PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Heryson Raisthen Viana, Marinho , Zacarias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096
Resumo: Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades.
id UFAC-2_4c2133baeefc800011891e1e2ca65b9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7096
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento Projeto de Vida.Novo Ensino Médio.Políticas Educacionais.Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709610.29327/268346.7.16-18Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-2592526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096/4357Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Khadidja Karen Monteiro Assunção Alves, Heryson Raisthen Viana Marinho , Zacarias2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7096Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
title PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
spellingShingle PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção
Projeto de Vida.
Novo Ensino Médio.
Políticas Educacionais.
title_short PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
title_full PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
title_fullStr PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
title_full_unstemmed PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
title_sort PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
author Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção
author_facet Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção
Alves, Heryson Raisthen Viana
Marinho , Zacarias
author_role author
author2 Alves, Heryson Raisthen Viana
Marinho , Zacarias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção
Alves, Heryson Raisthen Viana
Marinho , Zacarias
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de Vida.
Novo Ensino Médio.
Políticas Educacionais.
topic Projeto de Vida.
Novo Ensino Médio.
Políticas Educacionais.
description Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096
10.29327/268346.7.16-18
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096/4357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221719851008