O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34759 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a utilização de novas tecnologias no ensino de Biologia focando na utilização do smartphone. Tendo como objetivo compreender as formas de utilização dos smartphones como ferramenta no processo de ensino–aprendizagem de ciências naturais / biologia, no Ensino Médio no município de Aperibé/RJ. A questão norteadora da pesquisa e a seguinte: É viável o uso do smartphone como ferramenta didática no ensino Ciências Naturais/ Biologia no tempo atual? Fundamentou-se, principalmente, nos trabalhos de Souza(2012), Fonseca (2013), Garcia (2013), Valente(2011), Antonio (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e conteúdos referentes na Base Nacional Comum Curricular. O estudo fundamentou-se na discussão dessa temática articulando os conteúdos pesquisados e das entrevistas com os alunos. Na análise do estudo se identifica os pontos onde o uso da tecnologia é favorável na implementação de um ensino que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, bem como os pontos de divergências encontrados. Diante disso, o que se pode entender com o estudo realizado é que a maioria dos pesquisados apontam que a utilização do smartphone propicia um benefício ao processo de ensino-aprendizagem, como: a aproximação e o interesse no aprendizado do ensino de Biologia, aproveitamento do tempo de ensino, novas práticas com possibilidade de realização de um ensino mais rico didaticamente, novas experiências e agregando no que é produzido em sala de aula. Conclui-se pelo material pesquisado, o pensamento dos teóricos, e pela pesquisa com os alunos da escola em Aperibé-RJ, há convergência de ideias sobre a implementação gradativa dessa tecnologia (smartphone) no âmbito educacional |
id |
UFF-2_34f351976b4005092151caf0c4d4468b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34759 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médioTecnologiaSmartphoneBiologiaEnsino-aprendizagemTechnologySmartphoneBiologyTeaching-learningEsta pesquisa tem como tema a utilização de novas tecnologias no ensino de Biologia focando na utilização do smartphone. Tendo como objetivo compreender as formas de utilização dos smartphones como ferramenta no processo de ensino–aprendizagem de ciências naturais / biologia, no Ensino Médio no município de Aperibé/RJ. A questão norteadora da pesquisa e a seguinte: É viável o uso do smartphone como ferramenta didática no ensino Ciências Naturais/ Biologia no tempo atual? Fundamentou-se, principalmente, nos trabalhos de Souza(2012), Fonseca (2013), Garcia (2013), Valente(2011), Antonio (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e conteúdos referentes na Base Nacional Comum Curricular. O estudo fundamentou-se na discussão dessa temática articulando os conteúdos pesquisados e das entrevistas com os alunos. Na análise do estudo se identifica os pontos onde o uso da tecnologia é favorável na implementação de um ensino que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, bem como os pontos de divergências encontrados. Diante disso, o que se pode entender com o estudo realizado é que a maioria dos pesquisados apontam que a utilização do smartphone propicia um benefício ao processo de ensino-aprendizagem, como: a aproximação e o interesse no aprendizado do ensino de Biologia, aproveitamento do tempo de ensino, novas práticas com possibilidade de realização de um ensino mais rico didaticamente, novas experiências e agregando no que é produzido em sala de aula. Conclui-se pelo material pesquisado, o pensamento dos teóricos, e pela pesquisa com os alunos da escola em Aperibé-RJ, há convergência de ideias sobre a implementação gradativa dessa tecnologia (smartphone) no âmbito educacionalThis research has as its theme the use of new technologies in the teaching of Biology, focusing on the use of the smartphone. Aiming to understand the ways of using smartphones as a tool in the teaching-learning process of natural sciences / biology, in high school in the municipality of Aperibé/RJ. The guiding question of the research is the following: Is it feasible to use the smartphone as a didactic tool in teaching Natural Sciences / Biology in the current time? ), Valente(2011), Antonio(2010) and in the National Common Curricular Base (2018). For that, a descriptive qualitative research is carried out, illustrated with some graphs from the bibliographical research and field research. It begins with a bibliographical review on the teaching of Biology and related contents in the National Common Curricular Base. The study was based on the discussion of this theme, articulating the researched contents and the interviews with the students. In the analysis of the study, the points where the use of technology is favorable in the implementation of a teaching that accompanies technological development are identified, as well as the points of divergence found. In view of this, what can be understood from the study carried out is that the majority of those surveyed point out that the use of the smartphone provides a benefit to the teaching-learning process, such as: approximation and interest in learning Biology teaching, use of the teaching time, new practices with the possibility of achieving a didatically richer teaching, new experiences and adding to what is produced in the classroom. It is concluded from the material researched, the thinking of theorists, and from the research with the students of the school in Aperibé-RJ, there is a convergence of ideas about the gradual implementation of this technology (smartphone) in the educational field.55 f.Pacheco, Margarida dos SantosRamos, Thiago da Silva2024-09-23T15:39:50Z2024-09-23T15:39:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34759CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T15:39:54Zoai:app.uff.br:1/34759Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T15:39:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
title |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
spellingShingle |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio Ramos, Thiago da Silva Tecnologia Smartphone Biologia Ensino-aprendizagem Technology Smartphone Biology Teaching-learning |
title_short |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
title_full |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
title_fullStr |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
title_sort |
O uso do smartphone na dinâmica do ensino de Ciências Naturais/Biologia no ensino médio |
author |
Ramos, Thiago da Silva |
author_facet |
Ramos, Thiago da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, Margarida dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Thiago da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Smartphone Biologia Ensino-aprendizagem Technology Smartphone Biology Teaching-learning |
topic |
Tecnologia Smartphone Biologia Ensino-aprendizagem Technology Smartphone Biology Teaching-learning |
description |
Esta pesquisa tem como tema a utilização de novas tecnologias no ensino de Biologia focando na utilização do smartphone. Tendo como objetivo compreender as formas de utilização dos smartphones como ferramenta no processo de ensino–aprendizagem de ciências naturais / biologia, no Ensino Médio no município de Aperibé/RJ. A questão norteadora da pesquisa e a seguinte: É viável o uso do smartphone como ferramenta didática no ensino Ciências Naturais/ Biologia no tempo atual? Fundamentou-se, principalmente, nos trabalhos de Souza(2012), Fonseca (2013), Garcia (2013), Valente(2011), Antonio (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018). Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa de forma descritiva, ilustrada com alguns gráficos a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e conteúdos referentes na Base Nacional Comum Curricular. O estudo fundamentou-se na discussão dessa temática articulando os conteúdos pesquisados e das entrevistas com os alunos. Na análise do estudo se identifica os pontos onde o uso da tecnologia é favorável na implementação de um ensino que acompanhe o desenvolvimento tecnológico, bem como os pontos de divergências encontrados. Diante disso, o que se pode entender com o estudo realizado é que a maioria dos pesquisados apontam que a utilização do smartphone propicia um benefício ao processo de ensino-aprendizagem, como: a aproximação e o interesse no aprendizado do ensino de Biologia, aproveitamento do tempo de ensino, novas práticas com possibilidade de realização de um ensino mais rico didaticamente, novas experiências e agregando no que é produzido em sala de aula. Conclui-se pelo material pesquisado, o pensamento dos teóricos, e pela pesquisa com os alunos da escola em Aperibé-RJ, há convergência de ideias sobre a implementação gradativa dessa tecnologia (smartphone) no âmbito educacional |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-23T15:39:50Z 2024-09-23T15:39:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34759 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823551136661504 |