ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Rafael de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1243
Resumo: A partir de narrativas de experiências de sala de aula dos autores do texto – ocupando os lugares de estudantes e professores –, este texto se dedica a pôr em questão determinada construção de imagem da escola pública de educação básica tornada hegemônica e defendê-la como espaço onde se faz presente a democracia rancieriana. Para desmantelar abafamentos, invisibilizações, violências e negações produzidos sobre a escola, o texto busca, nas minimezas das situações cotidianas, sinais da complexidade da vida, das ações e, principalmente, da complexidade que é encarada como constitutiva da escola, aproximando-nos, então, de uma tentativa de escuta e compreensão, ainda que parcial, da grande cacofonia muda que a escola é. Para tanto, faz uso de ideias como a de gesto agambeniano e de acontecimento e hospitalidade derridianos.School and democracy: gestures to think another education Abstract: Using the author’s narratives of experieces lived in the classroom – ocupying the roles of students and teachers -, this text is dedicated to questioning the construction of an image of the public school of basic education made hegemonic and to defend it as a space where Rancierian democracy is present. In order to dismantle smotherings, invisibilizations, violence and denials produced about the school, the text seeks, in the daily situations, signs of the complexity of life, of actions and, above all, of the complexity that is seen as constitutive of the school, approaching, then, an attempt of listening and understanding, although partial, of the great mute cacophony that the school is. In order to do so, it makes use of ideas such as the agambenian gesture and of derridian event and hospitality.Key words: Every day school life; democracy; experience. Escuela y democracia: gestos para pensar una educación outra  Resumen: El texto toma dos narrativas de experiencias de aula de los autores - ocupando los lugares de estudiantes y profesores -, para poner en cuestión una determinada construcción de imagen de la escuela pública de educación básica (hecha hegemónica) y defenderla a la escuela en cuanto espacio donde se hace presente la democracia rancieriana. Pone en cuestión procesos de invisibilización, violencias y negaciones producidos sobre la escuela buscando en las pequeñas situaciones cotidianas indicios de la complejidad de la vida, de las acciones y, sobre todo, de la complejidad constitutiva de la escuela, acercándonos, entonces, del intento de escucha y comprensión, aunque parcial, de la gran cacofonía muda que es la escuela. Para eso, el texto utiliza ideas como la de gesto agambeniano y de acontecimiento y hospitalidad derridianos.Palabras clave: Cotidiano escolar; democracia; experiencia.
id UFAC-2_3219ff2c037046b56a2e8d7405a3fe1e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1243
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRACotidiano escolardemocraciaexperiência.A partir de narrativas de experiências de sala de aula dos autores do texto – ocupando os lugares de estudantes e professores –, este texto se dedica a pôr em questão determinada construção de imagem da escola pública de educação básica tornada hegemônica e defendê-la como espaço onde se faz presente a democracia rancieriana. Para desmantelar abafamentos, invisibilizações, violências e negações produzidos sobre a escola, o texto busca, nas minimezas das situações cotidianas, sinais da complexidade da vida, das ações e, principalmente, da complexidade que é encarada como constitutiva da escola, aproximando-nos, então, de uma tentativa de escuta e compreensão, ainda que parcial, da grande cacofonia muda que a escola é. Para tanto, faz uso de ideias como a de gesto agambeniano e de acontecimento e hospitalidade derridianos.School and democracy: gestures to think another education Abstract: Using the author’s narratives of experieces lived in the classroom – ocupying the roles of students and teachers -, this text is dedicated to questioning the construction of an image of the public school of basic education made hegemonic and to defend it as a space where Rancierian democracy is present. In order to dismantle smotherings, invisibilizations, violence and denials produced about the school, the text seeks, in the daily situations, signs of the complexity of life, of actions and, above all, of the complexity that is seen as constitutive of the school, approaching, then, an attempt of listening and understanding, although partial, of the great mute cacophony that the school is. In order to do so, it makes use of ideas such as the agambenian gesture and of derridian event and hospitality.Key words: Every day school life; democracy; experience. Escuela y democracia: gestos para pensar una educación outra  Resumen: El texto toma dos narrativas de experiencias de aula de los autores - ocupando los lugares de estudiantes y profesores -, para poner en cuestión una determinada construcción de imagen de la escuela pública de educación básica (hecha hegemónica) y defenderla a la escuela en cuanto espacio donde se hace presente la democracia rancieriana. Pone en cuestión procesos de invisibilización, violencias y negaciones producidos sobre la escuela buscando en las pequeñas situaciones cotidianas indicios de la complejidad de la vida, de las acciones y, sobre todo, de la complejidad constitutiva de la escuela, acercándonos, entonces, del intento de escucha y comprensión, aunque parcial, de la gran cacofonía muda que es la escuela. Para eso, el texto utiliza ideas como la de gesto agambeniano y de acontecimiento y hospitalidad derridianos.Palabras clave: Cotidiano escolar; democracia; experiencia.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1243Communitas; v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 381-397Communitas; Vol. 1 No. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 381-397Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 381-3972526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1243/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, TiagoSouza, Rafael de2018-07-15T21:47:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1243Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-15T21:47:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
title ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
spellingShingle ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
Ribeiro, Tiago
Cotidiano escolar
democracia
experiência.
title_short ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
title_full ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
title_fullStr ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
title_full_unstemmed ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
title_sort ESCOLA E DEMOCRACIA: GESTOS PARA PENSAR UMA EDUCAÇÃO OUTRA
author Ribeiro, Tiago
author_facet Ribeiro, Tiago
Souza, Rafael de
author_role author
author2 Souza, Rafael de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tiago
Souza, Rafael de
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
democracia
experiência.
topic Cotidiano escolar
democracia
experiência.
description A partir de narrativas de experiências de sala de aula dos autores do texto – ocupando os lugares de estudantes e professores –, este texto se dedica a pôr em questão determinada construção de imagem da escola pública de educação básica tornada hegemônica e defendê-la como espaço onde se faz presente a democracia rancieriana. Para desmantelar abafamentos, invisibilizações, violências e negações produzidos sobre a escola, o texto busca, nas minimezas das situações cotidianas, sinais da complexidade da vida, das ações e, principalmente, da complexidade que é encarada como constitutiva da escola, aproximando-nos, então, de uma tentativa de escuta e compreensão, ainda que parcial, da grande cacofonia muda que a escola é. Para tanto, faz uso de ideias como a de gesto agambeniano e de acontecimento e hospitalidade derridianos.School and democracy: gestures to think another education Abstract: Using the author’s narratives of experieces lived in the classroom – ocupying the roles of students and teachers -, this text is dedicated to questioning the construction of an image of the public school of basic education made hegemonic and to defend it as a space where Rancierian democracy is present. In order to dismantle smotherings, invisibilizations, violence and denials produced about the school, the text seeks, in the daily situations, signs of the complexity of life, of actions and, above all, of the complexity that is seen as constitutive of the school, approaching, then, an attempt of listening and understanding, although partial, of the great mute cacophony that the school is. In order to do so, it makes use of ideas such as the agambenian gesture and of derridian event and hospitality.Key words: Every day school life; democracy; experience. Escuela y democracia: gestos para pensar una educación outra  Resumen: El texto toma dos narrativas de experiencias de aula de los autores - ocupando los lugares de estudiantes y profesores -, para poner en cuestión una determinada construcción de imagen de la escuela pública de educación básica (hecha hegemónica) y defenderla a la escuela en cuanto espacio donde se hace presente la democracia rancieriana. Pone en cuestión procesos de invisibilización, violencias y negaciones producidos sobre la escuela buscando en las pequeñas situaciones cotidianas indicios de la complejidad de la vida, de las acciones y, sobre todo, de la complejidad constitutiva de la escuela, acercándonos, entonces, del intento de escucha y comprensión, aunque parcial, de la gran cacofonía muda que es la escuela. Para eso, el texto utiliza ideas como la de gesto agambeniano y de acontecimiento y hospitalidad derridianos.Palabras clave: Cotidiano escolar; democracia; experiencia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1243
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1243/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 381-397
Communitas; Vol. 1 No. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 381-397
Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 381-397
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222447562752