PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um caminho promissor para o desenvolvimento de uma educação integral e contextualizada
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6065 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade fazer uma discussão da formação inicial docente numa perspectiva interdisciplinar. Trata-se de um estudo originado da Disciplina Formação de professores e práticas educativas: tendências e abordagens do Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sua construção metodológica é de caráter bibliográfico pautado nas leituras e reflexões que norteiam as seguintes discussões, organizadas em três partes: A formação docente numa perspectiva interdisciplinar no contexto amazônico, a interdisciplinaridade na Base Nacional Comum (BNC) para formação de professores e as possibilidades e desafios da formação interdisciplinar. Além disso, busca-se compreender a importância do fenômeno da interdisciplinaridade, numa realidade amazônica, através de questionamentos com análise da sua fundamentação nos principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O enfoque interdisciplinar na formação docente se apresenta como novos espaços pedagógicos que possibilitem uma educação comprometida com a integração dos conhecimentos disciplinarizados em conexão com os conhecimentos prévios das populações locais. Para isto, se faz necessário que a formação docente priorize esta temática para que os futuros professores possam ser multiplicadores na Educação Básica. |
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PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um caminho promissor para o desenvolvimento de uma educação integral e contextualizada Formação docenteInterdisciplinaridadeBNC-formaçãoEducação IntegralO presente artigo tem por finalidade fazer uma discussão da formação inicial docente numa perspectiva interdisciplinar. Trata-se de um estudo originado da Disciplina Formação de professores e práticas educativas: tendências e abordagens do Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sua construção metodológica é de caráter bibliográfico pautado nas leituras e reflexões que norteiam as seguintes discussões, organizadas em três partes: A formação docente numa perspectiva interdisciplinar no contexto amazônico, a interdisciplinaridade na Base Nacional Comum (BNC) para formação de professores e as possibilidades e desafios da formação interdisciplinar. Além disso, busca-se compreender a importância do fenômeno da interdisciplinaridade, numa realidade amazônica, através de questionamentos com análise da sua fundamentação nos principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O enfoque interdisciplinar na formação docente se apresenta como novos espaços pedagógicos que possibilitem uma educação comprometida com a integração dos conhecimentos disciplinarizados em conexão com os conhecimentos prévios das populações locais. Para isto, se faz necessário que a formação docente priorize esta temática para que os futuros professores possam ser multiplicadores na Educação Básica.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/606510.29327/268346.6.13-9Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 113-126Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 113-126Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 113-1262526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6065/3686Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Felício, Odevilson de Souza Costa, Lucinete GadelhaAlmeida, Whasgthon Aguiar de 2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6065Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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