A emergência do projeto de vida no ensino médio em tempo integral no Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48381 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o conteúdo da disciplina Projeto de Vida, desenvolvida pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Para tanto, considera os interesses e as relações de saber e poder presentes no âmbito da Lei n. 13.415/17, da Base Nacional Comum Curricular, e dos demais documentos distribuídos pelo ICE para a implantação do Projeto Escola da Escolha, que se centra na disciplina Projeto de Vida como principal proposta de inovação educacional. Tem como objetivo analisar como se deu a emergência da disciplina Projeto de Vida na política curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio em Tempo Integral, buscando dar visibilidade aos sentidos que dela reverberam. Estes atuam na produção dos sujeitos juvenis contemporâneos, situando-se numa abordagem qualitativa e priorizando a análise do conteúdo presente em documentos do ICE e, secundariamente, as entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação envolvidos nas atividades pedagógicas propostas para a disciplina Projeto de Vida. A pesquisa tem como base teórica as contribuições da abordagem pós-estruturalista, entendendo que os discursos curriculares constituem regimes de verdades e produzem subjetividades, tudo isso implicado em relações de poder. Assim sendo, as principais referências estudadas são os textos de Alice Casimiro Lopes, Michael Foucault e Stephen Ball, em parceria com outros pesquisadores que tratam, respectivamente, de currículo, discursos e produção de políticas. Depreende-se que o Projeto de Vida se revela como um instrumento discursivo de poder-saber que corrobora as propostas do neoliberalismo e imprime um currículo discricionário e controlador de subjetividades. |
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Para tanto, considera os interesses e as relações de saber e poder presentes no âmbito da Lei n. 13.415/17, da Base Nacional Comum Curricular, e dos demais documentos distribuídos pelo ICE para a implantação do Projeto Escola da Escolha, que se centra na disciplina Projeto de Vida como principal proposta de inovação educacional. Tem como objetivo analisar como se deu a emergência da disciplina Projeto de Vida na política curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio em Tempo Integral, buscando dar visibilidade aos sentidos que dela reverberam. Estes atuam na produção dos sujeitos juvenis contemporâneos, situando-se numa abordagem qualitativa e priorizando a análise do conteúdo presente em documentos do ICE e, secundariamente, as entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação envolvidos nas atividades pedagógicas propostas para a disciplina Projeto de Vida. A pesquisa tem como base teórica as contribuições da abordagem pós-estruturalista, entendendo que os discursos curriculares constituem regimes de verdades e produzem subjetividades, tudo isso implicado em relações de poder. Assim sendo, as principais referências estudadas são os textos de Alice Casimiro Lopes, Michael Foucault e Stephen Ball, em parceria com outros pesquisadores que tratam, respectivamente, de currículo, discursos e produção de políticas. Depreende-se que o Projeto de Vida se revela como um instrumento discursivo de poder-saber que corrobora as propostas do neoliberalismo e imprime um currículo discricionário e controlador de subjetividades.This study aims at analyzing the content of the Life Plan Project discipline developed by the Institute of Co-responsibility for Education (ICE) in a public high school, in Mossoró, Rio Grande do Norte state, considering the interests and relationships of knowledge and power present in the 13.415/17 Law, the Common National Curricular Base and other documents distributed by ICE for the Projeto Escola da Escolha (School Of Choice Project) implementation, which focuses on the Life Plan Project discipline as the main proposal for educational innovation. Aiming to investigate the meanings of Life Plan Project present in the curricular discourse of a Rio Grande do Norte public full-time high school, in the context of the Projeto Escola da Escolha (School Of Choice Project) implemented by ICE, this research is situated in a qualitative approach, prioritizing the analysis of the content present in ICE documents and, secondarily, in semi-structured interviews with education professionals involved in the pedagogical activities proposed for the Life Plan Project subject. This research is theoretically based on the contributions of the post-structuralist approach, understanding that curricular discourses constitute regimes of truths and produce subjectivities, all of which are implicated in power relations. Therefore, the main references studied are the texts of Alice Casimiro Lopes, Michael Foucault and Stephen Ball, which, in partnership with other researchers, deal respectively with curriculum, discourses and policy production. It appears that the Life Plan Project Project proves to be a discursive instrument of power-knowledge that corroborates the proposals of neoliberalism and prints a curriculum that is discretionary and controlling subjectivities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilProjeto de vida - disciplinaCurrículoDiscursoPolíticasNovo ensino médioA emergência do projeto de vida no ensino médio em tempo integral no Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEmergenciaprojetovida_Queiroz_2022.pdfapplication/pdf4689424https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48381/1/Emergenciaprojetovida_Queiroz_2022.pdf18161644f8fc1b734820a0c11eee6288MD51123456789/483812022-07-06 20:43:23.743oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48381Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-06T23:43:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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