O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Maria Clara Hilário Toscano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Cecília Raquel Climério da, Hashizume, Cristina Miyuki
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas.
id UFAC-2_3a010577775ccd86454bf9309c276d3a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7102
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas Trabalho docente.Socioeducação.Saúde mental e trabalho.Método cartográfico.O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710210.29327/268346.7.16-7Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-1032526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102/4346Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses, Maria Clara Hilário Toscano Costa, Cecília Raquel Climério da Hashizume, Cristina Miyuki 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7102Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
title O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
spellingShingle O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
Meneses, Maria Clara Hilário Toscano
Trabalho docente.
Socioeducação.
Saúde mental e trabalho.
Método cartográfico.
title_short O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
title_full O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
title_fullStr O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
title_full_unstemmed O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
title_sort O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
author Meneses, Maria Clara Hilário Toscano
author_facet Meneses, Maria Clara Hilário Toscano
Costa, Cecília Raquel Climério da
Hashizume, Cristina Miyuki
author_role author
author2 Costa, Cecília Raquel Climério da
Hashizume, Cristina Miyuki
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Maria Clara Hilário Toscano
Costa, Cecília Raquel Climério da
Hashizume, Cristina Miyuki
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente.
Socioeducação.
Saúde mental e trabalho.
Método cartográfico.
topic Trabalho docente.
Socioeducação.
Saúde mental e trabalho.
Método cartográfico.
description O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102
10.29327/268346.7.16-7
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102/4346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221728239616