PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096 |
Resumo: | Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades. |
id |
UFAC-2_4c2133baeefc800011891e1e2ca65b9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7096 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento Projeto de Vida.Novo Ensino Médio.Políticas Educacionais.Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709610.29327/268346.7.16-18Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-2592526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096/4357Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Khadidja Karen Monteiro Assunção Alves, Heryson Raisthen Viana Marinho , Zacarias2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7096Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
title |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
spellingShingle |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção Projeto de Vida. Novo Ensino Médio. Políticas Educacionais. |
title_short |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
title_full |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
title_fullStr |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
title_sort |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o estado do conhecimento |
author |
Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção |
author_facet |
Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção Alves, Heryson Raisthen Viana Marinho , Zacarias |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Heryson Raisthen Viana Marinho , Zacarias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Khadidja Karen Monteiro Assunção Alves, Heryson Raisthen Viana Marinho , Zacarias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de Vida. Novo Ensino Médio. Políticas Educacionais. |
topic |
Projeto de Vida. Novo Ensino Médio. Políticas Educacionais. |
description |
Este artigo é um estado do conhecimento, resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, que teve como objetivo mapear as pesquisas no Brasil que tiveram como objeto o componente curricular “Projeto de Vida” no Novo Ensino Médio. Em sua metodologia optamos pelas bases de dados da BDTD e do catálogo de teses e dissertações da Capes. Definimos os descritores; um recorte temporal de cinco anos e critérios de inclusão e exclusão. Os resultados indicam que a proposta do projeto de vida não contempla as distintas realidades sociais como pretende devido ao seu cunho neoliberal. Concluímos que o Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida articulam sentidos de necessidade, relevância e direitos seduzindo o senso comum para suas finalidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096 10.29327/268346.7.16-18 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7096/4357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 247-259 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221719851008 |