ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular. |
id |
UNIR-3_c9e73ba7d39653d0f0f0487cf660af92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/7077 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIAPEDAGOGICAL INTEGRATION ACTIVITY: THE CONTROVERSIES OF A CURRICULUM COMPONENT IN THE PEDAGOGY COURSEACTIVIDAD DE INTEGRACIÓN PEDAGÓGICA: LAS CONTROVERSIAS DE UN COMPONENTE CURRICULAR EN LA CURSO DE PEDAGOGÍAAtividade de Integração PedagógicaDilemasPedagogiaPedagogical Integration ActivityDilemmasPedagogyActividad de Integración PedagógicaDilemasPedagogíaO objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular.El objetivo de este artículo es profundizar la problematización del concepto de Actividad de Integración Pedagógica (AIP) en la perspectiva de académicos que egresan de la carrera de Pedagogía en una universidad pública del estado de Minas Gerais. Se adopta un enfoque cualitativo, estructurado en tres procedimientos metodológicos: investigación documental, investigación bibliográfica e investigación de campo. Para la producción de información, el instrumento de campo utilizado fue el cuestionario de formularios de Google. En este texto, la problematización del componente curricular de la AIP asume centralidad y se aborda en asociación con las prácticas de Extensión y Actividad Académico-Científica-Cultural (AACC), también se relaciona con los conceptos de interdisciplinariedad, multidisciplinariedad, transdisciplinariedad y educación. El artículo concluye defendiendo la importancia de una investigación que tome como caso empírico de análisis los dilemas propios de la endogenia curricular.The purpose of this article is to deepen the problematization of the concept of Pedagogical Integration Activity (AIP) from the perspective of academics graduating from the Pedagogy course at a public university in the state of Minas Gerais. A qualitative approach is adopted, structured in three methodological procedures: documentary research, bibliographical research and field research. For the production of information, the field instrument used was the Google forms questionnaire. In this text, the problematization of the AIP curricular component assumes centrality and is approached in association with the practices of Extension and Academic-Scientific-Cultural Activity (AACC), it is also related to the concepts of interdisciplinarity, multidisciplinarity, transdisciplinarity and education. The article concludes by defending the importance of research that takes as an empirical case of analysis the dilemmas of curricular endogeny itself.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/707710.26568/2359-2087.2023.7077EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-252359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077/1014https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Alves, DanielVilma Gonçalves Ribeiro, Macilene2024-02-28T00:30:04Zoai:periodicos.unir.br:article/7077Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:04Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA PEDAGOGICAL INTEGRATION ACTIVITY: THE CONTROVERSIES OF A CURRICULUM COMPONENT IN THE PEDAGOGY COURSE ACTIVIDAD DE INTEGRACIÓN PEDAGÓGICA: LAS CONTROVERSIAS DE UN COMPONENTE CURRICULAR EN LA CURSO DE PEDAGOGÍA |
title |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA Cardoso Alves, Daniel Atividade de Integração Pedagógica Dilemas Pedagogia Pedagogical Integration Activity Dilemmas Pedagogy Actividad de Integración Pedagógica Dilemas Pedagogía |
title_short |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
Cardoso Alves, Daniel |
author_facet |
Cardoso Alves, Daniel Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene |
author_role |
author |
author2 |
Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso Alves, Daniel Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade de Integração Pedagógica Dilemas Pedagogia Pedagogical Integration Activity Dilemmas Pedagogy Actividad de Integración Pedagógica Dilemas Pedagogía |
topic |
Atividade de Integração Pedagógica Dilemas Pedagogia Pedagogical Integration Activity Dilemmas Pedagogy Actividad de Integración Pedagógica Dilemas Pedagogía |
description |
O objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077 10.26568/2359-2087.2023.7077 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2023.7077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077/1014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-25 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v10i reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541491896320 |