O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Araújo, Zilda Tizziana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: França-Carvalho, Antonia Dalva, Laremberg Alves Cavalcanti, Ágata Laisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7016
Resumo: O estudo em tela aborda a oferta do curso de Pedagogia na modalidade a distância no âmbito do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetiva mapear a oferta do curso de Pedagogia pelo CEAD/UFPI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, através da revisão de literatura tanto em teses e dissertações desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI) e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI, como em outras fontes. Os resultados revelaram que: no curso de Pedagogia oferecido pelo CEAD/UFPI, ocorreu redução considerável na oferta e no total de matrículas ativas, sendo o mesmo panorama observado em nível nacional. Portanto, conclui-se que tanto a oferta precária como a redução no número de vagas ou a não abertura de turmas, como as condições objetivas de funcionamento, pode impactar de maneira negativa no direito de acesso ao Ensino Superior (ES) e, por conseguinte, na dimensão da Pedagogia enquanto campo formativo, considerando os desafios da formação humana na cultura do ciberespaço.
id UFAC-2_5a43f6b42e52e9ed3851c0934e9489b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7016
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a ofertaEnsino SuperiorPedagogiaformação de professoresEaDO estudo em tela aborda a oferta do curso de Pedagogia na modalidade a distância no âmbito do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetiva mapear a oferta do curso de Pedagogia pelo CEAD/UFPI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, através da revisão de literatura tanto em teses e dissertações desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI) e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI, como em outras fontes. Os resultados revelaram que: no curso de Pedagogia oferecido pelo CEAD/UFPI, ocorreu redução considerável na oferta e no total de matrículas ativas, sendo o mesmo panorama observado em nível nacional. Portanto, conclui-se que tanto a oferta precária como a redução no número de vagas ou a não abertura de turmas, como as condições objetivas de funcionamento, pode impactar de maneira negativa no direito de acesso ao Ensino Superior (ES) e, por conseguinte, na dimensão da Pedagogia enquanto campo formativo, considerando os desafios da formação humana na cultura do ciberespaço.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/701610.29327/268346.8.18-13Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 239-261Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 239-261Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 239-2612526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7016/4487Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Araújo, Zilda TizzianaFrança-Carvalho, Antonia DalvaLaremberg Alves Cavalcanti, Ágata Laisa 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7016Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
title O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
spellingShingle O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
Santos Araújo, Zilda Tizziana
Ensino Superior
Pedagogia
formação de professores
EaD
title_short O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
title_full O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
title_fullStr O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
title_full_unstemmed O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
title_sort O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta
author Santos Araújo, Zilda Tizziana
author_facet Santos Araújo, Zilda Tizziana
França-Carvalho, Antonia Dalva
Laremberg Alves Cavalcanti, Ágata Laisa
author_role author
author2 França-Carvalho, Antonia Dalva
Laremberg Alves Cavalcanti, Ágata Laisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Araújo, Zilda Tizziana
França-Carvalho, Antonia Dalva
Laremberg Alves Cavalcanti, Ágata Laisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Pedagogia
formação de professores
EaD
topic Ensino Superior
Pedagogia
formação de professores
EaD
description O estudo em tela aborda a oferta do curso de Pedagogia na modalidade a distância no âmbito do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetiva mapear a oferta do curso de Pedagogia pelo CEAD/UFPI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, através da revisão de literatura tanto em teses e dissertações desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI) e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI, como em outras fontes. Os resultados revelaram que: no curso de Pedagogia oferecido pelo CEAD/UFPI, ocorreu redução considerável na oferta e no total de matrículas ativas, sendo o mesmo panorama observado em nível nacional. Portanto, conclui-se que tanto a oferta precária como a redução no número de vagas ou a não abertura de turmas, como as condições objetivas de funcionamento, pode impactar de maneira negativa no direito de acesso ao Ensino Superior (ES) e, por conseguinte, na dimensão da Pedagogia enquanto campo formativo, considerando os desafios da formação humana na cultura do ciberespaço.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7016
10.29327/268346.8.18-13
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7016
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7016/4487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 239-261
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 239-261
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 239-261
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221712510976