A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOS SANTOS, INALDA MARIA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: DO PRADO, EDNA CRISTINA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos.
id UFPI-5_c319f10f92f1bd96b8def1cd0a3f9a94
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1154
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIAFormação Professor-GestorEstágio CurricularCurso de PedagogiaO presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/115410.26694/les.v1i1.8117Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-1582526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154/994Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, INALDA MARIA DO PRADO, EDNA CRISTINA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1154Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
DOS SANTOS, INALDA MARIA
Formação Professor-Gestor
Estágio Curricular
Curso de Pedagogia
title_short A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_full A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
title_sort A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
author DOS SANTOS, INALDA MARIA
author_facet DOS SANTOS, INALDA MARIA
DO PRADO, EDNA CRISTINA
author_role author
author2 DO PRADO, EDNA CRISTINA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOS SANTOS, INALDA MARIA
DO PRADO, EDNA CRISTINA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Professor-Gestor
Estágio Curricular
Curso de Pedagogia
topic Formação Professor-Gestor
Estágio Curricular
Curso de Pedagogia
description O presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154
10.26694/les.v1i1.8117
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i1.8117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154/994
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158
Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158
Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442509766656