O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Adjedam Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coelho, Iasmin Rute de Souza, Alves, Francione Charapa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7104
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre o ensino de ciências e a experimentação, evidenciando a carência dessas práticas em sala de aula. Desse modo, objetivo geral desse trabalho foi conhecer as perspectivas de professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental do   Município de Brejo Santo/CE em relação ao uso de atividades experimentais. A abordagem metodológica foi qualitativa, aproximando-se do estudo de caso, em que foi realizada a análise de um questionário eletrônico disponibilizado por meio da plataforma do Google Forms. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da experimentação na construção do conhecimento científico, entretanto as atividades demonstrativas são as que prevalecem em seus planejamentos, e a falta de recursos continua sendo um dos principais fatores que impedem a utilização de experimentos nas escolas. Considerando o cenário tecnológico social apenas uma pequena parcela de professores utiliza simuladores e laboratórios virtuais em suas aulas.
id UFAC-2_40b1e9cafb699d02995d3bfe2b80f96f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7104
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentaisEnsino de ciências.Atividades experimentais.Prática docente.Este trabalho é um estudo sobre o ensino de ciências e a experimentação, evidenciando a carência dessas práticas em sala de aula. Desse modo, objetivo geral desse trabalho foi conhecer as perspectivas de professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental do   Município de Brejo Santo/CE em relação ao uso de atividades experimentais. A abordagem metodológica foi qualitativa, aproximando-se do estudo de caso, em que foi realizada a análise de um questionário eletrônico disponibilizado por meio da plataforma do Google Forms. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da experimentação na construção do conhecimento científico, entretanto as atividades demonstrativas são as que prevalecem em seus planejamentos, e a falta de recursos continua sendo um dos principais fatores que impedem a utilização de experimentos nas escolas. Considerando o cenário tecnológico social apenas uma pequena parcela de professores utiliza simuladores e laboratórios virtuais em suas aulas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710410.29327/268346.7.16-13Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 173-188Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 173-188Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 173-1882526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7104/4352Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Adjedam Gomes Coelho, Iasmin Rute de Souza Alves, Francione Charapa 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7104Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
title O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
spellingShingle O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
Oliveira, Francisco Adjedam Gomes
Ensino de ciências.
Atividades experimentais.
Prática docente.
title_short O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
title_full O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
title_fullStr O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
title_full_unstemmed O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
title_sort O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO: perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais
author Oliveira, Francisco Adjedam Gomes
author_facet Oliveira, Francisco Adjedam Gomes
Coelho, Iasmin Rute de Souza
Alves, Francione Charapa
author_role author
author2 Coelho, Iasmin Rute de Souza
Alves, Francione Charapa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Adjedam Gomes
Coelho, Iasmin Rute de Souza
Alves, Francione Charapa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências.
Atividades experimentais.
Prática docente.
topic Ensino de ciências.
Atividades experimentais.
Prática docente.
description Este trabalho é um estudo sobre o ensino de ciências e a experimentação, evidenciando a carência dessas práticas em sala de aula. Desse modo, objetivo geral desse trabalho foi conhecer as perspectivas de professores de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental do   Município de Brejo Santo/CE em relação ao uso de atividades experimentais. A abordagem metodológica foi qualitativa, aproximando-se do estudo de caso, em que foi realizada a análise de um questionário eletrônico disponibilizado por meio da plataforma do Google Forms. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da experimentação na construção do conhecimento científico, entretanto as atividades demonstrativas são as que prevalecem em seus planejamentos, e a falta de recursos continua sendo um dos principais fatores que impedem a utilização de experimentos nas escolas. Considerando o cenário tecnológico social apenas uma pequena parcela de professores utiliza simuladores e laboratórios virtuais em suas aulas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7104
10.29327/268346.7.16-13
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7104
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7104/4352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 173-188
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 173-188
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 173-188
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221731385344