HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edu Dias da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dering, Renato de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humana
id UFAC-2_2e825346bc29a87f20eb3c6ed2ca4d40
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6184
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médiodiversidade humanaeducação básicaensino médiofilmesO presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humanaEditora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/618410.29327/268346.6.13-13Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-1792526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184/3690Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edu Dias daDering, Renato de Oliveira2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6184Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
title HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
spellingShingle HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
Silva, Edu Dias da
diversidade humana
educação básica
ensino médio
filmes
title_short HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
title_full HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
title_fullStr HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
title_full_unstemmed HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
title_sort HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
author Silva, Edu Dias da
author_facet Silva, Edu Dias da
Dering, Renato de Oliveira
author_role author
author2 Dering, Renato de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edu Dias da
Dering, Renato de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv diversidade humana
educação básica
ensino médio
filmes
topic diversidade humana
educação básica
ensino médio
filmes
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humana
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184
10.29327/268346.6.13-13
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.13-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184/3690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179
Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179
2526-5970
10.29327/268346.6.13
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224114798592