Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MINHOTO, Maria Angelica Pedra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CESPEDES, Juliana Garcia, ROSA, Anderson da Silva, OLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=pt
https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902418
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61248
Resumo: O Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.
id UFSP_44f5e62735cc50f3072bdb11e55e223f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61248
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São PauloImpact Evaluation of the Student Permanence Program of the Universidade Federal de São PauloAvaliação de políticas públicas; Pnaes; Permanência estudantil; Desempenho acadêmico; Ensino SuperiorO Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.Não recebi financiamentoFundação CESGRANRIOhttp://lattes.cnpq.br/6564510847928702MINHOTO, Maria Angelica PedraCESPEDES, Juliana GarciaROSA, Anderson da SilvaOLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira de2021-07-07T22:11:18Z2021-07-07T22:11:18Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 1-25application/pdfhttps://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=ptASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_ Evasao_ Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 3 maio 2016. Era Brasil ASSIS, A. C. L. et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 125-146, dez. 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125 BRASIL. Decreto No 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2007. BRASIL. Decreto No 7.234, de 19 de julho de 2010a. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. BRASIL. Emenda Constitucional no 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2016. BRASIL. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Portal MEC. Brasília, DF, 2010B. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes. Acesso em: 22 maio 2019. CALDAS, A. C. Aumenta número de estudantes universitários precisando de assistência estudantil. Brasil de Fato. 18 mar. 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/03/18/aumenta- numero-de-estudantes-universitarios-precisando-de-assistencia-estudantil Acesso em: 25 mar. 2019. CAMPOS, L. C. Políticas de permanência estudantil em cursos de licenciaturas no período de 2007 a 2017: a experiência da universidade federal do triângulo mineiro. (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. CAVAIGNAC, M. D.; LOIOLA, E. M. A assistência estudantil e o acesso dos jovens da região do sertão de Crateús ao ensino superior: um estudo com alunos do IFCE. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 167-189, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.663 DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Educação. MEC quer que universidade federal aumente captação de recursos próprios. Portal Diário de Pernambuco. 23 jan. 2019. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ brasil/2019/01/23/interna_brasil,774817/mec-quer-que-universidade-federal- aumente-captacao-de-recursos-proprio.shtml. Acesso em: 25 mar. 2019. GERTLER, P. J. et al. Avaliação de impacto na prática. 2. ed. Washington, DC: The World Bank. 2018. Disponível em: https://openknowledge. worldbank.org/bitstream/handle/10986/25030/9781464808890.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020. GLOBO. Educação. Veja o impacto do corte de verbas em universidades e institutos federais de 14 estados. Portal G1. 28 jul. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/veja-o-impacto-do-corte-de-verbas- em-universidades-e-institutos-federais-de-14-estados.ghtml Acesso em: 25 mar. 2019. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília. DF, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da- educacao-superior. Acesso em: 18 jun. 2020. MACHADO, P. J.; PAN, M. A. G. S. Política pública e subjetividade: a assistência estudantil na universidade. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 184-198, 2014. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.15929 MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. O compromisso com o curso no processo de permanência/evasão no Ensino Superior: algumas contribuições. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Ed. e Livraria Universitária, 2004. p. 188-219. MORAES, M. R. O processo de assistencialização das políticas sociais e a seguridade social brasileira. Revista Temas e Matizes, Cascavel, v. 9, n. 17, p. 177-200, 2010. PEREIRA, T. I.; SILVA, L. F. S. C. As políticas públicas do Ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 10-31, 2010. https://doi.org/10.22456/1982-5269.16316 PRESTES, E. M. T.; JEZINE, E.; SCOCUGLIA, A. C. Democratização do ensino superior brasileiro: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 21, p. 199-218, 2012. RECKTENVALD, M.; MATTEI, L.; PEREIRA, V. A. Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 405-423, jul./out. 2018. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000200008 SACCARO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. A. Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA - ANPEC, 44., 2016, Foz do Iguaçu. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/10648. Aceito em: 19 nov. 2018. SANCHES, R. R. As políticas de assistência estudantil no Brasil. História, Movimento e Reflexão, Barretos, v. 2, n. 1, p. 1-20, 2014. Disponível: https://goo.gl/pKqLPi. Acesso em: 10 nov. 2018. SEN, A. Desigualdade como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. SEN, A. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001. SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007 SOUZA, R. C.; COSTA, M. A. T. S. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 362-385, jun. 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801803 TOLEDO, L. F. Orçamento das universidades federais do País cai R$ 3,4 bilhões em três anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Educação, 31 ago. 2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/ geral,orcamento-das-universidades-federais-do-pais-cai-r-3-4-bilhoes-em-tres- anos,70001957732. Acesso em: 25 mar. 2019. TOLEDO, M. Sem dinheiro, universidade federal reduz obra, pesquisa e até bandejão. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 out. 2017. Cotidiano – Educação. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/10/1929952- sem-dinheiro-universidade-federal-reduz-obra-pesquisa-e-ate-bandejao.shtml Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Análise do perfil dos estudantes ingressantes da Unifesp. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/prae/comissoes/cepeg/ documentos/perfil-geral. Acesso em: 18 jun. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Esclarecimentos importantes sobre assistência estudantil - Unifesp. São Paulo, 2018. Disponível em: https://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia &m=ler&cod=458fdc0545 Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Números e indicadores Unifesp. São Paulo, 2019a. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/indicadores/graduacao. Acesso em: 15 fev. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Programa Auxílio para Estudantes – PAPE. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/programa-pape. Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Relatório de Controle PAPE. São Paulo, 2019b. Disponível em: https://www.unifesp.br/ reitoria/prae/programas/programas/pape-e-pbp/pape. Acesso em: 18 jun 2020.https://doi.org/10.1590/S0104-4036202100029024181809-4465https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61248porEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoRio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T16:26:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61248Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T16:26:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
Impact Evaluation of the Student Permanence Program of the Universidade Federal de São Paulo
title Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
spellingShingle Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
MINHOTO, Maria Angelica Pedra
Avaliação de políticas públicas; Pnaes; Permanência estudantil; Desempenho acadêmico; Ensino Superior
title_short Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
title_full Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
title_fullStr Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
title_full_unstemmed Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
title_sort Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo
author MINHOTO, Maria Angelica Pedra
author_facet MINHOTO, Maria Angelica Pedra
CESPEDES, Juliana Garcia
ROSA, Anderson da Silva
OLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira de
author_role author
author2 CESPEDES, Juliana Garcia
ROSA, Anderson da Silva
OLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6564510847928702
dc.contributor.author.fl_str_mv MINHOTO, Maria Angelica Pedra
CESPEDES, Juliana Garcia
ROSA, Anderson da Silva
OLIVEIRA, Suzana Cristina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de políticas públicas; Pnaes; Permanência estudantil; Desempenho acadêmico; Ensino Superior
topic Avaliação de políticas públicas; Pnaes; Permanência estudantil; Desempenho acadêmico; Ensino Superior
description O Programa de Auxílio Para Estudantes (Pape), da Universidade Federal de São Paulo, destina-se à assistência de estudantes com renda familiar per capita de até a 1,5 salário mínimo para garantir sua permanência na universidade. Os recursos vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O artigo analisa a eficácia do Pape e os possíveis impactos sobre o desempenho acadêmico. Para tanto, são comparados a evasão e os coeficientes de rendimento entre os participantes do Pape e os não participantes com perfil de renda igual. Os resultados mostram que, entre os participantes do Pape, o percentual de evadidos é menor e que o coeficiente de rendimento é maior e menos disperso. Conclui-se que o programa tem sido eficaz para garantir a permanência de estudantes vulneráveis e para promover condições de melhor desempenho acadêmico, porém, para preservá-lo, seria preciso ampliar seus recursos e transformar o Pnaes em política de Estado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-07T22:11:18Z
2021-07-07T22:11:18Z
2021-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=pt
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_ Evasao_ Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 3 maio 2016. Era Brasil ASSIS, A. C. L. et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 125-146, dez. 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125 BRASIL. Decreto No 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2007. BRASIL. Decreto No 7.234, de 19 de julho de 2010a. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. BRASIL. Emenda Constitucional no 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2016. BRASIL. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Portal MEC. Brasília, DF, 2010B. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes. Acesso em: 22 maio 2019. CALDAS, A. C. Aumenta número de estudantes universitários precisando de assistência estudantil. Brasil de Fato. 18 mar. 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/03/18/aumenta- numero-de-estudantes-universitarios-precisando-de-assistencia-estudantil Acesso em: 25 mar. 2019. CAMPOS, L. C. Políticas de permanência estudantil em cursos de licenciaturas no período de 2007 a 2017: a experiência da universidade federal do triângulo mineiro. (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. CAVAIGNAC, M. D.; LOIOLA, E. M. A assistência estudantil e o acesso dos jovens da região do sertão de Crateús ao ensino superior: um estudo com alunos do IFCE. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 167-189, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.663 DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Educação. MEC quer que universidade federal aumente captação de recursos próprios. Portal Diário de Pernambuco. 23 jan. 2019. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ brasil/2019/01/23/interna_brasil,774817/mec-quer-que-universidade-federal- aumente-captacao-de-recursos-proprio.shtml. Acesso em: 25 mar. 2019. GERTLER, P. J. et al. Avaliação de impacto na prática. 2. ed. Washington, DC: The World Bank. 2018. Disponível em: https://openknowledge. worldbank.org/bitstream/handle/10986/25030/9781464808890.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020. GLOBO. Educação. Veja o impacto do corte de verbas em universidades e institutos federais de 14 estados. Portal G1. 28 jul. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/veja-o-impacto-do-corte-de-verbas- em-universidades-e-institutos-federais-de-14-estados.ghtml Acesso em: 25 mar. 2019. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília. DF, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da- educacao-superior. Acesso em: 18 jun. 2020. MACHADO, P. J.; PAN, M. A. G. S. Política pública e subjetividade: a assistência estudantil na universidade. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 184-198, 2014. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.15929 MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. O compromisso com o curso no processo de permanência/evasão no Ensino Superior: algumas contribuições. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Ed. e Livraria Universitária, 2004. p. 188-219. MORAES, M. R. O processo de assistencialização das políticas sociais e a seguridade social brasileira. Revista Temas e Matizes, Cascavel, v. 9, n. 17, p. 177-200, 2010. PEREIRA, T. I.; SILVA, L. F. S. C. As políticas públicas do Ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 10-31, 2010. https://doi.org/10.22456/1982-5269.16316 PRESTES, E. M. T.; JEZINE, E.; SCOCUGLIA, A. C. Democratização do ensino superior brasileiro: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 21, p. 199-218, 2012. RECKTENVALD, M.; MATTEI, L.; PEREIRA, V. A. Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 405-423, jul./out. 2018. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000200008 SACCARO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. A. Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA - ANPEC, 44., 2016, Foz do Iguaçu. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/10648. Aceito em: 19 nov. 2018. SANCHES, R. R. As políticas de assistência estudantil no Brasil. História, Movimento e Reflexão, Barretos, v. 2, n. 1, p. 1-20, 2014. Disponível: https://goo.gl/pKqLPi. Acesso em: 10 nov. 2018. SEN, A. Desigualdade como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. SEN, A. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001. SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007 SOUZA, R. C.; COSTA, M. A. T. S. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 362-385, jun. 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801803 TOLEDO, L. F. Orçamento das universidades federais do País cai R$ 3,4 bilhões em três anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Educação, 31 ago. 2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/ geral,orcamento-das-universidades-federais-do-pais-cai-r-3-4-bilhoes-em-tres- anos,70001957732. Acesso em: 25 mar. 2019. TOLEDO, M. Sem dinheiro, universidade federal reduz obra, pesquisa e até bandejão. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 out. 2017. Cotidiano – Educação. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/10/1929952- sem-dinheiro-universidade-federal-reduz-obra-pesquisa-e-ate-bandejao.shtml Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Análise do perfil dos estudantes ingressantes da Unifesp. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/prae/comissoes/cepeg/ documentos/perfil-geral. Acesso em: 18 jun. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Esclarecimentos importantes sobre assistência estudantil - Unifesp. São Paulo, 2018. Disponível em: https://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia &m=ler&cod=458fdc0545 Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Números e indicadores Unifesp. São Paulo, 2019a. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/indicadores/graduacao. Acesso em: 15 fev. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Programa Auxílio para Estudantes – PAPE. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/programa-pape. Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Relatório de Controle PAPE. São Paulo, 2019b. Disponível em: https://www.unifesp.br/ reitoria/prae/programas/programas/pape-e-pbp/pape. Acesso em: 18 jun 2020.
https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902418
1809-4465
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61248
url https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgmjrb7dTJKdFKGHvVPWNC/abstract/?lang=pt
https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902418
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61248
identifier_str_mv ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_ Evasao_ Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 3 maio 2016. Era Brasil ASSIS, A. C. L. et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 125-146, dez. 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p125 BRASIL. Decreto No 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2007. BRASIL. Decreto No 7.234, de 19 de julho de 2010a. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. BRASIL. Emenda Constitucional no 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2016. BRASIL. Lei N° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Portal MEC. Brasília, DF, 2010B. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes. Acesso em: 22 maio 2019. CALDAS, A. C. Aumenta número de estudantes universitários precisando de assistência estudantil. Brasil de Fato. 18 mar. 2019. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/03/18/aumenta- numero-de-estudantes-universitarios-precisando-de-assistencia-estudantil Acesso em: 25 mar. 2019. CAMPOS, L. C. Políticas de permanência estudantil em cursos de licenciaturas no período de 2007 a 2017: a experiência da universidade federal do triângulo mineiro. (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. CAVAIGNAC, M. D.; LOIOLA, E. M. A assistência estudantil e o acesso dos jovens da região do sertão de Crateús ao ensino superior: um estudo com alunos do IFCE. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 167-189, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.663 DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Educação. MEC quer que universidade federal aumente captação de recursos próprios. Portal Diário de Pernambuco. 23 jan. 2019. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ brasil/2019/01/23/interna_brasil,774817/mec-quer-que-universidade-federal- aumente-captacao-de-recursos-proprio.shtml. Acesso em: 25 mar. 2019. GERTLER, P. J. et al. Avaliação de impacto na prática. 2. ed. Washington, DC: The World Bank. 2018. Disponível em: https://openknowledge. worldbank.org/bitstream/handle/10986/25030/9781464808890.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020. GLOBO. Educação. Veja o impacto do corte de verbas em universidades e institutos federais de 14 estados. Portal G1. 28 jul. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/veja-o-impacto-do-corte-de-verbas- em-universidades-e-institutos-federais-de-14-estados.ghtml Acesso em: 25 mar. 2019. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília. DF, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da- educacao-superior. Acesso em: 18 jun. 2020. MACHADO, P. J.; PAN, M. A. G. S. Política pública e subjetividade: a assistência estudantil na universidade. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 184-198, 2014. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.15929 MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. O compromisso com o curso no processo de permanência/evasão no Ensino Superior: algumas contribuições. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Ed. e Livraria Universitária, 2004. p. 188-219. MORAES, M. R. O processo de assistencialização das políticas sociais e a seguridade social brasileira. Revista Temas e Matizes, Cascavel, v. 9, n. 17, p. 177-200, 2010. PEREIRA, T. I.; SILVA, L. F. S. C. As políticas públicas do Ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização? Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 10-31, 2010. https://doi.org/10.22456/1982-5269.16316 PRESTES, E. M. T.; JEZINE, E.; SCOCUGLIA, A. C. Democratização do ensino superior brasileiro: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 21, p. 199-218, 2012. RECKTENVALD, M.; MATTEI, L.; PEREIRA, V. A. Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 2, p. 405-423, jul./out. 2018. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000200008 SACCARO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. A. Retenção e evasão no ensino superior brasileiro: uma análise dos efeitos da bolsa permanência do PNAES. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA - ANPEC, 44., 2016, Foz do Iguaçu. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/10648. Aceito em: 19 nov. 2018. SANCHES, R. R. As políticas de assistência estudantil no Brasil. História, Movimento e Reflexão, Barretos, v. 2, n. 1, p. 1-20, 2014. Disponível: https://goo.gl/pKqLPi. Acesso em: 10 nov. 2018. SEN, A. Desigualdade como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. SEN, A. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001. SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007 SOUZA, R. C.; COSTA, M. A. T. S. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 362-385, jun. 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801803 TOLEDO, L. F. Orçamento das universidades federais do País cai R$ 3,4 bilhões em três anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Educação, 31 ago. 2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/ geral,orcamento-das-universidades-federais-do-pais-cai-r-3-4-bilhoes-em-tres- anos,70001957732. Acesso em: 25 mar. 2019. TOLEDO, M. Sem dinheiro, universidade federal reduz obra, pesquisa e até bandejão. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 out. 2017. Cotidiano – Educação. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/10/1929952- sem-dinheiro-universidade-federal-reduz-obra-pesquisa-e-ate-bandejao.shtml Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Análise do perfil dos estudantes ingressantes da Unifesp. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/institucional/prae/comissoes/cepeg/ documentos/perfil-geral. Acesso em: 18 jun. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Esclarecimentos importantes sobre assistência estudantil - Unifesp. São Paulo, 2018. Disponível em: https://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia &m=ler&cod=458fdc0545 Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Números e indicadores Unifesp. São Paulo, 2019a. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/indicadores/graduacao. Acesso em: 15 fev. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Programa Auxílio para Estudantes – PAPE. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/programa-pape. Acesso em: 25 mar. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP. Relatório de Controle PAPE. São Paulo, 2019b. Disponível em: https://www.unifesp.br/ reitoria/prae/programas/programas/pape-e-pbp/pape. Acesso em: 18 jun 2020.
1809-4465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 1-25
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268324160208896