A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:: breves apontamentos
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Data de Publicação: | 2024 |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6997 |
Resumo: | A presente reflexão tem como objetivo discutir a gestão educacional/escolar a partir da perspectiva do processo ensino/aprendizagem e o as expectativas de formação do pedagogo no Brasil, a partir das legislações, principalmente a Resolução n. 02/2019. Para tanto, se utiliza de uma breve análise bibliográfica pautada na Pedagogia, enquanto ciência, e a concepção do processo ensino aprendizagem pela educação como práxis social humana. Fundamenta-se, dentre outros autores, pelos estudos de Pimenta (1991), Saviani (2002, 2007), Franco (2008) e Libâneo (2001, 2009, 2014). Dentre as constatações, observa-se a necessidade urgente da revogação da Resolução n. 02/2019, com intuito de garantir uma formação adequada de profissionais e pesquisadores capazes de lidar com a gestão pedagógica não apenas em contextos escolares, mas também em ambientes socioeducativos e socioculturais mais amplos. Diante disso, torna-se imperativo agir com urgência, promovendo mobilizações e adotando estratégias para confrontar a abordagem mercadológica do gerencialismo, que continua a prejudicar a educação sem oferecer as críticas construtivas necessárias ao seu aprimoramento. |
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A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:: breves apontamentosGestãoEnsino AprendizagemPedagogiaFormaçãoA presente reflexão tem como objetivo discutir a gestão educacional/escolar a partir da perspectiva do processo ensino/aprendizagem e o as expectativas de formação do pedagogo no Brasil, a partir das legislações, principalmente a Resolução n. 02/2019. Para tanto, se utiliza de uma breve análise bibliográfica pautada na Pedagogia, enquanto ciência, e a concepção do processo ensino aprendizagem pela educação como práxis social humana. Fundamenta-se, dentre outros autores, pelos estudos de Pimenta (1991), Saviani (2002, 2007), Franco (2008) e Libâneo (2001, 2009, 2014). Dentre as constatações, observa-se a necessidade urgente da revogação da Resolução n. 02/2019, com intuito de garantir uma formação adequada de profissionais e pesquisadores capazes de lidar com a gestão pedagógica não apenas em contextos escolares, mas também em ambientes socioeducativos e socioculturais mais amplos. Diante disso, torna-se imperativo agir com urgência, promovendo mobilizações e adotando estratégias para confrontar a abordagem mercadológica do gerencialismo, que continua a prejudicar a educação sem oferecer as críticas construtivas necessárias ao seu aprimoramento.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/699710.29327/268346.8.18-8Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 138-150Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 138-150Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 138-1502526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6997/4483Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Vanessa Elisabete RaueOrzechowski, Suzete Terezinha de Quadros, Sheila Fabiana2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6997Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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