A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Maria Denise [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Silmara Moraes da [UNESP], Passos, Luana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211
http://hdl.handle.net/11449/106766
Resumo: Educar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
id UNSP_7334688b9d77a54cefee81e79bf3b2a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106766
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJACitizenship debate: the prospects of the students of PEJACidadaniaEducaçãoEnsinoEducação de Jovens e AdultosEducar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.To educate for citizenship is the aim of the contemporary education. From this premise we developed with our PEJA students a reflection about the concept of citizenship, with the purpose of understanding what are the sense and the meaning they assign to the concept. The results of this classroom reflection were systematized at the present article. For this, we firstly elaborated a brief summary to recover the origin and the meaning of the concept of citizenship in view of the classical and contemporary liberalism. Then, we present the analysis we made from the texts that were produced by the students about the question: what is citizenship? Finally, we elaborated some considerations on the importance of an extension project like PEJA to the students that participate in it, and to the students of the Undergraduate Course of Pedagogy who are in the project as well. Thus, this is a project with institutional extension and it consolidates itself as a key place to the aim of what is worth to the public university: the indissociability’s practice of teaching-research-extension.Departamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas IBILCE/UNESP – Campus de São José do Rio PretoUNESP – Campus de São José do Rio PretoDepartamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas IBILCE/UNESP – Campus de São José do Rio PretoUNESP – Campus de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guedes, Maria Denise [UNESP]Silva, Silmara Moraes da [UNESP]Passos, Luana [UNESP]2014-06-24T19:53:33Z2014-06-24T19:53:33Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106766ISSN1981-8106-2009-19-33-37-48.pdf9443992129856023Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:27:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:48.726275Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
Citizenship debate: the prospects of the students of PEJA
title A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
spellingShingle A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
Guedes, Maria Denise [UNESP]
Cidadania
Educação
Ensino
Educação de Jovens e Adultos
title_short A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
title_full A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
title_fullStr A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
title_full_unstemmed A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
title_sort A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
author Guedes, Maria Denise [UNESP]
author_facet Guedes, Maria Denise [UNESP]
Silva, Silmara Moraes da [UNESP]
Passos, Luana [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Silmara Moraes da [UNESP]
Passos, Luana [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Maria Denise [UNESP]
Silva, Silmara Moraes da [UNESP]
Passos, Luana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação
Ensino
Educação de Jovens e Adultos
topic Cidadania
Educação
Ensino
Educação de Jovens e Adultos
description Educar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-30
2014-06-24T19:53:33Z
2014-06-24T19:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/106766
ISSN1981-8106-2009-19-33-37-48.pdf
9443992129856023
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211
http://hdl.handle.net/11449/106766
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
1981-8106
ISSN1981-8106-2009-19-33-37-48.pdf
9443992129856023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129596055355392