O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Manoel Joaquim Modesto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56989
Resumo: Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros
id UFPR_853879ea9dd3ccd841e8a8c88af7f1b0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56989
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ricardo, Manoel Joaquim ModestoUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioMedeiros, Rondinelly Gomes2021-06-25T19:06:52Z2021-06-25T19:06:52Z2018https://hdl.handle.net/1884/56989Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes MedeirosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, crenças e verdades absolutas pré-estabelecidas. As pessoas agem tendo em vista a expectativa gerada por padrões culturais e papeis sociais; a diversidade cultural dos sujeitos que são oriundos de vários lugares vêm crescendo a cada dia em nossas escolas. Com o ambiente precário de muitas delas, o professor necessita ser criativo em suas aulas para ganhar a atenção de seus alunos e também precisa estimular a criticidade destes, levando-os a pensar além da simples memorização ou informação, para que venham a superar um conhecimento de tipo ingênuo. Supomos, que, para que haja progresso intelectual por parte do aluno, o educador não pode apenas repetir ensinamentos, nem olhar seus alunos de cima para baixo mas sim ser responsável por criar um ambiente onde ele e os alunos aprendam uns com as experiências dos outros para pensar soluções referentes às necessidades reais por eles vivida1 arquivo (29 p.) : PDF.application/pdfDiversidade culturalEnsino médioEducaçãoO ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MANOEL JOAQUIM MODESTO RICARDO.pdfapplication/pdf511601https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56989/1/R%20-%20E%20-%20MANOEL%20JOAQUIM%20MODESTO%20RICARDO.pdfb9a97ef9f055ca9c7edb24c621314c74MD51open access1884/569892021-06-25 16:06:52.669open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56989Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-25T19:06:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
title O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
spellingShingle O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
Ricardo, Manoel Joaquim Modesto
Diversidade cultural
Ensino médio
Educação
title_short O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
title_full O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
title_fullStr O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
title_full_unstemmed O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
title_sort O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
author Ricardo, Manoel Joaquim Modesto
author_facet Ricardo, Manoel Joaquim Modesto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Manoel Joaquim Modesto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Rondinelly Gomes
contributor_str_mv Medeiros, Rondinelly Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Ensino médio
Educação
topic Diversidade cultural
Ensino médio
Educação
description Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-25T19:06:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-25T19:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56989
url https://hdl.handle.net/1884/56989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (29 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56989/1/R%20-%20E%20-%20MANOEL%20JOAQUIM%20MODESTO%20RICARDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9a97ef9f055ca9c7edb24c621314c74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860428891947008