GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herneck, Heloisa Raimunda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Turnes, Mariana Gonçalves Esper, Filho, Jairo Barduni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender as relações entre gênero, sexualidade e as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos sujeitos que compõem um ambiente escolar bem como observar a reprodução dos papéis sociais de gênero na turma do Ensino Fundamental com alunos de nove e dez anos em uma escola rural da cidade de Viçosa – MG. Para análise utilizamos os estudos realizados por Foucault (1988) e pesquisadores ligados a estudos com os cotidianos escolares, como Ferraço (1998). Percebemos que as relações entre os alunos e a forma como as professoras lidam com as manifestações da sexualidade infantil são abordadas de forma a reproduzir ações consideradas sexistas e que reforçam o preconceito em relação ao gênero indicando uma lacuna de formação inicial e continuada no assunto. 
id UFAC-2_1c30cd3922ddc1c64625773c3a749a8f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1404
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLAGênero e SexualidadeCotidiano EscolarFormação de Professores.Esta pesquisa tem por objetivo compreender as relações entre gênero, sexualidade e as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos sujeitos que compõem um ambiente escolar bem como observar a reprodução dos papéis sociais de gênero na turma do Ensino Fundamental com alunos de nove e dez anos em uma escola rural da cidade de Viçosa – MG. Para análise utilizamos os estudos realizados por Foucault (1988) e pesquisadores ligados a estudos com os cotidianos escolares, como Ferraço (1998). Percebemos que as relações entre os alunos e a forma como as professoras lidam com as manifestações da sexualidade infantil são abordadas de forma a reproduzir ações consideradas sexistas e que reforçam o preconceito em relação ao gênero indicando uma lacuna de formação inicial e continuada no assunto. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404Communitas; v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 435-451Communitas; Vol. 1 No. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 435-451Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 435-4512526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessHerneck, Heloisa RaimundaTurnes, Mariana Gonçalves EsperFilho, Jairo Barduni2018-07-15T21:47:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1404Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-15T21:47:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
title GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
spellingShingle GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
Herneck, Heloisa Raimunda
Gênero e Sexualidade
Cotidiano Escolar
Formação de Professores.
title_short GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
title_full GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
title_fullStr GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
title_full_unstemmed GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
title_sort GÊNERO E SEXUALIDADE: MAPEANDO AS COMPOSIÇÕES COTIDIANAS DE UMA ESCOLA
author Herneck, Heloisa Raimunda
author_facet Herneck, Heloisa Raimunda
Turnes, Mariana Gonçalves Esper
Filho, Jairo Barduni
author_role author
author2 Turnes, Mariana Gonçalves Esper
Filho, Jairo Barduni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herneck, Heloisa Raimunda
Turnes, Mariana Gonçalves Esper
Filho, Jairo Barduni
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e Sexualidade
Cotidiano Escolar
Formação de Professores.
topic Gênero e Sexualidade
Cotidiano Escolar
Formação de Professores.
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender as relações entre gênero, sexualidade e as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos sujeitos que compõem um ambiente escolar bem como observar a reprodução dos papéis sociais de gênero na turma do Ensino Fundamental com alunos de nove e dez anos em uma escola rural da cidade de Viçosa – MG. Para análise utilizamos os estudos realizados por Foucault (1988) e pesquisadores ligados a estudos com os cotidianos escolares, como Ferraço (1998). Percebemos que as relações entre os alunos e a forma como as professoras lidam com as manifestações da sexualidade infantil são abordadas de forma a reproduzir ações consideradas sexistas e que reforçam o preconceito em relação ao gênero indicando uma lacuna de formação inicial e continuada no assunto. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1404/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 435-451
Communitas; Vol. 1 No. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 435-451
Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 435-451
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222451757056