EDUCATION FROM AN INCLUSIVE PERSPECTIVE AT THE STATE SCHOOL SENATOR ADALBERTO SENA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4488 |
Resumo: | Este trabalho objetiva compreender o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência na Escola Estadual Senador Adalberto Sena (SAS), localizada no município de Rio Branco. O estudo foi realizado mediante a disciplina de Pesquisa histórica, através de revisões bibliográficas, análise exploratória da escola, entrevistas com professores e mediadores para uma maior relação de proximidade de informações e dados, além do amparo legal dos artigos 205 e 208 da Constituição Federal de 1888, acrescido do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei n° 8.069/90 com especial atenção ao seu artigo 55 -, somando-se as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica- CNE nº 04/2009, aduzido da Declaração de Salamanca. Usamos como embasamento teórico Mantoan (2003; 2011); Carvalho (2008); entre outros. O intuito foi buscar identificar o público alvo da educação especial, e conhecer os avanços e dificuldades encontradas pela com a chegada dos alunos com deficiência. |
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EDUCATION FROM AN INCLUSIVE PERSPECTIVE AT THE STATE SCHOOL SENATOR ADALBERTO SENA EDUCACIÓN EN UNA PERSPECTIVA INCLUSIVA EN EL SENADOR ESTATAL ADALBERTO SENAEDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR ADALBERTO SENAEducationEquityInclusive perspectiveEducaçãoEquidadePerspectiva inclusivaEducaciónEquidadPerspectiva inclusivaEste trabalho objetiva compreender o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência na Escola Estadual Senador Adalberto Sena (SAS), localizada no município de Rio Branco. O estudo foi realizado mediante a disciplina de Pesquisa histórica, através de revisões bibliográficas, análise exploratória da escola, entrevistas com professores e mediadores para uma maior relação de proximidade de informações e dados, além do amparo legal dos artigos 205 e 208 da Constituição Federal de 1888, acrescido do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei n° 8.069/90 com especial atenção ao seu artigo 55 -, somando-se as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica- CNE nº 04/2009, aduzido da Declaração de Salamanca. Usamos como embasamento teórico Mantoan (2003; 2011); Carvalho (2008); entre outros. O intuito foi buscar identificar o público alvo da educação especial, e conhecer os avanços e dificuldades encontradas pela com a chegada dos alunos com deficiência.Este trabajo tiene como objetivo entender el proceso de inclusión escolar de los estudiantes con discapacidades en la Escuela Estatal Senador Adalberto Sena (SAS), situado en el municipio de Rio Branco. El estudio se llevó a cabo a través de la disciplina de investigación histórica, a través de revisiones bibliográficas, análisis exploratorio de la escuela, entrevistas con profesores y mediadores para una mayor relación de proximidad a la información y los datos, además de la protección jurídica de los artículos 205 y 208 de la Constitución Federal de 1888, más el Estatuto del Niño y del Adolescente (CEA) - Ley No 8.069/90 con especial atención al artículo 55 -, además de las Directrices Nacionales para la Educación Especial en Educación Básica - CNE No 04/2009, a propuesta de la Declaración de Salamanca. Utilizamos Mantoan como base teórica (2003; 2011); Carvalho (2008); entre otros. El objetivo era identificar el público objetivo de la educación especial, y conocer los avances y dificultades encontrados por la llegada de los estudiantes con discapacidades.This work aims to understand the process of school inclusion of students with disabilities in the State School Senador Adalberto Sena (SAS), located in the municipality of Rio Branco. The study was conducted through the discipline of Historical Research, through bibliographic reviews, exploratory analysis of the school, interviews with teachers and mediators for a greater relationship of proximity to information and data, in addition to the legal support of Articles 205 and 208 of the Federal Constitution of 1888, plus the Statute of children and adolescents (ECA) - Law No. 8,069/90 with special attention to article 55 - in addition to the National Guidelines for Special Education in Basic Education - CNE nº. 04/2009, adducted from the Salamanca Declaration. We use Mantoan as a theoretical basis (2003; 2011); Carvalho (2008); among others. The aim was to identify the target audience of special education, and to know the advances and difficulties encountered by the arrival of students with disabilities.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4488Communitas; v. 5 n. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 334-345Communitas; Vol. 5 No. 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 334-345Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2021): POLÍTICAS PÚBLICAS E IGUALDADE DE GÊNERO: estratégias de resistência e existência; 334-3452526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4488/145Copyright (c) 2020 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva França, Jardel2021-04-03T22:22:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4488Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-04-03T22:22:32Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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