GESTIÓN Y ACCIÓN DE LAS POLÍTICAS DE ASISTENCIA AL ESTUDIANTE EN UFAC: EL PROGRAMA PRO-INCLUSIÓN
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3379 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Sede, e teve como objetivo a análise dos processos de materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto da criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES). Para tanto, o estudo pautou-se na materialização de uma ação de Assistência Estudantil (AE) especifica, a saber: Programa Pró-Inclusão. Considerou-se como instrumento de pesquisa os editais publicados pela instituição dos períodos de 2013 a 2019, buscando identificar: o contingente de estudantes dos cursos de graduação beneficiados pela ação; a proporção da demanda em relação à oferta da ação; os cursos que atendem o maior número de estudantes bolsistas. Como resultados das questões suscitadas, tem-se que, 2.123 (dois mil, cento e vinte e três) estudantes foram beneficiados; um equilíbrio nos primeiros anos (2013 a 2015; coeficiente menor de 01 por vaga) e significativa distorção nos anos seguintes (2016 e 2019; valor superior a 01 por vaga); Engenharia Florestal, História Licenciatura e Geografia Licenciatura, são os cursos que ocupam os três primeiros lugares em relação ao atendimento dos estudantes bolsistas. |
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GESTIÓN Y ACCIÓN DE LAS POLÍTICAS DE ASISTENCIA AL ESTUDIANTE EN UFAC: EL PROGRAMA PRO-INCLUSIÓNMANAGEMENT AND ACTION OF STUDENT ASSISTANCE POLICIES AT UFAC: THE PRO-INCLUSION PROGRAMGESTÃO E AÇÃO DAS POLÍTICAS ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFAC: O PROGRAMA PRÓ-INCLUSÃOStudent Assistance PolicyPNAESAccess and PermanenceCollege educationFederal University of AcrePolítica de asistencia al estudiantePNAESAcceso y permanenciaEducación universitariaUniversidad Federal de AcrePolítica de Assistência EstudantilPNAESAcesso e PermanênciaEducação superiorUniversidade Federal do AcreEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Sede, e teve como objetivo a análise dos processos de materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto da criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES). Para tanto, o estudo pautou-se na materialização de uma ação de Assistência Estudantil (AE) especifica, a saber: Programa Pró-Inclusão. Considerou-se como instrumento de pesquisa os editais publicados pela instituição dos períodos de 2013 a 2019, buscando identificar: o contingente de estudantes dos cursos de graduação beneficiados pela ação; a proporção da demanda em relação à oferta da ação; os cursos que atendem o maior número de estudantes bolsistas. Como resultados das questões suscitadas, tem-se que, 2.123 (dois mil, cento e vinte e três) estudantes foram beneficiados; um equilíbrio nos primeiros anos (2013 a 2015; coeficiente menor de 01 por vaga) e significativa distorção nos anos seguintes (2016 e 2019; valor superior a 01 por vaga); Engenharia Florestal, História Licenciatura e Geografia Licenciatura, são os cursos que ocupam os três primeiros lugares em relação ao atendimento dos estudantes bolsistas.This work presents the results of a research carried out at the Federal University of Acre (UFAC) Campus Sede, and aimed at analyzing the materialization processes of the National Student Assistance Program (PNAES) in the context of the creation of the Dean of Student Affairs ( PROAES). For this purpose, the study was based on the implementation of a specific Student Assistance (AE) action, namely: Pro-Inclusion Program. Public notices published by the institution from the periods 2013 to 2019 were considered as a research instrument, seeking to identify: the number of undergraduate students benefited by the action; the proportion of the demand in relation to the share offer; courses that serve the largest number of scholarship students. As a result of the questions raised, 2,123 (two thousand, one hundred and twenty-three) students were benefited; a balance in the first years (2013 to 2015; coefficient less than 01 per vacancy) and significant distortion in the following years (2016 and 2019; value greater than 01 per vacancy); Forest Engineering, History Degree and Geography Degree, are the courses that occupy the first three places in relation to the attendance of scholarship students.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3379Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 351-367Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 351-367Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 351-3672526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3379/2220Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier Silva, Adão RogérioAssen de Carvalho, Markc Clark2020-06-11T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3379Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2020-06-11T12:05:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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