A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orzechowski, Suzete Terezinha Ozechowski
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Siqueira, Mirian Camile Berger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6975
Resumo: O texto contempla reflexões bibliográficas de cunho qualitativo, que busca uma codificação de ideias para ampliar e fortalecer o debate sobre a formação do(a) Pedagogo(a). Traz por objetivo a problematização que impregna atuais e velhos dilemas, os quais assolam as propostas formativas e como destaque desembocam na lacuna sobre a epistemologia da Pedagogia e sua atuação em contextos escolares e não escolares. A partir das DCNS de 2006, o curso de Pedagogia vem organizando disciplinas para atender contextos não escolares, desde que promovam a educação intencional, essa é uma dinâmica desafiadora, mas necessária. As ideias principais exprimem as provocações trazidas por Selma Garrido Pimenta (2023) em palestra de abertura da XXX Semana de Pedagogia da Unicentro/PR. Diante desses apontamentos, ousamos promover o debate sobre a formação do Pedagogo. Em pleno século XXI, a possibilidade em extinguir os cursos de formação em Pedagogia é sempre presente, a demanda na formação de professores fundamentada na docência é um reducionismo defendido por muitos. Assim, neste contexto é imprescindível pesquisar a Pedagogia.
id UFAC-2_84272dd325645e492234bec86a1e2a20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6975
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?pedagogiaformaçãodilemasespaços escolares e não escolaresO texto contempla reflexões bibliográficas de cunho qualitativo, que busca uma codificação de ideias para ampliar e fortalecer o debate sobre a formação do(a) Pedagogo(a). Traz por objetivo a problematização que impregna atuais e velhos dilemas, os quais assolam as propostas formativas e como destaque desembocam na lacuna sobre a epistemologia da Pedagogia e sua atuação em contextos escolares e não escolares. A partir das DCNS de 2006, o curso de Pedagogia vem organizando disciplinas para atender contextos não escolares, desde que promovam a educação intencional, essa é uma dinâmica desafiadora, mas necessária. As ideias principais exprimem as provocações trazidas por Selma Garrido Pimenta (2023) em palestra de abertura da XXX Semana de Pedagogia da Unicentro/PR. Diante desses apontamentos, ousamos promover o debate sobre a formação do Pedagogo. Em pleno século XXI, a possibilidade em extinguir os cursos de formação em Pedagogia é sempre presente, a demanda na formação de professores fundamentada na docência é um reducionismo defendido por muitos. Assim, neste contexto é imprescindível pesquisar a Pedagogia.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/697510.29327/268346.8.18-4Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 69-82Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 69-82Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 69-822526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6975/4478Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrzechowski, Suzete Terezinha OzechowskiSiqueira, Mirian Camile Berger 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6975Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
title A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
spellingShingle A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
Orzechowski, Suzete Terezinha Ozechowski
pedagogia
formação
dilemas
espaços escolares e não escolares
title_short A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
title_full A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
title_fullStr A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
title_sort A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?
author Orzechowski, Suzete Terezinha Ozechowski
author_facet Orzechowski, Suzete Terezinha Ozechowski
Siqueira, Mirian Camile Berger
author_role author
author2 Siqueira, Mirian Camile Berger
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orzechowski, Suzete Terezinha Ozechowski
Siqueira, Mirian Camile Berger
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
formação
dilemas
espaços escolares e não escolares
topic pedagogia
formação
dilemas
espaços escolares e não escolares
description O texto contempla reflexões bibliográficas de cunho qualitativo, que busca uma codificação de ideias para ampliar e fortalecer o debate sobre a formação do(a) Pedagogo(a). Traz por objetivo a problematização que impregna atuais e velhos dilemas, os quais assolam as propostas formativas e como destaque desembocam na lacuna sobre a epistemologia da Pedagogia e sua atuação em contextos escolares e não escolares. A partir das DCNS de 2006, o curso de Pedagogia vem organizando disciplinas para atender contextos não escolares, desde que promovam a educação intencional, essa é uma dinâmica desafiadora, mas necessária. As ideias principais exprimem as provocações trazidas por Selma Garrido Pimenta (2023) em palestra de abertura da XXX Semana de Pedagogia da Unicentro/PR. Diante desses apontamentos, ousamos promover o debate sobre a formação do Pedagogo. Em pleno século XXI, a possibilidade em extinguir os cursos de formação em Pedagogia é sempre presente, a demanda na formação de professores fundamentada na docência é um reducionismo defendido por muitos. Assim, neste contexto é imprescindível pesquisar a Pedagogia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6975
10.29327/268346.8.18-4
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6975
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6975/4478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 69-82
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 69-82
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 69-82
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221689442304