O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Wildson Cardoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, José Lauro, Diniz de Andrade, Lidiane, Jesus, Weverson Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225
Resumo: Uma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano.
id UFAC-2_af87dc750d301c03e5aa94db7b27a7e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6225
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIASEstratégias de ensinoSmartphonesAplicativosEnsino em CiênciasUma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/622510.29327/268346.7.15-12Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-1852526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225/4294Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Wildson CardosoMartins, José LauroDiniz de Andrade, Lidiane Jesus, Weverson Cardoso de2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6225Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
title O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
spellingShingle O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Assunção, Wildson Cardoso
Estratégias de ensino
Smartphones
Aplicativos
Ensino em Ciências
title_short O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
title_full O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
title_fullStr O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
title_full_unstemmed O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
title_sort O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
author Assunção, Wildson Cardoso
author_facet Assunção, Wildson Cardoso
Martins, José Lauro
Diniz de Andrade, Lidiane
Jesus, Weverson Cardoso de
author_role author
author2 Martins, José Lauro
Diniz de Andrade, Lidiane
Jesus, Weverson Cardoso de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Wildson Cardoso
Martins, José Lauro
Diniz de Andrade, Lidiane
Jesus, Weverson Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino
Smartphones
Aplicativos
Ensino em Ciências
topic Estratégias de ensino
Smartphones
Aplicativos
Ensino em Ciências
description Uma vez que cada tipo de ensino possui suas particularidades, as estratégias que envolvem as chamadas Tecnologias Digitais Contemporâneas – TDC’s, em especial os smartphones, passaram a ser grandes aliados dentro ou fora do âmbito escolar tradicional. Apesar dos desafios, buscou-se discutir sobre quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. Para isso, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura e elencou-se como objetivo geral: verificar quais são as possibilidades de uso de aplicativos de smartphones como estratégias de ensino em ciências. E os objetivos específicos: identificar a finalidade dos aplicativos utilizados no ensino em ciências; listar os aplicativos e sua aplicação descrita na literatura; descrever os desafios de ensino a partir das metodologias levantadas. Existem recursos disponíveis para todos os perfis curriculares, restando aos professores buscarem formações complementares e encontrarem a melhor maneira de engajar os estudantes com o uso de TDC’s que eles já fazem uso no cotidiano.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225
10.29327/268346.7.15-12
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.15-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6225/4294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185
Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 162-185
2526-5970
10.29327/268346.7.15
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221612896256