A Relação Público-Privada na Oferta e Financiamento da Educação Infantil em Belém/Pa (2010-2019)
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6274 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a lógica de financiamento proposta pelas novas regulamentações voltadas à Educação Básica e o seu efeito determinante/indutor da relação público-privada na oferta e no financiamento da educação infantil em Belém/PA (2010-2019). Estudar o tema foi de suma importância para compreender o processo de privatização da educação infantil e como se processa a relação que o setor público tem com o setor privado mediante os repasses de verbas públicas para as instituições privadas sem fins lucrativos. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental do arcabouço legal voltado para o financiamento educacional e as parcerias público-privadas, fez-se necessário aplicar a abordagem qualitativa de forma que fosse possível coletar e analisar descritivamente os dados de oferta e financiamento da educação infantil de Belém/PA. A análise dos dados revelou crescimento expressivo no número de ofertas pelo setor privado em comparação com o setor público e aumento das verbas públicas destinadas às instituições privadas sem fins lucrativos. |
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A Relação Público-Privada na Oferta e Financiamento da Educação Infantil em Belém/Pa (2010-2019)Educação Infantil; Relação Público-Privada; Privatização/Mercantilização da Educação.O presente trabalho analisa a lógica de financiamento proposta pelas novas regulamentações voltadas à Educação Básica e o seu efeito determinante/indutor da relação público-privada na oferta e no financiamento da educação infantil em Belém/PA (2010-2019). Estudar o tema foi de suma importância para compreender o processo de privatização da educação infantil e como se processa a relação que o setor público tem com o setor privado mediante os repasses de verbas públicas para as instituições privadas sem fins lucrativos. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental do arcabouço legal voltado para o financiamento educacional e as parcerias público-privadas, fez-se necessário aplicar a abordagem qualitativa de forma que fosse possível coletar e analisar descritivamente os dados de oferta e financiamento da educação infantil de Belém/PA. A análise dos dados revelou crescimento expressivo no número de ofertas pelo setor privado em comparação com o setor público e aumento das verbas públicas destinadas às instituições privadas sem fins lucrativos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/627410.29327/268346.7.17-2Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 12-30Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 12-30Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 12-302526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6274/4364Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAarão Freire Carvalho, Fabrício Rodrigues, Isabela Raiana SilvaAlmeida, Gisele Cristiane Andrade da Silva, Claudete Sales2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6274Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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