COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira de Oliveira Barbosa, Diana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Fátima Martins, Roberta, Oliveira Ramos, Tânia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308
Resumo: This article aims to analyze the rapport between the booktuber community and the reading encouraging. Firstly, it seeks contextualize this community and the plataform on which  the community is host. It was also necessary to define the contemporary reader profile in order of better understand his choices. Then, the text highlights the strategies used by booktubers which have an articulation with the reading encouraging. The exploratory research was carried out with the support of three different questionnaires. Through those questionnaires it was possible to evidence the positive impact of booktubers on their viewers, with regard to encouraging them as readers.
id UFAC-2_7d0cf90814b7579020d4574350e18265
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4308
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURAIncentivo à leituraComunidade booktubeLeitor contemporâneoThis article aims to analyze the rapport between the booktuber community and the reading encouraging. Firstly, it seeks contextualize this community and the plataform on which  the community is host. It was also necessary to define the contemporary reader profile in order of better understand his choices. Then, the text highlights the strategies used by booktubers which have an articulation with the reading encouraging. The exploratory research was carried out with the support of three different questionnaires. Through those questionnaires it was possible to evidence the positive impact of booktubers on their viewers, with regard to encouraging them as readers.Esse artigo propõe-se a analisar a relação da comunidade booktube com o incentivo à leitura. Em um primeiro momento, procura-se contextualizar essa comunidade e a plataforma na qual ela se hospeda. Foi também necessário traçar o perfil do leitor contemporâneo para assim, compreender melhor suas escolhas. Em seguida, o texto destaca as estratégias utilizadas pelos booktubers às quais apresentam uma articulação com o incentivo à leitura. A pesquisa exploratória foi feita com o apoio de três diferentes questionários, através desses últimos foi possível evidenciar o impacto positivo dos booktubers em seus espectadores, no que diz respeito a encorajá-los como leitores.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 199-219Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 199-219Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 199-2192526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308/2628Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira de Oliveira Barbosa, Dianade Fátima Martins, Roberta Oliveira Ramos, Tânia Regina 2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4308Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
title COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
spellingShingle COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
Vieira de Oliveira Barbosa, Diana
Incentivo à leitura
Comunidade booktube
Leitor contemporâneo
title_short COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
title_full COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
title_fullStr COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
title_full_unstemmed COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
title_sort COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA
author Vieira de Oliveira Barbosa, Diana
author_facet Vieira de Oliveira Barbosa, Diana
de Fátima Martins, Roberta
Oliveira Ramos, Tânia Regina
author_role author
author2 de Fátima Martins, Roberta
Oliveira Ramos, Tânia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira de Oliveira Barbosa, Diana
de Fátima Martins, Roberta
Oliveira Ramos, Tânia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Incentivo à leitura
Comunidade booktube
Leitor contemporâneo
topic Incentivo à leitura
Comunidade booktube
Leitor contemporâneo
description This article aims to analyze the rapport between the booktuber community and the reading encouraging. Firstly, it seeks contextualize this community and the plataform on which  the community is host. It was also necessary to define the contemporary reader profile in order of better understand his choices. Then, the text highlights the strategies used by booktubers which have an articulation with the reading encouraging. The exploratory research was carried out with the support of three different questionnaires. Through those questionnaires it was possible to evidence the positive impact of booktubers on their viewers, with regard to encouraging them as readers.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4308/2628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 199-219
Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 199-219
Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 199-219
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223609384960