O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas. |
id |
UFAC-2_3a010577775ccd86454bf9309c276d3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7102 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas Trabalho docente.Socioeducação.Saúde mental e trabalho.Método cartográfico.O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710210.29327/268346.7.16-7Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-1032526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102/4346Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeneses, Maria Clara Hilário Toscano Costa, Cecília Raquel Climério da Hashizume, Cristina Miyuki 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7102Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
title |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
spellingShingle |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas Meneses, Maria Clara Hilário Toscano Trabalho docente. Socioeducação. Saúde mental e trabalho. Método cartográfico. |
title_short |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
title_full |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
title_fullStr |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
title_sort |
O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS: análises cartográficas |
author |
Meneses, Maria Clara Hilário Toscano |
author_facet |
Meneses, Maria Clara Hilário Toscano Costa, Cecília Raquel Climério da Hashizume, Cristina Miyuki |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cecília Raquel Climério da Hashizume, Cristina Miyuki |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneses, Maria Clara Hilário Toscano Costa, Cecília Raquel Climério da Hashizume, Cristina Miyuki |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente. Socioeducação. Saúde mental e trabalho. Método cartográfico. |
topic |
Trabalho docente. Socioeducação. Saúde mental e trabalho. Método cartográfico. |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral cartografar o trabalho do educador em unidades socioeducativas ao identificar os saberes dos docentes, que se constroem a partir do rebatimento de influências institucionais de segurança pública e da educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que emprega a pesquisa-intervenção e a cartografia como método de produção de entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores, coordenadores e diretores que atuam ou atuaram em centros socioeducativos em duas cidades de médio porte no Nordeste do Brasil. Após análise cartográfica, construiu-se as seguintes categorias: condições de trabalho, saber docente, saúde mental e trabalho. Como considerações finais, visualiza-se os empecilhos estruturais dos centros socioeducativos, a restrição do trabalho do professor e o isolamento social destes como pontos latentes. Portanto, pesquisas e debates precisam ser difundidos para o fomento de intervenções em centros com infraestrutura e práticas não adequadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102 10.29327/268346.7.16-7 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7102/4346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 89-103 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221728239616 |