HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
DOI: | 10.29327/268346.6.13-13 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humana |
id |
UFAC-2_2e825346bc29a87f20eb3c6ed2ca4d40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6184 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
spelling |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médiodiversidade humanaeducação básicaensino médiofilmesO presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humanaEditora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/618410.29327/268346.6.13-13Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-1792526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184/3690Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Edu Dias daDering, Renato de Oliveira2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6184Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
title |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
spellingShingle |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio Silva, Edu Dias da diversidade humana educação básica ensino médio filmes Silva, Edu Dias da diversidade humana educação básica ensino médio filmes |
title_short |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
title_full |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
title_fullStr |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
title_full_unstemmed |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
title_sort |
HOJE, VOCÊ NÃO VOLTARÁ SOZINHO: proposta fílmica para trabalhar a diversidade no ensino médio |
author |
Silva, Edu Dias da |
author_facet |
Silva, Edu Dias da Silva, Edu Dias da Dering, Renato de Oliveira Dering, Renato de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Dering, Renato de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edu Dias da Dering, Renato de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diversidade humana educação básica ensino médio filmes |
topic |
diversidade humana educação básica ensino médio filmes |
description |
O presente artigo propõe uma reflexão sobre as formas de representação da diversidade humana na produção fílmica Hoje eu quero voltar sozinho (RIBEIRO, 2014) como instrumento educacional para o ensino médio acerca da questão das identidades e diferenças. Tem como objeto de estudo uma análise qualitativa que traz à baila a relação homossexual entre dois personagens no contexto escolar e suas implicações. Ademais, o filme oferece ampla possibilidade para o debate sobre educação inclusiva, homossexualidade e deficiência visual. A abordagem apresentada neste estudo permitiu novas aproximações dessas temáticas e deixou amplo campo simbólico, favorecendo a criação de ações educacionais para mitigar toda e qualquer forma de preconceito relativo à diversidade humana |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184 10.29327/268346.6.13-13 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.13-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6184/3690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179 Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 170-179 2526-5970 10.29327/268346.6.13 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1822180541266395137 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29327/268346.6.13-13 |