Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8138198900617461, https://orcid.org/0000-0001-6985-1215
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525
Resumo: A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Pública que teve como questão central: Como as práxis pedagógicas dos/as professores/as estão sendo desenvolvidas frente a diversidade multicultural dos alunos na escola pública? Definiu-se como objetivo geral: Analisar o contexto da escola pública, enfocando as práxis pedagógicas pelo viés do multiculturalismo. Para responder a este objetivo, o trabalho foi dividido em três seções, no qual cada uma corresponde aos seguintes objetivos específicos: Analisar o papel do/a professor/a perante o multiculturalismo no contexto escolar; identificar a existência de projetos pedagógicos com enfoque na multiculturalidade; verificar outras formas e expressões do saber na escola pública no cenário multicultural. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa de natureza analítica e método Hermenêutico-Dialético. O local da pesquisa foi a Escola Estadual Luiz Vaz de Camões na cidade de Manaus-AM. A análise articulou-se ao longo do texto, considerando o multiculturalismo e as práxis pedagógicas na realidade dos/as alunos/as imigrantes. Nessa perspectiva, evidenciamos a necessidade de uma atenção à multiculturalidade na escola pública, na qual destacamos os avanços e os retrocessos nesse âmbito escolar. No campo pedagógico, às ações de formação sobre o multiculturalismo ainda são muito incipientes, visto, que há uma grande ausência de ações deste tipo no ensino-aprendizagem. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições para as práxis pedagógicas no âmbito escolar público na perspectiva do multiculturalismo apontando um suporte teórico/prático a Pedagogia dos Multiletramentos para reconhecer e potencializar a diversidade cultural do alunado imigrante
id UFAM_a1d6328c3febae27b0f65ba02a0f09a9
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9525
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola públicaMulticulturalismo - Educação - AmazonasPluralismo cultural - Educação - AmazonasEscolas públicas - AmazonasCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOEscola PúblicaPráxis PedagógicasMulticulturalismoAlunado ImigranteA presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Pública que teve como questão central: Como as práxis pedagógicas dos/as professores/as estão sendo desenvolvidas frente a diversidade multicultural dos alunos na escola pública? Definiu-se como objetivo geral: Analisar o contexto da escola pública, enfocando as práxis pedagógicas pelo viés do multiculturalismo. Para responder a este objetivo, o trabalho foi dividido em três seções, no qual cada uma corresponde aos seguintes objetivos específicos: Analisar o papel do/a professor/a perante o multiculturalismo no contexto escolar; identificar a existência de projetos pedagógicos com enfoque na multiculturalidade; verificar outras formas e expressões do saber na escola pública no cenário multicultural. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa de natureza analítica e método Hermenêutico-Dialético. O local da pesquisa foi a Escola Estadual Luiz Vaz de Camões na cidade de Manaus-AM. A análise articulou-se ao longo do texto, considerando o multiculturalismo e as práxis pedagógicas na realidade dos/as alunos/as imigrantes. Nessa perspectiva, evidenciamos a necessidade de uma atenção à multiculturalidade na escola pública, na qual destacamos os avanços e os retrocessos nesse âmbito escolar. No campo pedagógico, às ações de formação sobre o multiculturalismo ainda são muito incipientes, visto, que há uma grande ausência de ações deste tipo no ensino-aprendizagem. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições para as práxis pedagógicas no âmbito escolar público na perspectiva do multiculturalismo apontando um suporte teórico/prático a Pedagogia dos Multiletramentos para reconhecer e potencializar a diversidade cultural do alunado imigranteThis dissertation, linked to the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas (UFAM), Area of Concentration Line 1 – Educational Processes and Amazonian Identities, presents the result of the research project entitled Multiculturalism and Pedagogical Praxis in the Public School that had as its central question: How are the pedagogical praxis of the teachers being developed in the face of the multicultural diversity of the students in the public school? The general objective was defined: To analyze the context of the public school, focusing on pedagogical praxis through the bias of multiculturalism. To respond to this objective, the work was divided into three sections, in which each one corresponds to the following specific objectives: 1. To analyze the teacher's role in the face of multiculturalism in the school context; 2. Identify the existence of pedagogical projects focused on multiculturalism; 3. Identify other forms and expressions of knowledge in public schools in the multicultural scenario. The methodology used, in terms of approach, was qualitative, analytical in nature and Hermeneutic-Dialectical method. The research site was the Luiz Vaz de Camões State School, located in the city of Manaus-AM. The analysis was articulated throughout the text, considering multiculturalism and pedagogical praxis in the reality of immigrant students. From this perspective, we highlight the need for attention to multiculturalism in public schools, in which we highlight the advances and setbacks in this school environment. In the pedagogical field, training actions on multiculturalism are still very incipient, since there is a great lack of actions of this type in teaching and learning. Therefore, the research brought contributions to pedagogical praxis in the public school environment from the perspective of multiculturalism, pointing to theoretical/practical the Pedagogy of Multiliteracies support to recognize and enhance the cultural diversity of immigrant students.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobregahttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599Silva, Camila Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110Pantoja, Nilce Cleide Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8138198900617461https://orcid.org/0000-0001-6985-12152023-07-31T11:21:00Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPANTOJA, Nilce Cleide Ribeiro. Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-01T05:03:41Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-01T05:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
title Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
spellingShingle Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro
Multiculturalismo - Educação - Amazonas
Pluralismo cultural - Educação - Amazonas
Escolas públicas - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Escola Pública
Práxis Pedagógicas
Multiculturalismo
Alunado Imigrante
title_short Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
title_full Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
title_fullStr Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
title_full_unstemmed Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
title_sort Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública
author Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro
author_facet Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/8138198900617461
https://orcid.org/0000-0001-6985-1215
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8138198900617461
https://orcid.org/0000-0001-6985-1215
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
http://lattes.cnpq.br/6273580825792084
Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobrega
http://lattes.cnpq.br/3174564469084599
Silva, Camila Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/3520518346076110
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Nilce Cleide Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/8138198900617461
https://orcid.org/0000-0001-6985-1215
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo - Educação - Amazonas
Pluralismo cultural - Educação - Amazonas
Escolas públicas - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Escola Pública
Práxis Pedagógicas
Multiculturalismo
Alunado Imigrante
topic Multiculturalismo - Educação - Amazonas
Pluralismo cultural - Educação - Amazonas
Escolas públicas - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Escola Pública
Práxis Pedagógicas
Multiculturalismo
Alunado Imigrante
description A presente Dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Área de Concentração – Processos Educativos e Identidades Amazônicas, apresenta o resultado do projeto de pesquisa intitulado Multiculturalismo e Práxis Pedagógica na Escola Pública que teve como questão central: Como as práxis pedagógicas dos/as professores/as estão sendo desenvolvidas frente a diversidade multicultural dos alunos na escola pública? Definiu-se como objetivo geral: Analisar o contexto da escola pública, enfocando as práxis pedagógicas pelo viés do multiculturalismo. Para responder a este objetivo, o trabalho foi dividido em três seções, no qual cada uma corresponde aos seguintes objetivos específicos: Analisar o papel do/a professor/a perante o multiculturalismo no contexto escolar; identificar a existência de projetos pedagógicos com enfoque na multiculturalidade; verificar outras formas e expressões do saber na escola pública no cenário multicultural. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa de natureza analítica e método Hermenêutico-Dialético. O local da pesquisa foi a Escola Estadual Luiz Vaz de Camões na cidade de Manaus-AM. A análise articulou-se ao longo do texto, considerando o multiculturalismo e as práxis pedagógicas na realidade dos/as alunos/as imigrantes. Nessa perspectiva, evidenciamos a necessidade de uma atenção à multiculturalidade na escola pública, na qual destacamos os avanços e os retrocessos nesse âmbito escolar. No campo pedagógico, às ações de formação sobre o multiculturalismo ainda são muito incipientes, visto, que há uma grande ausência de ações deste tipo no ensino-aprendizagem. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições para as práxis pedagógicas no âmbito escolar público na perspectiva do multiculturalismo apontando um suporte teórico/prático a Pedagogia dos Multiletramentos para reconhecer e potencializar a diversidade cultural do alunado imigrante
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31T11:21:00Z
2023-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PANTOJA, Nilce Cleide Ribeiro. Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525
identifier_str_mv PANTOJA, Nilce Cleide Ribeiro. Multiculturalismo e práxis pedagógica na escola pública. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234131679870976