O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Regiane Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Francisco Jeovane do, Lima, Maria Socorro Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4945
Resumo: O presente estudo faz parte da pesquisa intitulada Formação de professores: a leitura na aprendizagem da profissão docente, realizada com estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada no interior cearense, em que objetivou-se compreender a percepção discente acerca da concepção de leituras proibidas, além de entender o papel da família na vida desses jovens leitores. As leituras tidas como “proibidas” apresentam um mundo de significado e simbolismo na constituição da identidade leitora dos sujeitos, pois acontecem em meio a diferentes contextos culturais e sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, aplicando a técnica do grupo focal. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as “leituras proibidas” se constituem como um ato de curiosidade, que acompanha, principalmente, os jovens. Paralelamente a isso está a vigilância pedagógica, de cunho religioso e familiar, ainda presente, mesmo entre universitários. A leitura está para além da decodificação das palavras, tendo em vista que se constitui também como uma habilidade intelectual, permeando o sujeito ao longo da vida.
id UFAC-2_40a36939a30d8ca8199b79623aebe8f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4945
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORALeituras proibidasCuriosidadeIdentidade leitoraO presente estudo faz parte da pesquisa intitulada Formação de professores: a leitura na aprendizagem da profissão docente, realizada com estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada no interior cearense, em que objetivou-se compreender a percepção discente acerca da concepção de leituras proibidas, além de entender o papel da família na vida desses jovens leitores. As leituras tidas como “proibidas” apresentam um mundo de significado e simbolismo na constituição da identidade leitora dos sujeitos, pois acontecem em meio a diferentes contextos culturais e sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, aplicando a técnica do grupo focal. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as “leituras proibidas” se constituem como um ato de curiosidade, que acompanha, principalmente, os jovens. Paralelamente a isso está a vigilância pedagógica, de cunho religioso e familiar, ainda presente, mesmo entre universitários. A leitura está para além da decodificação das palavras, tendo em vista que se constitui também como uma habilidade intelectual, permeando o sujeito ao longo da vida.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4945Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 397-409Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 397-409Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 397-4092526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4945/3249Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regiane RodriguesNascimento, Francisco Jeovane doLima, Maria Socorro Lucena2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4945Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
title O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
spellingShingle O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
Araújo, Regiane Rodrigues
Leituras proibidas
Curiosidade
Identidade leitora
title_short O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
title_full O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
title_fullStr O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
title_full_unstemmed O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
title_sort O PAPEL DAS “LEITURAS PROIBIDAS” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE LEITORA
author Araújo, Regiane Rodrigues
author_facet Araújo, Regiane Rodrigues
Nascimento, Francisco Jeovane do
Lima, Maria Socorro Lucena
author_role author
author2 Nascimento, Francisco Jeovane do
Lima, Maria Socorro Lucena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Regiane Rodrigues
Nascimento, Francisco Jeovane do
Lima, Maria Socorro Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Leituras proibidas
Curiosidade
Identidade leitora
topic Leituras proibidas
Curiosidade
Identidade leitora
description O presente estudo faz parte da pesquisa intitulada Formação de professores: a leitura na aprendizagem da profissão docente, realizada com estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada no interior cearense, em que objetivou-se compreender a percepção discente acerca da concepção de leituras proibidas, além de entender o papel da família na vida desses jovens leitores. As leituras tidas como “proibidas” apresentam um mundo de significado e simbolismo na constituição da identidade leitora dos sujeitos, pois acontecem em meio a diferentes contextos culturais e sociais. Utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, aplicando a técnica do grupo focal. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as “leituras proibidas” se constituem como um ato de curiosidade, que acompanha, principalmente, os jovens. Paralelamente a isso está a vigilância pedagógica, de cunho religioso e familiar, ainda presente, mesmo entre universitários. A leitura está para além da decodificação das palavras, tendo em vista que se constitui também como uma habilidade intelectual, permeando o sujeito ao longo da vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4945
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4945/3249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 397-409
Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 397-409
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 397-409
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222405619712