XX É 20?:: QUANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS SE TORNA UM ESPAÇO SEMIÓTICO DE CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICAS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2651 |
Resumo: | Neste artigo exploramos uma proposta pedagógica construída para o ensino de números romanos para alunos Surdos do 4º ano do Ensino Fundamental noturno, de uma escola especializada na educação de Surdos, dentro de uma perspectiva bilíngue. Mais especificamente, procuramos mostrar como a demanda real de um aluno oportunizou uma situação de ensino e aprendizagem envolvendo a utilização das linguagens numa perspectiva plural. A problematização realizada mostrou que os diversos signos foram explorados semioticamente em prol do letramento dos discentes e assim as linguagens foram relacionadas a partir de diferentes signos e suas equivalências. Dessa forma, foi possível, a partir da vivência e da experiência real de um discente construir um cenário onde o conteúdo curricular de números romanos ganhou significado associado a questões do cotidiano. Com isso, lançamos luz a necessidade de criação de uma estratégias didáticas que oportunizem mediações pedagógicas em prol do letramento do Surdo Jovem e Adulto para sua emancipação social. |
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XX É 20?:: QUANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS SE TORNA UM ESPAÇO SEMIÓTICO DE CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICASEducação de Surdos. Ensino de Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação de Jovens e Adultos.Neste artigo exploramos uma proposta pedagógica construída para o ensino de números romanos para alunos Surdos do 4º ano do Ensino Fundamental noturno, de uma escola especializada na educação de Surdos, dentro de uma perspectiva bilíngue. Mais especificamente, procuramos mostrar como a demanda real de um aluno oportunizou uma situação de ensino e aprendizagem envolvendo a utilização das linguagens numa perspectiva plural. A problematização realizada mostrou que os diversos signos foram explorados semioticamente em prol do letramento dos discentes e assim as linguagens foram relacionadas a partir de diferentes signos e suas equivalências. Dessa forma, foi possível, a partir da vivência e da experiência real de um discente construir um cenário onde o conteúdo curricular de números romanos ganhou significado associado a questões do cotidiano. Com isso, lançamos luz a necessidade de criação de uma estratégias didáticas que oportunizem mediações pedagógicas em prol do letramento do Surdo Jovem e Adulto para sua emancipação social.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2651Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 86-97Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 86-97Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 86-972526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2651/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessDionysio, Renata BarbosaFurtado, Luciana Andréia Rodrigues2019-09-09T18:32:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2651Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-09T18:32:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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Neste artigo exploramos uma proposta pedagógica construída para o ensino de números romanos para alunos Surdos do 4º ano do Ensino Fundamental noturno, de uma escola especializada na educação de Surdos, dentro de uma perspectiva bilíngue. Mais especificamente, procuramos mostrar como a demanda real de um aluno oportunizou uma situação de ensino e aprendizagem envolvendo a utilização das linguagens numa perspectiva plural. A problematização realizada mostrou que os diversos signos foram explorados semioticamente em prol do letramento dos discentes e assim as linguagens foram relacionadas a partir de diferentes signos e suas equivalências. Dessa forma, foi possível, a partir da vivência e da experiência real de um discente construir um cenário onde o conteúdo curricular de números romanos ganhou significado associado a questões do cotidiano. Com isso, lançamos luz a necessidade de criação de uma estratégias didáticas que oportunizem mediações pedagógicas em prol do letramento do Surdo Jovem e Adulto para sua emancipação social. |
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