O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225 |
Resumo: | Uma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano. |
id |
UFAC-2_af87dc750d301c03e5aa94db7b27a7e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6225 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIASEstratégias de ensinoSmartphonesAplicativosEnsino em CiênciasUma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/622510.29327/268346.7.15-12Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-1852526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225/4294Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Wildson CardosoMartins, José LauroDiniz de Andrade, Lidiane Jesus, Weverson Cardoso de2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6225Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
title |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
spellingShingle |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS Assunção, Wildson Cardoso Estratégias de ensino Smartphones Aplicativos Ensino em Ciências |
title_short |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
title_full |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
title_fullStr |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
title_sort |
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
author |
Assunção, Wildson Cardoso |
author_facet |
Assunção, Wildson Cardoso Martins, José Lauro Diniz de Andrade, Lidiane Jesus, Weverson Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
Martins, José Lauro Diniz de Andrade, Lidiane Jesus, Weverson Cardoso de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Wildson Cardoso Martins, José Lauro Diniz de Andrade, Lidiane Jesus, Weverson Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de ensino Smartphones Aplicativos Ensino em Ciências |
topic |
Estratégias de ensino Smartphones Aplicativos Ensino em Ciências |
description |
Uma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225 10.29327/268346.7.15-12 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.15-12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225/4294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185 Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185 2526-5970 10.29327/268346.7.15 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221612896256 |