UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INDÍGENAS E SURDOS E SUA RELAÇÃO ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA ÀS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5858 |
Resumo: | Este artigo é um recorte do trabalho de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no qual o objetivo é apresentar a investigação realizada com o processo de seleção das produções acadêmicas identificadas no banco de dados da CAPES e da BDTD, inscritas ao período de 2002 a 2019. Foram escolhidos trabalhos a partir do ano de 2002, ano este da implementação da Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de sinais como forma de comunicação dos surdos, e por não haver encontrado pesquisas especificamente com o Indígena Surdo no Ensino Superior, foram utilizados outros descritores. Nas análises dos trabalhos constatou-se, portanto, a relevância de se efetuar pesquisas sobre essas temáticas no sentido de conscientizar as instituições de ensino a valorizar a diversidade linguística e cultural das Comunidades Indígenas e das Comunidades Surdas. Palavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino. |
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UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INDÍGENAS E SURDOS E SUA RELAÇÃO ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA ÀS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIORPalavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino.Este artigo é um recorte do trabalho de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no qual o objetivo é apresentar a investigação realizada com o processo de seleção das produções acadêmicas identificadas no banco de dados da CAPES e da BDTD, inscritas ao período de 2002 a 2019. Foram escolhidos trabalhos a partir do ano de 2002, ano este da implementação da Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de sinais como forma de comunicação dos surdos, e por não haver encontrado pesquisas especificamente com o Indígena Surdo no Ensino Superior, foram utilizados outros descritores. Nas análises dos trabalhos constatou-se, portanto, a relevância de se efetuar pesquisas sobre essas temáticas no sentido de conscientizar as instituições de ensino a valorizar a diversidade linguística e cultural das Comunidades Indígenas e das Comunidades Surdas. Palavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5858Communitas; v. 5 n. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 239-260Communitas; Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 239-260Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 239-2602526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5858/3517Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMateus, Marcia Aparecia Rodrigues2021-12-28T15:28:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5858Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-12-28T15:28:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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