O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade compartilhar experiências de uma história vivida, ouvida e partilhada, numa escola pública, da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - Minas Gerais. O grupo pesquisado foi o segundo segmento do Ensino Fundamental (alunos do 6º ao 9º ano), ou seja, estudantes adolescentes. As cenas narradas tratam-se dos conflitos, resistências e invenções produzidas no momento do “recreio”. O acompanhamento na escola partiu de uma perspectiva cotidiana, a qual vai além da rotina e da repetição, uma vez que o cotidiano é o campo da multiplicidade, da diversidade, das tensões e dos processos inventivos produzidos pelos sujeitos pesquisados. O caminho metodológico utilizado parte do princípio construtivista, em que os pesquisadores não “coletam os dados”, mas “produzem” por meio da participação das redes tecidas no cotidiano. Para a produção dos dados, fizemos o uso do diário de campo, que podem conter acontecimentos da vida cotidiana, informações, reflexões, reações afetivas, conversas informais e escritos teóricos. Em suma, tentamos atribuir outras experiências à tentativa de encaminhar os alunos para o retorno à sala de aula após o momento recreio, evitando gritar, zangar ou ameaçá-los. Nosso objetivo foi compor com os alunos outras vivências, outros sentidos, outras conexões. Acreditamos na necessidade de criar formas interativas e saudáveis com os adolescentes, de modo a contribuir com a boa convivência dos sujeitos/participantes no cotidiano escolar. |
id |
UFAC-2_184084100e4f64c6637ad8bd16a99b81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4119 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLACotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes.O presente artigo tem como finalidade compartilhar experiências de uma história vivida, ouvida e partilhada, numa escola pública, da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - Minas Gerais. O grupo pesquisado foi o segundo segmento do Ensino Fundamental (alunos do 6º ao 9º ano), ou seja, estudantes adolescentes. As cenas narradas tratam-se dos conflitos, resistências e invenções produzidas no momento do “recreio”. O acompanhamento na escola partiu de uma perspectiva cotidiana, a qual vai além da rotina e da repetição, uma vez que o cotidiano é o campo da multiplicidade, da diversidade, das tensões e dos processos inventivos produzidos pelos sujeitos pesquisados. O caminho metodológico utilizado parte do princípio construtivista, em que os pesquisadores não “coletam os dados”, mas “produzem” por meio da participação das redes tecidas no cotidiano. Para a produção dos dados, fizemos o uso do diário de campo, que podem conter acontecimentos da vida cotidiana, informações, reflexões, reações afetivas, conversas informais e escritos teóricos. Em suma, tentamos atribuir outras experiências à tentativa de encaminhar os alunos para o retorno à sala de aula após o momento recreio, evitando gritar, zangar ou ameaçá-los. Nosso objetivo foi compor com os alunos outras vivências, outros sentidos, outras conexões. Acreditamos na necessidade de criar formas interativas e saudáveis com os adolescentes, de modo a contribuir com a boa convivência dos sujeitos/participantes no cotidiano escolar.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-1982526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119/2633Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, JaquelineCintia Castro Monteiro Herneck, Heloisa Raimunda2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4119Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
title |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
spellingShingle |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA Lopes, Jaqueline Cotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes. |
title_short |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
title_full |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
title_fullStr |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
title_sort |
O INCOMUM INCOMODA:: REFLEXÕES E RESISTÊNCIAS SOBRE “JUNTAR OS BOIS” EM UMA ESCOLA |
author |
Lopes, Jaqueline |
author_facet |
Lopes, Jaqueline Cintia Castro Monteiro Herneck, Heloisa Raimunda |
author_role |
author |
author2 |
Cintia Castro Monteiro Herneck, Heloisa Raimunda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Jaqueline Cintia Castro Monteiro Herneck, Heloisa Raimunda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes. |
topic |
Cotidiano escolar; recreio; resistências e adolescentes. |
description |
O presente artigo tem como finalidade compartilhar experiências de uma história vivida, ouvida e partilhada, numa escola pública, da rede estadual de ensino na cidade de Viçosa - Minas Gerais. O grupo pesquisado foi o segundo segmento do Ensino Fundamental (alunos do 6º ao 9º ano), ou seja, estudantes adolescentes. As cenas narradas tratam-se dos conflitos, resistências e invenções produzidas no momento do “recreio”. O acompanhamento na escola partiu de uma perspectiva cotidiana, a qual vai além da rotina e da repetição, uma vez que o cotidiano é o campo da multiplicidade, da diversidade, das tensões e dos processos inventivos produzidos pelos sujeitos pesquisados. O caminho metodológico utilizado parte do princípio construtivista, em que os pesquisadores não “coletam os dados”, mas “produzem” por meio da participação das redes tecidas no cotidiano. Para a produção dos dados, fizemos o uso do diário de campo, que podem conter acontecimentos da vida cotidiana, informações, reflexões, reações afetivas, conversas informais e escritos teóricos. Em suma, tentamos atribuir outras experiências à tentativa de encaminhar os alunos para o retorno à sala de aula após o momento recreio, evitando gritar, zangar ou ameaçá-los. Nosso objetivo foi compor com os alunos outras vivências, outros sentidos, outras conexões. Acreditamos na necessidade de criar formas interativas e saudáveis com os adolescentes, de modo a contribuir com a boa convivência dos sujeitos/participantes no cotidiano escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4119/2633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Communitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Communitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198 Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198 Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 187-198 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223599947776 |