O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ivone Ouverney Santos de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Osborne, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638
Resumo: O presente estudo aborda o multiculturalismo no currículo da Educação Física do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso.  O objetivo foi analisar o conhecimento e propostas de trabalho dos professores de Educação Física sobre o multiculturalismo, partindo do tema transversal: pluralidade cultural. Constatamos que os professores não tinham um conhecimento do multiculturalismo de forma acadêmica e sim intuitiva, mesmo assim, percebemos que havia uma aproximação tênue entre o multiculturalismo liberal de esquerda e o crítico de resistência, conceituados por McLaren (1995). Os professores buscavam dar voz aos alunos, buscavam ampliar o leque de conhecimento valorizando e respeitando os conhecimentos culturais trazidos por eles.
id CP2-1_777dc7bc8274282970f3dfa86530135c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/638
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?Pluralidade culturalMulticulturalismoCurrículo.O presente estudo aborda o multiculturalismo no currículo da Educação Física do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso.  O objetivo foi analisar o conhecimento e propostas de trabalho dos professores de Educação Física sobre o multiculturalismo, partindo do tema transversal: pluralidade cultural. Constatamos que os professores não tinham um conhecimento do multiculturalismo de forma acadêmica e sim intuitiva, mesmo assim, percebemos que havia uma aproximação tênue entre o multiculturalismo liberal de esquerda e o crítico de resistência, conceituados por McLaren (1995). Os professores buscavam dar voz aos alunos, buscavam ampliar o leque de conhecimento valorizando e respeitando os conhecimentos culturais trazidos por eles.Imperial Editora do Colégio Pedro II2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 72-912525-591610.33025/tefe.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638/543Azevedo, Ivone Ouverney Santos deOsborne, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-15T22:07:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/638Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-06-15T22:07:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
title O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
spellingShingle O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
Azevedo, Ivone Ouverney Santos de
Pluralidade cultural
Multiculturalismo
Currículo.
title_short O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
title_full O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
title_fullStr O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
title_full_unstemmed O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
title_sort O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E O MULTICULTURALISMO: UM CAMINHO POSSÍVEL?
author Azevedo, Ivone Ouverney Santos de
author_facet Azevedo, Ivone Ouverney Santos de
Osborne, Renata
author_role author
author2 Osborne, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ivone Ouverney Santos de
Osborne, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Pluralidade cultural
Multiculturalismo
Currículo.
topic Pluralidade cultural
Multiculturalismo
Currículo.
description O presente estudo aborda o multiculturalismo no currículo da Educação Física do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão I. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso.  O objetivo foi analisar o conhecimento e propostas de trabalho dos professores de Educação Física sobre o multiculturalismo, partindo do tema transversal: pluralidade cultural. Constatamos que os professores não tinham um conhecimento do multiculturalismo de forma acadêmica e sim intuitiva, mesmo assim, percebemos que havia uma aproximação tênue entre o multiculturalismo liberal de esquerda e o crítico de resistência, conceituados por McLaren (1995). Os professores buscavam dar voz aos alunos, buscavam ampliar o leque de conhecimento valorizando e respeitando os conhecimentos culturais trazidos por eles.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/638/543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 1 n. 1 (2016): ABR/DEZ 2016; 72-91
2525-5916
10.33025/tefe.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178353561600