Desafios da prática docente universitária na educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Starling Bosco, Cláudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira Santos, Marilza, Minoru Torisu, Edmilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769
Resumo: O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
id FURG-2_ece2e8d875d112173d38be91f6d49d6e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7769
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Desafios da prática docente universitária na educação à distânciaEaD. Prática pedagógica. Formação docente no Ensino Superior.Formação de ProfessoresO artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/776910.14295/momento.v27i1.7769Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 208-225Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 208-2252316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769/5241Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessStarling Bosco, Cláudiade Oliveira Santos, MarilzaMinoru Torisu, Edmilson2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7769Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da prática docente universitária na educação à distância
title Desafios da prática docente universitária na educação à distância
spellingShingle Desafios da prática docente universitária na educação à distância
Starling Bosco, Cláudia
EaD. Prática pedagógica. Formação docente no Ensino Superior.
Formação de Professores
title_short Desafios da prática docente universitária na educação à distância
title_full Desafios da prática docente universitária na educação à distância
title_fullStr Desafios da prática docente universitária na educação à distância
title_full_unstemmed Desafios da prática docente universitária na educação à distância
title_sort Desafios da prática docente universitária na educação à distância
author Starling Bosco, Cláudia
author_facet Starling Bosco, Cláudia
de Oliveira Santos, Marilza
Minoru Torisu, Edmilson
author_role author
author2 de Oliveira Santos, Marilza
Minoru Torisu, Edmilson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Starling Bosco, Cláudia
de Oliveira Santos, Marilza
Minoru Torisu, Edmilson
dc.subject.por.fl_str_mv EaD. Prática pedagógica. Formação docente no Ensino Superior.
Formação de Professores
topic EaD. Prática pedagógica. Formação docente no Ensino Superior.
Formação de Professores
description O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769
10.14295/momento.v27i1.7769
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7769/5241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 208-225
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 208-225
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249834680320