A PRÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO ENSINO MULTICULTURAL NA AMAZÔNIA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5852 |
Resumo: | Na sociedade brasileira convivem sujeitos diversos, das mais variadas origens étnicas e costumes. Essa diversidade se explicita em visões de mundo, modos de vida e em comportamentos sociais. No entanto, mesmo em um país com tamanha pluralidade, a rejeição e a dificuldade na aceitação do outro são historicamente notórios e ainda permeiam nossa sociedade, desde o convívio escolar até a vida adulta. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa investigar como é abordada a prática multicultural no ambiente escolar, com foco na região amazônica brasileira, com o intuito de alvitrar uma reflexão acerca do cenário atual da prática escolar frente ao desafio da escola em abarcar diferentes manifestações culturais e sua ressignificação de saberes no contexto de sala de aula. Espera-se assim, fomentar o debate sobre o tema e propor novas discussões acerca do panorama observado. Como procedimento metodológico para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica intensiva sobre a temática, com subsequente seleção e análise dos estudos considerados mais pertinentes. Os resultados indicam que as iniciativas educacionais dedicadas à multiculturalidade na região amazônica ainda são escassas e, muito embora a Amazônia seja notoriamente uma região marcadamente multicultural, as escolas ainda apresentam uma prática escolar voltadas à hegemonia e ao eurocentrismo. Deficiências nos currículos e na formação continuada de professores também foram evidenciados, comprometendo a efetivação da educação multicultural na região. |
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A PRÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO ENSINO MULTICULTURAL NA AMAZÔNIAeducação multicultural, pluralidade cultural; prática escolar; região amazônicaNa sociedade brasileira convivem sujeitos diversos, das mais variadas origens étnicas e costumes. Essa diversidade se explicita em visões de mundo, modos de vida e em comportamentos sociais. No entanto, mesmo em um país com tamanha pluralidade, a rejeição e a dificuldade na aceitação do outro são historicamente notórios e ainda permeiam nossa sociedade, desde o convívio escolar até a vida adulta. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa investigar como é abordada a prática multicultural no ambiente escolar, com foco na região amazônica brasileira, com o intuito de alvitrar uma reflexão acerca do cenário atual da prática escolar frente ao desafio da escola em abarcar diferentes manifestações culturais e sua ressignificação de saberes no contexto de sala de aula. Espera-se assim, fomentar o debate sobre o tema e propor novas discussões acerca do panorama observado. Como procedimento metodológico para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica intensiva sobre a temática, com subsequente seleção e análise dos estudos considerados mais pertinentes. Os resultados indicam que as iniciativas educacionais dedicadas à multiculturalidade na região amazônica ainda são escassas e, muito embora a Amazônia seja notoriamente uma região marcadamente multicultural, as escolas ainda apresentam uma prática escolar voltadas à hegemonia e ao eurocentrismo. Deficiências nos currículos e na formação continuada de professores também foram evidenciados, comprometendo a efetivação da educação multicultural na região.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5852Communitas; v. 5 n. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 224-238Communitas; Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 224-238Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 224-2382526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5852/3516Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Lima, AniviaOliveira, Igor2021-12-28T15:28:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5852Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-12-28T15:28:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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