A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211 http://hdl.handle.net/11449/106766 |
Resumo: | Educar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. |
id |
UNSP_7334688b9d77a54cefee81e79bf3b2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/106766 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJACitizenship debate: the prospects of the students of PEJACidadaniaEducaçãoEnsinoEducação de Jovens e AdultosEducar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.To educate for citizenship is the aim of the contemporary education. From this premise we developed with our PEJA students a reflection about the concept of citizenship, with the purpose of understanding what are the sense and the meaning they assign to the concept. The results of this classroom reflection were systematized at the present article. For this, we firstly elaborated a brief summary to recover the origin and the meaning of the concept of citizenship in view of the classical and contemporary liberalism. Then, we present the analysis we made from the texts that were produced by the students about the question: what is citizenship? Finally, we elaborated some considerations on the importance of an extension project like PEJA to the students that participate in it, and to the students of the Undergraduate Course of Pedagogy who are in the project as well. Thus, this is a project with institutional extension and it consolidates itself as a key place to the aim of what is worth to the public university: the indissociability’s practice of teaching-research-extension.Departamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas IBILCE/UNESP – Campus de São José do Rio PretoUNESP – Campus de São José do Rio PretoDepartamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas IBILCE/UNESP – Campus de São José do Rio PretoUNESP – Campus de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guedes, Maria Denise [UNESP]Silva, Silmara Moraes da [UNESP]Passos, Luana [UNESP]2014-06-24T19:53:33Z2014-06-24T19:53:33Z2009-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/106766ISSN1981-8106-2009-19-33-37-48.pdf9443992129856023Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T06:27:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:12:48.726275Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA Citizenship debate: the prospects of the students of PEJA |
title |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA |
spellingShingle |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA Guedes, Maria Denise [UNESP] Cidadania Educação Ensino Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA |
title_full |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA |
title_fullStr |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA |
title_full_unstemmed |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA |
title_sort |
A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA |
author |
Guedes, Maria Denise [UNESP] |
author_facet |
Guedes, Maria Denise [UNESP] Silva, Silmara Moraes da [UNESP] Passos, Luana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Silmara Moraes da [UNESP] Passos, Luana [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Maria Denise [UNESP] Silva, Silmara Moraes da [UNESP] Passos, Luana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Educação Ensino Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Cidadania Educação Ensino Educação de Jovens e Adultos |
description |
Educar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-30 2014-06-24T19:53:33Z 2014-06-24T19:53:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211 Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/106766 ISSN1981-8106-2009-19-33-37-48.pdf 9443992129856023 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3211 http://hdl.handle.net/11449/106766 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009. 1981-8106 ISSN1981-8106-2009-19-33-37-48.pdf 9443992129856023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129596055355392 |