ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2630 |
Resumo: | Este artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2018. O estudo teve como objetivo geral apresentar a gramática básica da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos expondo suas aproximações e distanciamentos com a língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem temáticas relacionadas à surdez como: escolarização, aprendizado de L1 e L2 e acesso ao ensino superior. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa ação. Os resultados indicam que a maioria dos surdos se sentem desapontados por não conhecerem a gramática de sua língua, o que resulta no obstáculo para a aprendizagem do português como segunda língua. Espera-se que este estudo possa contribuir com o aumento das pesquisas sobre o ensino de português como segunda língua para surdos. |
id |
UFAC-2_9931b97c98069f9da618847031968168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2630 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADESSurdezEducação de surdosPortuguês como segunda línguaEnsino superior.Este artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2018. O estudo teve como objetivo geral apresentar a gramática básica da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos expondo suas aproximações e distanciamentos com a língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem temáticas relacionadas à surdez como: escolarização, aprendizado de L1 e L2 e acesso ao ensino superior. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa ação. Os resultados indicam que a maioria dos surdos se sentem desapontados por não conhecerem a gramática de sua língua, o que resulta no obstáculo para a aprendizagem do português como segunda língua. Espera-se que este estudo possa contribuir com o aumento das pesquisas sobre o ensino de português como segunda língua para surdos. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2630Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 70-85Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 70-85Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 70-852526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2630/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessDézinho, MarianaMateus, Marcia Aparecida RodriguesLlima, Juliama Maria da Silva2019-09-09T18:32:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2630Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-09T18:32:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
title |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
spellingShingle |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES Dézinho, Mariana Surdez Educação de surdos Português como segunda língua Ensino superior. |
title_short |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
title_full |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
title_fullStr |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
title_sort |
ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA SURDOS DO ENSINO SUPERIOR: : OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES |
author |
Dézinho, Mariana |
author_facet |
Dézinho, Mariana Mateus, Marcia Aparecida Rodrigues Llima, Juliama Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mateus, Marcia Aparecida Rodrigues Llima, Juliama Maria da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dézinho, Mariana Mateus, Marcia Aparecida Rodrigues Llima, Juliama Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Educação de surdos Português como segunda língua Ensino superior. |
topic |
Surdez Educação de surdos Português como segunda língua Ensino superior. |
description |
Este artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Letras Libras Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2018. O estudo teve como objetivo geral apresentar a gramática básica da Língua Brasileira de Sinais para alunos surdos expondo suas aproximações e distanciamentos com a língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem temáticas relacionadas à surdez como: escolarização, aprendizado de L1 e L2 e acesso ao ensino superior. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa ação. Os resultados indicam que a maioria dos surdos se sentem desapontados por não conhecerem a gramática de sua língua, o que resulta no obstáculo para a aprendizagem do português como segunda língua. Espera-se que este estudo possa contribuir com o aumento das pesquisas sobre o ensino de português como segunda língua para surdos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2630 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2630/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 70-85 Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 70-85 Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 70-85 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222924664832 |