O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Mayara da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos , Lucélia Rodrigues, Coelho, Euricleia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações.
id UFAC-2_42a14e783c3643d4f0424fe8ecadaab1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6331
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕESEstágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de QuímicaEste artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/633110.29327/268346.7.17-12Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-1832526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331/4374Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Mayara da Silva dos Santos , Lucélia Rodrigues Coelho, Euricleia2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6331Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
title O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
spellingShingle O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
Pacheco, Mayara da Silva
Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química
title_short O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
title_full O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
title_fullStr O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
title_full_unstemmed O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
title_sort O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
author Pacheco, Mayara da Silva
author_facet Pacheco, Mayara da Silva
dos Santos , Lucélia Rodrigues
Coelho, Euricleia
author_role author
author2 dos Santos , Lucélia Rodrigues
Coelho, Euricleia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Mayara da Silva
dos Santos , Lucélia Rodrigues
Coelho, Euricleia
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química
topic Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química
description Este artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331
10.29327/268346.7.17-12
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.17-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331/4374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183
Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183
2526-5970
10.29327/268346.7.17
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221640159232