ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Alves, Daniel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077
Resumo: O objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular.
id UNIR-3_c9e73ba7d39653d0f0f0487cf660af92
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/7077
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIAPEDAGOGICAL INTEGRATION ACTIVITY: THE CONTROVERSIES OF A CURRICULUM COMPONENT IN THE PEDAGOGY COURSEACTIVIDAD DE INTEGRACIÓN PEDAGÓGICA: LAS CONTROVERSIAS DE UN COMPONENTE CURRICULAR EN LA CURSO DE PEDAGOGÍAAtividade de Integração PedagógicaDilemasPedagogiaPedagogical Integration ActivityDilemmasPedagogyActividad de Integración PedagógicaDilemasPedagogíaO objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular.El objetivo de este artículo es profundizar la problematización del concepto de Actividad de Integración Pedagógica (AIP) en la perspectiva de académicos que egresan de la carrera de Pedagogía en una universidad pública del estado de Minas Gerais. Se adopta un enfoque cualitativo, estructurado en tres procedimientos metodológicos: investigación documental, investigación bibliográfica e investigación de campo. Para la producción de información, el instrumento de campo utilizado fue el cuestionario de formularios de Google. En este texto, la problematización del componente curricular de la AIP asume centralidad y se aborda en asociación con las prácticas de Extensión y Actividad Académico-Científica-Cultural (AACC), también se relaciona con los conceptos de interdisciplinariedad, multidisciplinariedad, transdisciplinariedad y educación. El artículo concluye defendiendo la importancia de una investigación que tome como caso empírico de análisis los dilemas propios de la endogenia curricular.The purpose of this article is to deepen the problematization of the concept of Pedagogical Integration Activity (AIP) from the perspective of academics graduating from the Pedagogy course at a public university in the state of Minas Gerais. A qualitative approach is adopted, structured in three methodological procedures: documentary research, bibliographical research and field research. For the production of information, the field instrument used was the Google forms questionnaire. In this text, the problematization of the AIP curricular component assumes centrality and is approached in association with the practices of Extension and Academic-Scientific-Cultural Activity (AACC), it is also related to the concepts of interdisciplinarity, multidisciplinarity, transdisciplinarity and education. The article concludes by defending the importance of research that takes as an empirical case of analysis the dilemmas of curricular endogeny itself.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/707710.26568/2359-2087.2023.7077EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-252359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077/1014https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Alves, DanielVilma Gonçalves Ribeiro, Macilene2024-02-28T00:30:04Zoai:periodicos.unir.br:article/7077Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-02-28T00:30:04Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
PEDAGOGICAL INTEGRATION ACTIVITY: THE CONTROVERSIES OF A CURRICULUM COMPONENT IN THE PEDAGOGY COURSE
ACTIVIDAD DE INTEGRACIÓN PEDAGÓGICA: LAS CONTROVERSIAS DE UN COMPONENTE CURRICULAR EN LA CURSO DE PEDAGOGÍA
title ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
Cardoso Alves, Daniel
Atividade de Integração Pedagógica
Dilemas
Pedagogia
Pedagogical Integration Activity
Dilemmas
Pedagogy
Actividad de Integración Pedagógica
Dilemas
Pedagogía
title_short ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort ATIVIDADE DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTROVÉRSIAS DE UM COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
author Cardoso Alves, Daniel
author_facet Cardoso Alves, Daniel
Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene
author_role author
author2 Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Alves, Daniel
Vilma Gonçalves Ribeiro, Macilene
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade de Integração Pedagógica
Dilemas
Pedagogia
Pedagogical Integration Activity
Dilemmas
Pedagogy
Actividad de Integración Pedagógica
Dilemas
Pedagogía
topic Atividade de Integração Pedagógica
Dilemas
Pedagogia
Pedagogical Integration Activity
Dilemmas
Pedagogy
Actividad de Integración Pedagógica
Dilemas
Pedagogía
description O objetivo deste artigo é adensar a problematização da concepção de Atividade de Integração Pedagógica (AIP) a partir da percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais. Adota-se uma abordagem qualitativa estruturada em três procedimentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a produção das informações, o instrumento de campo utilizado foi o questionário do Google forms. Neste texto a problematização do componente curricular AIP assume centralidade e é abordada de forma associada com as práticas de Extensão e de Atividade Acadêmico-científico-cultural (AACC). A problematização também é relacionada com as concepções de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação. Conclui-se o artigo defendendo a importância de pesquisas que tomem como caso empírico de análise os dilemas da própria endogenia curricular.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077
10.26568/2359-2087.2023.7077
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2023.7077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7077/1014
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-25
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v10i
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541491896320