção dos dados, fizemos o uso do diário de campo, que podem conter acontecimentos da vida cotidiana, informações, reflexões, reações afetivas, conversas informais e escritos teóricos. Em suma, tentamos atribuir outras experiências à tentativa de encaminhar os alunos para o retorno à sala de aula após o momento recreio, evitando gritar, zangar ou ameaçá-los. Nosso objetivo foi compor com os alunos outras vivências, outros sentidos, outras conexões. Acreditamos na necessidade de criar formas interativas e saudáveis com os adolescentes, de modo a contribuir com a boa convivência dos sujeitos/participantes no cotidiano escolar.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-1982526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119/2633Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, JaquelineCintia Castro Monteiro Herneck, Heloisa Raimunda2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4119Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
title O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
spellingShingle O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
Lopes, Jaqueline
Cotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes.
title_short O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
title_full O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
title_fullStr O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
title_full_unstemmed O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
title_sort O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
author Lopes, Jaqueline
author_facet Lopes, Jaqueline
Cintia Castro Monteiro
Herneck, Heloisa Raimunda
author_role author
author2 Cintia Castro Monteiro
Herneck, Heloisa Raimunda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jaqueline
Cintia Castro Monteiro
Herneck, Heloisa Raimunda
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes.
topic Cotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes.
description O presente artigo tem como finalidade compartilhar experiências de uma história vivida, ouvida e partilhada, numa escola pública, da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - Minas Gerais. O grupo pesquisado foi o segundo segmento do Ensino Fundamental (alunos do 6º ao 9º ano), ou seja, estudantes adolescentes. As cenas narradas tratam-se dos conflitos, resistências e invenções produzidas no momento do “recreio”. O acompanhamento na escola partiu de uma perspectiva cotidiana, a qual vai além da rotina e da repetição, uma vez que o cotidiano é o campo da multiplicidade, da diversidade, das tensões e dos processos inventivos produzidos pelos sujeitos pesquisados. O caminho metodológico utilizado parte do princípio construtivista, em que os pesquisadores não “coletam os dados”, mas “produzem” por meio da participação das redes tecidas no cotidiano. Para a produção dos dados, fizemos o uso do diário de campo, que podem conter acontecimentos da vida cotidiana, informações, reflexões, reações afetivas, conversas informais e escritos teóricos. Em suma, tentamos atribuir outras experiências à tentativa de encaminhar os alunos para o retorno à sala de aula após o momento recreio, evitando gritar, zangar ou ameaçá-los. Nosso objetivo foi compor com os alunos outras vivências, outros sentidos, outras conexões. Acreditamos na necessidade de criar formas interativas e saudáveis com os adolescentes, de modo a contribuir com a boa convivência dos sujeitos/participantes no cotidiano escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119/2633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198
Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198
Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223599947776