O papel do estágio na formação de professores da educação básica: análise comparativa entre a BNC-Formação e o modelo francês
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Data de Publicação: | 2024 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/38160 https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.38160 https://repositorio.unifesp.br/11600/70656 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar o papel das atividades de estágio na formação de professores da educação básica, tomando por base as propostas vigentes nas políticas educacionais do Brasil e da França. O desafio assumido parte da análise da Resolução CNE/CP N°2/2019 (Brasil, 2019), que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), elaborando comparação analítica ao modelo francês de formação de professores. Na França, a formação de professores, desde 2019, é realizada no INSPÉ, em nível de mes-trado, segundo o que propugna a Lei n° 2019-791 (“escola de confiança”). Adotou-se a abordagem qualitativa, com os procedimentos da pesquisa documental. Para a análise dos dados obtidos e sua interpretação, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que Brasil e França sofrem influência dos modelos neoliberais nas políticas de formação de professores, com destaque para a relação entre a teoria e prática no estágio e na formação em universidades. Destaca-se também a escola como local privilegiado de formação; o papel do professor-formador na escola. Em decorrência de tais achados é possível inferir que a reflexão sobre o modelo francês de formação de professores amplia teoricamente o conhecimento sobre as ques-tões de estrutura e de organização da formação docente |
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44Carvalheira, Eliana MarianoVieira, Almir MartinsClaro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]https://lattes.cnpq.br/0865792662046289Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2024-01-30T19:10:17Z2024-01-30T19:10:17Z2024-01-01Este artigo tem por objetivo analisar o papel das atividades de estágio na formação de professores da educação básica, tomando por base as propostas vigentes nas políticas educacionais do Brasil e da França. O desafio assumido parte da análise da Resolução CNE/CP N°2/2019 (Brasil, 2019), que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), elaborando comparação analítica ao modelo francês de formação de professores. Na França, a formação de professores, desde 2019, é realizada no INSPÉ, em nível de mes-trado, segundo o que propugna a Lei n° 2019-791 (“escola de confiança”). Adotou-se a abordagem qualitativa, com os procedimentos da pesquisa documental. Para a análise dos dados obtidos e sua interpretação, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que Brasil e França sofrem influência dos modelos neoliberais nas políticas de formação de professores, com destaque para a relação entre a teoria e prática no estágio e na formação em universidades. Destaca-se também a escola como local privilegiado de formação; o papel do professor-formador na escola. Em decorrência de tais achados é possível inferir que a reflexão sobre o modelo francês de formação de professores amplia teoricamente o conhecimento sobre as ques-tões de estrutura e de organização da formação docenteEste artículo tiene como objetivo analizar el papel de las actividades de pasantía en la formación de profesores de educación básica, a partir de las propuestas actuales en las políticas educativas de Brasil y Francia. El desafío asumido forma parte del análisis de la Resolución CNE/CP N°2/2019, que definió las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial del Profesorado para la Educación Básica y estableció la Base Nacional Común para la Formación Inicial del Profesorado de Educación Básica (BNCFormação), elaborando una comparación analítica con el modelo francés de formación docente. En Francia, la formación del profesorado, desde 2019, se lleva a cabo en INSPÉ, a nivel de maestría, de acuerdo con lo que defiende la Ley No. 2019-791 ("escuela confiable"). Se adoptó el enfoque cualitativo, con los procedimientos de la investigación documental. Para el análisis de los datos obtenidos y su interpretación, se utilizó la técnica de análisis de contenido. Con base en los resultados obtenidos, se puede ver que Brasil y Francia están influenciados por modelos neoliberales en las políticas de formación docente, con énfasis en la relación entre teoría y práctica en la pasantía y en la formación en las universidades. La escuela también se destaca como un lugar privilegiado de formación; El papel del profesorado-formador en la escuela. Como resultado de estos hallazgos, es posible inferir que la reflexión sobre el modelo francés de formación docente teóricamente amplía el conocimiento sobre los problemas de estructura y organización de la formación docente.141-164https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/38160CARVALHEIRA, Eliana Mariano; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. (2023). O papel do estágio na formação de professores da educação básica: análise comparativa entre a BNC-Formação e o modelo francês. Revista Española De Educación Comparada, (44), 141–164. https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.38160https://doi.org/10.5944/reec.44.2024.381602174-5382https://repositorio.unifesp.br/11600/70656porSEECRevista Española de Educación ComparadaFormação de professoresEstágioBNC-FormaçãoProfissionalização docenteFormación del profesoradoPasantíaBNC-FormaçãoProfesionalización docenteO papel do estágio na formação de professores da educação básica: análise comparativa entre a BNC-Formação e o modelo francêsEl papel de las prácticas en la formación del profesorado de educación básica: análisis comparativo entre la BNC-Formação y el modelo francésinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto do Mar (IMar)Ciências do MarBacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do MarInterdisciplinar em Ciência e Tecnologia do MarInterações homem-tecnologia-ambiente em sistemas costeiros e marinhosORIGINALArtigo_Eliana Mariano Carvalheira_Almir Martins Vieira_José Alberto Carvalho dos Santos Claro_PDFA.pdfArtigo_Eliana Mariano Carvalheira_Almir Martins Vieira_José Alberto Carvalho dos Santos Claro_PDFA.pdfArtigoapplication/pdf374147https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/1d8fdee4-906f-4c26-88b8-69529f966420/download14e917025cf58eae981201a10f9b1451MD5111600/706562024-02-02 17:43:50.252oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70656https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-02-02T17:43:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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