O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA: análise do Itinerário Formativo Ciências da Natureza para o Ensino Médio Integral
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6047 |
Resumo: | O Documento Curricular Referencial da Bahia é o documento normativo que fora elaborado tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. A Base tem por finalidade, orientar os Sistemas, as Redes e as Instituições de Ensino da Educação Básica, contribuindo na elaboração dos seus referenciais curriculares por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos. Já o documento baiano, busca ainda, apresentar uma proposta curricular que esteja relacionada às necessidades e vivências dos estudantes da Bahia, ofertando diferentes itinerários, mas de acordo com as cinco áreas do conhecimento: Linguagem e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Formação Técnica e Profissional. Com isso, buscamos analisar o itinerário formativo do Novo Ensino Médio em tempo integral para o Estado da Bahia, a partir dos títulos e ementas apresentados no documento, especificamente, para o Ensino de Química que faz parte, juntamente com a Física e a Biologia da mesma área de conhecimento, a partir do aporte teórico crítico. Concluímos que essa divisão do currículo em itinerários formativos irá contribuir ainda mais para negação do direito à formação básica comum e para a segregação e desigualdade social, contrariando o sentido proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96. |
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O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA: análise do Itinerário Formativo Ciências da Natureza para o Ensino Médio Integral Itinerários FormativosEnsino Médio em tempo integralBNCCDCRB O Documento Curricular Referencial da Bahia é o documento normativo que fora elaborado tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. A Base tem por finalidade, orientar os Sistemas, as Redes e as Instituições de Ensino da Educação Básica, contribuindo na elaboração dos seus referenciais curriculares por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos. Já o documento baiano, busca ainda, apresentar uma proposta curricular que esteja relacionada às necessidades e vivências dos estudantes da Bahia, ofertando diferentes itinerários, mas de acordo com as cinco áreas do conhecimento: Linguagem e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Formação Técnica e Profissional. Com isso, buscamos analisar o itinerário formativo do Novo Ensino Médio em tempo integral para o Estado da Bahia, a partir dos títulos e ementas apresentados no documento, especificamente, para o Ensino de Química que faz parte, juntamente com a Física e a Biologia da mesma área de conhecimento, a partir do aporte teórico crítico. Concluímos que essa divisão do currículo em itinerários formativos irá contribuir ainda mais para negação do direito à formação básica comum e para a segregação e desigualdade social, contrariando o sentido proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/604710.29327/268346.6.13-7Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 80-95Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 80-95Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 80-952526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6047/3745Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daniele Silva dosSouza, Shirley Farias de Rebouças, Esmeraldo Fábio ArgoloDutra-Pereira, Franklin KaicBortolai, Michele2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6047Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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