AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699 |
Resumo: | Essa pesquisa apresenta um estudo do tipo estado da arte sobre as pesquisas brasileiras no Ensino de Química para deficientes visuais publicadas no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 2000 a 2019. Os objetivos desse estudo foram identificar e analisar as contribuições dos Fundamentos da Defectologia e da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski nessas pesquisas. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa. Foram encontradas 26 pesquisas (3 teses e 23 dissertações). O resultado evidenciou que os autores compreenderam que não existe diferença no processo cognitivo de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente; que a partir da mediação do professor o aluno deficiente visual tem condições de participar do processo de ensino e aprendizagem como os videntes; que a utilização de meios alternativos é essencial para auxiliar na construção do conhecimento do aluno com deficiência visual. |
id |
UFAC-2_bed277d1e2e0e24d92a33c64d69fbc67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4699 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019)Estado da arte; Deficiência visual; Ensino de Química; Teoria Histórico-CulturalEssa pesquisa apresenta um estudo do tipo estado da arte sobre as pesquisas brasileiras no Ensino de Química para deficientes visuais publicadas no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 2000 a 2019. Os objetivos desse estudo foram identificar e analisar as contribuições dos Fundamentos da Defectologia e da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski nessas pesquisas. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa. Foram encontradas 26 pesquisas (3 teses e 23 dissertações). O resultado evidenciou que os autores compreenderam que não existe diferença no processo cognitivo de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente; que a partir da mediação do professor o aluno deficiente visual tem condições de participar do processo de ensino e aprendizagem como os videntes; que a utilização de meios alternativos é essencial para auxiliar na construção do conhecimento do aluno com deficiência visual.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699Communitas; v. 5 n. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 346-364Communitas; Vol. 5 No. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 346-364Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 346-3642526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699/168Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael SoaresCarmem Lúcia costa Amaral2021-04-03T22:22:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4699Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-04-03T22:22:32Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) Silva, Rafael Soares Estado da arte; Deficiência visual; Ensino de Química; Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DA DEFECTOLOGIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O DEFICIENTE VISUAL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES (2000-2019) |
author |
Silva, Rafael Soares |
author_facet |
Silva, Rafael Soares Carmem Lúcia costa Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Carmem Lúcia costa Amaral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael Soares Carmem Lúcia costa Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da arte; Deficiência visual; Ensino de Química; Teoria Histórico-Cultural |
topic |
Estado da arte; Deficiência visual; Ensino de Química; Teoria Histórico-Cultural |
description |
Essa pesquisa apresenta um estudo do tipo estado da arte sobre as pesquisas brasileiras no Ensino de Química para deficientes visuais publicadas no banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 2000 a 2019. Os objetivos desse estudo foram identificar e analisar as contribuições dos Fundamentos da Defectologia e da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski nessas pesquisas. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa. Foram encontradas 26 pesquisas (3 teses e 23 dissertações). O resultado evidenciou que os autores compreenderam que não existe diferença no processo cognitivo de um aluno com deficiência visual e um aluno vidente; que a partir da mediação do professor o aluno deficiente visual tem condições de participar do processo de ensino e aprendizagem como os videntes; que a utilização de meios alternativos é essencial para auxiliar na construção do conhecimento do aluno com deficiência visual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4699/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 5 n. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 346-364 Communitas; Vol. 5 No. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 346-364 Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 346-364 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223700611072 |