CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thabata Fonseca de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kelman, Celeste Azulay, Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8870
Resumo: A prática pedagógica na educação de surdos exige estratégias diferenciadas. Assim sendo, indagamo-nos: pensar o processo de ensino-aprendizagem, por um viés criativo, pode auxiliar-nos nessa empreitada? Neste ensaio, temos como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de Geografia para surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de autores que versam sobre a criatividade e a educação de surdos. Para isso, realizamos levantamento bibliográfico de textos e obras que abarcaram o tema da criatividade (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), do jogo (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), da brincadeira (BENJAMIN, 2002) e do ensino para surdos (KELMAN, 2011). As nossas hipóteses são de que práticas docentes criativas promovem um ensino mais significativo e de que a produção de materiais, técnicas, meios e mídias relativos à Geografia podem facilitar a compreensão dos estudantes surdos. Assim, refletimos sobre sugestões de trabalho com esse alunado, visando atender suas singularidades, em uma perspectiva criativa de ensino, que desenvolva a “alfabetização espacial” nas aulas de Geografia. As propostas pedagógicas basearam-se, principalmente, nos conceitos de imaginação específica (OSTROWER, 2001) e de comunicação multimodal (KELMAN, 2011), no conceito peirciano de musement (MORGON, 2013) e nos princípios de jogo e brincadeira (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se reconhecer a materialidade específica da língua de sinais e a importância da promoção de informações e vivências aos alunos surdos, utilizando a semiose imagética (SANTAELLA; NÖTH, 2012) e a comunicação multimodal, bem como a construção de espaços e momentos lúdicos na aprendizagem e na avaliação.CREATIVITY IN GEOGRAPHY TEACHING FOR  THEDEAF: proposals for a better learningAbstractPedagogical practice in deaf education requires differentiated strategies. Therefore, we ask: can the teaching-learning process, through a creative perspective, help us in this endeavor? In this article, we aim to propose a reflection of the teaching of Geography for deaf people, in the initial years of elementary school, from authors who talk about the creativity and education of the deaf. To accomplish this purpose, we carried out a bibliographical research of texts and works that covered the themes of creativity (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), games (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), play (BENJAMIN, 2002) and teaching for the deaf (KELMAN, 2011). Our hypothesis is that creative teaching practices promote a more meaningful teaching and that the production of materials, techniques, media and media related to Geography can facilitate the understanding of deaf students. Thus, we refl ect on suggestions of work with this student, aiming to attend their singularities, in a creative perspective of teaching, which develops the “space literacy” in the classes of Geography. The pedagogical proposals were based mainly on the concepts of specific imagination (OSTROWER, 2001), the Peircian concept of musement (MORGON, 2013), multimodal communication (KELMAN, 2011) and the principles of the game and the joke (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). The results of the study point to the need to recognize the specific materiality of sign language, the importance of promoting information and experiences to deaf students, using imagetic semiosis (SANTAELLA; NÖTH, 2012) and multimodal communication, as well as the construction of playful spaces and moments in learning and assessment.KeywordsCreativity. Deaf education. Geography teaching. Early grades of elementary school.LA CREATIVIDAD EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍAPAR A SORDOS: propuestas para un aprendizaje mejorResumenLa práctica pedagógica en la educación de sordos exige estrategias diferenciadas. Por lo tanto, nos preguntamos: ¿pensar el proceso de enseñanza - aprendizaje, por un resgo creativo, puede ayudarnos en esta tarea? En este ensayo, tenemos como objectivo proponer una reflexión de la enseñanza de Geografía para sordos, en los años iniciales de la escuela primaria, a partir de autores que versan sobre la creatividad y educación de sordos. Para eso, realizamos levantamiento bibliográfico de textos y obras que abarcaron el tema de la creatividad (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), del juego (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), de los chistes (BENJAMIN, 2002) y enseñanza para sordos (KELMAN, 2011). Nuestra hipótesis es que prácticas docentes creativas promueven una enseñanza más significativa y que la producción de materiales, técnicas, medios de comunicación relativos a la Geografía puede facilitar la comprensión de los estudiantes sordos. Así, reflexionamos sobre sugerencias de trabajo con este alumnado, buscando atender sus singularidades, en una perspectiva creativa de enseñanza, que desarrolle la “alfabetización espacial” en las clases de Geografía. Las propuestas pedagógicas se basaron principalmente en los conceptos de imaginación específica (OSTROWER, 2001) y de comunicación modal (KELMAN, 2011), en el concepto peirciano de musement (MORGON, 2013), y los principios del juego y del chiste (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). Los resultados del estudio apuntan a la necesidad de reconocer la materialidad específica de la lengua de signos, la importancia de la promoción de informaciones y vivencias a los alumnos sordos, utilizando la semiosis imagética (SANTAELLA; NÖTH, 2012) y comunicación multimodal, así como la construcción de espacios y momentos lúdicos en el aprendizaje y la evaluación.Palabras clave: Creatividad. Educación para sordos. Enseñanza de la Geografía. Años iniciales de la enseñanza fundamental.
id UFMA-5_ba3e5240aa556e5986657ae675f56d5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8870
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhorCriatividadeEducação de surdosEnsino de GeografiaAnos iniciais do ensino fundamentalEducação especialA prática pedagógica na educação de surdos exige estratégias diferenciadas. Assim sendo, indagamo-nos: pensar o processo de ensino-aprendizagem, por um viés criativo, pode auxiliar-nos nessa empreitada? Neste ensaio, temos como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de Geografia para surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de autores que versam sobre a criatividade e a educação de surdos. Para isso, realizamos levantamento bibliográfico de textos e obras que abarcaram o tema da criatividade (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), do jogo (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), da brincadeira (BENJAMIN, 2002) e do ensino para surdos (KELMAN, 2011). As nossas hipóteses são de que práticas docentes criativas promovem um ensino mais significativo e de que a produção de materiais, técnicas, meios e mídias relativos à Geografia podem facilitar a compreensão dos estudantes surdos. Assim, refletimos sobre sugestões de trabalho com esse alunado, visando atender suas singularidades, em uma perspectiva criativa de ensino, que desenvolva a “alfabetização espacial” nas aulas de Geografia. As propostas pedagógicas basearam-se, principalmente, nos conceitos de imaginação específica (OSTROWER, 2001) e de comunicação multimodal (KELMAN, 2011), no conceito peirciano de musement (MORGON, 2013) e nos princípios de jogo e brincadeira (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se reconhecer a materialidade específica da língua de sinais e a importância da promoção de informações e vivências aos alunos surdos, utilizando a semiose imagética (SANTAELLA; NÖTH, 2012) e a comunicação multimodal, bem como a construção de espaços e momentos lúdicos na aprendizagem e na avaliação.CREATIVITY IN GEOGRAPHY TEACHING FOR  THEDEAF: proposals for a better learningAbstractPedagogical practice in deaf education requires differentiated strategies. Therefore, we ask: can the teaching-learning process, through a creative perspective, help us in this endeavor? In this article, we aim to propose a reflection of the teaching of Geography for deaf people, in the initial years of elementary school, from authors who talk about the creativity and education of the deaf. To accomplish this purpose, we carried out a bibliographical research of texts and works that covered the themes of creativity (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), games (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), play (BENJAMIN, 2002) and teaching for the deaf (KELMAN, 2011). Our hypothesis is that creative teaching practices promote a more meaningful teaching and that the production of materials, techniques, media and media related to Geography can facilitate the understanding of deaf students. Thus, we refl ect on suggestions of work with this student, aiming to attend their singularities, in a creative perspective of teaching, which develops the “space literacy” in the classes of Geography. The pedagogical proposals were based mainly on the concepts of specific imagination (OSTROWER, 2001), the Peircian concept of musement (MORGON, 2013), multimodal communication (KELMAN, 2011) and the principles of the game and the joke (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). The results of the study point to the need to recognize the specific materiality of sign language, the importance of promoting information and experiences to deaf students, using imagetic semiosis (SANTAELLA; NÖTH, 2012) and multimodal communication, as well as the construction of playful spaces and moments in learning and assessment.KeywordsCreativity. Deaf education. Geography teaching. Early grades of elementary school.LA CREATIVIDAD EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍAPAR A SORDOS: propuestas para un aprendizaje mejorResumenLa práctica pedagógica en la educación de sordos exige estrategias diferenciadas. Por lo tanto, nos preguntamos: ¿pensar el proceso de enseñanza - aprendizaje, por un resgo creativo, puede ayudarnos en esta tarea? En este ensayo, tenemos como objectivo proponer una reflexión de la enseñanza de Geografía para sordos, en los años iniciales de la escuela primaria, a partir de autores que versan sobre la creatividad y educación de sordos. Para eso, realizamos levantamiento bibliográfico de textos y obras que abarcaron el tema de la creatividad (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), del juego (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), de los chistes (BENJAMIN, 2002) y enseñanza para sordos (KELMAN, 2011). Nuestra hipótesis es que prácticas docentes creativas promueven una enseñanza más significativa y que la producción de materiales, técnicas, medios de comunicación relativos a la Geografía puede facilitar la comprensión de los estudiantes sordos. Así, reflexionamos sobre sugerencias de trabajo con este alumnado, buscando atender sus singularidades, en una perspectiva creativa de enseñanza, que desarrolle la “alfabetización espacial” en las clases de Geografía. Las propuestas pedagógicas se basaron principalmente en los conceptos de imaginación específica (OSTROWER, 2001) y de comunicación modal (KELMAN, 2011), en el concepto peirciano de musement (MORGON, 2013), y los principios del juego y del chiste (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). Los resultados del estudio apuntan a la necesidad de reconocer la materialidad específica de la lengua de signos, la importancia de la promoción de informaciones y vivencias a los alumnos sordos, utilizando la semiosis imagética (SANTAELLA; NÖTH, 2012) y comunicación multimodal, así como la construcción de espacios y momentos lúdicos en el aprendizaje y la evaluación.Palabras clave: Creatividad. Educación para sordos. Enseñanza de la Geografía. Años iniciales de la enseñanza fundamental.Universidade Federal do Maranhão2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/887010.18764/2178-2229.v25n1p63-77Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 63-772178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8870/5380Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thabata Fonseca deKelman, Celeste AzulayMaia, Maria Vitória Campos Mamede2021-01-18T12:34:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8870Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:56.900451Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
title CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
spellingShingle CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
Oliveira, Thabata Fonseca de
Criatividade
Educação de surdos
Ensino de Geografia
Anos iniciais do ensino fundamental
Educação especial
title_short CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
title_full CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
title_fullStr CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
title_sort CRIATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA SURDOS: propostas para uma aprendizagem melhor
author Oliveira, Thabata Fonseca de
author_facet Oliveira, Thabata Fonseca de
Kelman, Celeste Azulay
Maia, Maria Vitória Campos Mamede
author_role author
author2 Kelman, Celeste Azulay
Maia, Maria Vitória Campos Mamede
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thabata Fonseca de
Kelman, Celeste Azulay
Maia, Maria Vitória Campos Mamede
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educação de surdos
Ensino de Geografia
Anos iniciais do ensino fundamental
Educação especial
topic Criatividade
Educação de surdos
Ensino de Geografia
Anos iniciais do ensino fundamental
Educação especial
description A prática pedagógica na educação de surdos exige estratégias diferenciadas. Assim sendo, indagamo-nos: pensar o processo de ensino-aprendizagem, por um viés criativo, pode auxiliar-nos nessa empreitada? Neste ensaio, temos como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de Geografia para surdos, nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de autores que versam sobre a criatividade e a educação de surdos. Para isso, realizamos levantamento bibliográfico de textos e obras que abarcaram o tema da criatividade (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), do jogo (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), da brincadeira (BENJAMIN, 2002) e do ensino para surdos (KELMAN, 2011). As nossas hipóteses são de que práticas docentes criativas promovem um ensino mais significativo e de que a produção de materiais, técnicas, meios e mídias relativos à Geografia podem facilitar a compreensão dos estudantes surdos. Assim, refletimos sobre sugestões de trabalho com esse alunado, visando atender suas singularidades, em uma perspectiva criativa de ensino, que desenvolva a “alfabetização espacial” nas aulas de Geografia. As propostas pedagógicas basearam-se, principalmente, nos conceitos de imaginação específica (OSTROWER, 2001) e de comunicação multimodal (KELMAN, 2011), no conceito peirciano de musement (MORGON, 2013) e nos princípios de jogo e brincadeira (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se reconhecer a materialidade específica da língua de sinais e a importância da promoção de informações e vivências aos alunos surdos, utilizando a semiose imagética (SANTAELLA; NÖTH, 2012) e a comunicação multimodal, bem como a construção de espaços e momentos lúdicos na aprendizagem e na avaliação.CREATIVITY IN GEOGRAPHY TEACHING FOR  THEDEAF: proposals for a better learningAbstractPedagogical practice in deaf education requires differentiated strategies. Therefore, we ask: can the teaching-learning process, through a creative perspective, help us in this endeavor? In this article, we aim to propose a reflection of the teaching of Geography for deaf people, in the initial years of elementary school, from authors who talk about the creativity and education of the deaf. To accomplish this purpose, we carried out a bibliographical research of texts and works that covered the themes of creativity (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), games (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), play (BENJAMIN, 2002) and teaching for the deaf (KELMAN, 2011). Our hypothesis is that creative teaching practices promote a more meaningful teaching and that the production of materials, techniques, media and media related to Geography can facilitate the understanding of deaf students. Thus, we refl ect on suggestions of work with this student, aiming to attend their singularities, in a creative perspective of teaching, which develops the “space literacy” in the classes of Geography. The pedagogical proposals were based mainly on the concepts of specific imagination (OSTROWER, 2001), the Peircian concept of musement (MORGON, 2013), multimodal communication (KELMAN, 2011) and the principles of the game and the joke (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). The results of the study point to the need to recognize the specific materiality of sign language, the importance of promoting information and experiences to deaf students, using imagetic semiosis (SANTAELLA; NÖTH, 2012) and multimodal communication, as well as the construction of playful spaces and moments in learning and assessment.KeywordsCreativity. Deaf education. Geography teaching. Early grades of elementary school.LA CREATIVIDAD EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍAPAR A SORDOS: propuestas para un aprendizaje mejorResumenLa práctica pedagógica en la educación de sordos exige estrategias diferenciadas. Por lo tanto, nos preguntamos: ¿pensar el proceso de enseñanza - aprendizaje, por un resgo creativo, puede ayudarnos en esta tarea? En este ensayo, tenemos como objectivo proponer una reflexión de la enseñanza de Geografía para sordos, en los años iniciales de la escuela primaria, a partir de autores que versan sobre la creatividad y educación de sordos. Para eso, realizamos levantamiento bibliográfico de textos y obras que abarcaron el tema de la creatividad (OSTROWER, 2001; VYGOTSKY, 2014; MORGON, 2013), del juego (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005), de los chistes (BENJAMIN, 2002) y enseñanza para sordos (KELMAN, 2011). Nuestra hipótesis es que prácticas docentes creativas promueven una enseñanza más significativa y que la producción de materiales, técnicas, medios de comunicación relativos a la Geografía puede facilitar la comprensión de los estudiantes sordos. Así, reflexionamos sobre sugerencias de trabajo con este alumnado, buscando atender sus singularidades, en una perspectiva creativa de enseñanza, que desarrolle la “alfabetización espacial” en las clases de Geografía. Las propuestas pedagógicas se basaron principalmente en los conceptos de imaginación específica (OSTROWER, 2001) y de comunicación modal (KELMAN, 2011), en el concepto peirciano de musement (MORGON, 2013), y los principios del juego y del chiste (HUIZINGA, 2000; AIZECANG, 2005; BENJAMIN, 2002). Los resultados del estudio apuntan a la necesidad de reconocer la materialidad específica de la lengua de signos, la importancia de la promoción de informaciones y vivencias a los alumnos sordos, utilizando la semiosis imagética (SANTAELLA; NÖTH, 2012) y comunicación multimodal, así como la construcción de espacios y momentos lúdicos en el aprendizaje y la evaluación.Palabras clave: Creatividad. Educación para sordos. Enseñanza de la Geografía. Años iniciales de la enseñanza fundamental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8870
10.18764/2178-2229.v25n1p63-77
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8870
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v25n1p63-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8870/5380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 25, n. 1, jan./mar. 2018; 63-77
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874879151931392