PRÁTICASPOLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DO PEJA NO CONTEXTO DA COVID-19: : táticas e (im)possibilidades
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5649 |
Resumo: | Exploramos neste artigo a trajetória de escolarização dos trabalhadores que estudam no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do município do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de COVID-19. Problematiza-se a posição da EJA na periferia do sistema educacional brasileiro e os desdobramentos nas diretrizes do ensino remoto delineadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Partindo da perspectiva qualitativa ancorada na abordagem da análise documental, buscam-se os inéditos-viáveis e táticas produzidas pelos professores nas interações virtuais com os estudantes. Reconhecemos que a educação escolar na EJA só acontece se articulada às possibilidades e limites da formação e da humanização socioespacial dos educandos e dos professores. Nesse sentido, uma nova realidade se configura e nos convoca enquanto profissionais da educação a construir outros sentidos pedagógicos no distanciamento físico e social com o desafio de continuar pulsando na vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar com uma presença humanizadora do viver periférico dos sujeitos dessa modalidade. |
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PRÁTICASPOLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DO PEJA NO CONTEXTO DA COVID-19: : táticas e (im)possibilidadesEducação de Jovens e Adultosensino remototáticas de aprendizagemExploramos neste artigo a trajetória de escolarização dos trabalhadores que estudam no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do município do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de COVID-19. Problematiza-se a posição da EJA na periferia do sistema educacional brasileiro e os desdobramentos nas diretrizes do ensino remoto delineadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Partindo da perspectiva qualitativa ancorada na abordagem da análise documental, buscam-se os inéditos-viáveis e táticas produzidas pelos professores nas interações virtuais com os estudantes. Reconhecemos que a educação escolar na EJA só acontece se articulada às possibilidades e limites da formação e da humanização socioespacial dos educandos e dos professores. Nesse sentido, uma nova realidade se configura e nos convoca enquanto profissionais da educação a construir outros sentidos pedagógicos no distanciamento físico e social com o desafio de continuar pulsando na vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar com uma presença humanizadora do viver periférico dos sujeitos dessa modalidade.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5649Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 157-172Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 157-172Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 157-1722526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5649/3230Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Figueiras, Sandro Tiago Rodrigues, Allan2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5649Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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