A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos. |
id |
UFPI-5_c319f10f92f1bd96b8def1cd0a3f9a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1154 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIAFormação Professor-GestorEstágio CurricularCurso de PedagogiaO presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos.Universidade Federal do Piauí2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/115410.26694/les.v1i1.8117Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-1582526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154/994Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDOS SANTOS, INALDA MARIA DO PRADO, EDNA CRISTINA 2021-12-13T17:16:35Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1154Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:16:35Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DOS SANTOS, INALDA MARIA Formação Professor-Gestor Estágio Curricular Curso de Pedagogia |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
author |
DOS SANTOS, INALDA MARIA |
author_facet |
DOS SANTOS, INALDA MARIA DO PRADO, EDNA CRISTINA |
author_role |
author |
author2 |
DO PRADO, EDNA CRISTINA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOS SANTOS, INALDA MARIA DO PRADO, EDNA CRISTINA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professor-Gestor Estágio Curricular Curso de Pedagogia |
topic |
Formação Professor-Gestor Estágio Curricular Curso de Pedagogia |
description |
O presente artigo apresenta um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a formação do professor-gestor à luz da reflexão do estágio curricular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, tomou-se como base a análise dos documentos oficiais sobre a formação de professores no Brasil nos últimos 15 anos. Neste sentido, o texto está organizado além da introdução e considerações finais em três seções. A primeira seção apresenta uma análise crítica sobre a fundamentos da formação do professor-gestor nos cursos de Pedagogia, bem como dos dispositivos legais, tendo como referência estudiosos na área como Scheibe (2007), Libâneo (2012), Pimenta (1996), Aguiar et.al (2006), dentre outros. A segunda seção contextualiza o debate em torno do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil, demonstrando a mudança conceitual e prática desse campo de atuação. E a terceira seção aborda a questão do estágio curricular em gestão educacional como início da formação do gestor no âmbito dos cursos de Pedagogia. Nas considerações finais, encontram-se as reflexões acerca dos desafios para se pensar o formato do curso e sua identidade para a formação dos futuros pedagogos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154 10.26694/les.v1i1.8117 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i1.8117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1154/994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158 Lenguaje, Educación y Sociedad ; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158 Linguagens, Educação e Sociedade; 2018: Dossiê: Formação e Currículo: Desafios Contemporâneos; 139-158 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442509766656 |