BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Graciele Fernandes Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mattos, Zaine Simas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1182
Resumo: BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES Reusmo: A escola tem se constituído, historicamente, em um espaço de disciplinamento e posicionamento dos corpos (FOUCAULT, 2009). Vem ensinando, sutilmente, modos de ser e estar no mundo, (re)produzindo desigualdades, construindo identidades e diferenças. Contudo, na contemporaneidade, alguns olhares aguçados utilizam o espaço escolar como lugar de desconstrução das naturalizações e de identidades duras e marcadas, questionando as essencializações presentes nesse ambiente. No presente artigo trazemos um episódio ocorrido no cotidiano de uma escola pública municipal de Juiz de Fora/MG para problematizarmos os atravessamentos de gênero e de raça que atuam no posicionamento de meninas em um padrão hegemônico de gênero. Para tanto, recorremos aos estudos foucaultianos, estudos culturais e de gênero numa perspectiva pós-estruturalista. Objetivando (re)pensar a tecedura de saberesfazeres docentes, considerando as inúmeras e quase invisíveis possibilidades que se apresentam aos praticantes do ordinário (CERTEAU, 1994) não somente de repetição, mas de transformação de suas redes de subjetividades. Problematizamos os silêncios e os silenciamentos que atravessam a prática docente, bem como os olhares atentos que desinvisibilizam (SANTOS, 2005) tais silêncios/silenciamentos.Palavras-chave: Silenciamentos; Prática Docente; Estudos Foucaultianos. WITCHES OR FAIRIES: SCHOOL AS SPACE FOR PROBLEMATIZATIONS Abstract: The school has historically constituted a space of disciplining and positioning of bodies (FOUCAULT, 2009). It teaches, subtly, ways of being and being in the world, (re) producing inequalities, constructing identities and differences. However, in contemporary times, some sharp looks use the school space as a place of deconstruction of naturalizations and hard and marked identities, questioning the essentializations present in this environment. In the present article we bring an episode occurred in the daily life of a municipal public school in Juiz de Fora / MG to problematize the crossings of gender and race that act in the positioning of girls in a hegemonic gender pattern. To do so, we turn to Foucaultian studies, cultural and gender studies in a post-structuralist perspective. Aiming (re) to think about the weaving of teachers' professions, considering the innumerable and almost invisible possibilities presented to practitioners of the ordinary (Certeau, 1994), not only of repetition but of transformation of their networks of subjectivities. We problematize the silences and the silencings that cross the teaching practice, as well as the attentive looks that disinvisibilize (SANTOS, 2005) such silences / silencings.Keywords: Silencing; Teaching Practice; Foucauldian Studies. BRUJAS O HADAS: ESCUELA COMO ESPACIO DE PROBLEMATIZACIONES Resumen: La escuela se ha constituido históricamente en un espacio de disciplinamiento y posicionamiento de los cuerpos (FOUCAULT, 2009). Viene enseñando, sutilmente, modos de ser y estar en el mundo, (re) produciendo desigualdades, construyendo identidades y diferencias. Sin embargo, en la contemporaneidad, algunas miradas agudas utilizan el espacio escolar como lugar de desconstrucción de las naturalizaciones y de identidades duras y marcadas, cuestionando las esencializaciones presentes en ese ambiente. En el presente artículo traemos un episodio ocurrido en el cotidiano de una escuela pública municipal de Juiz de Fora / MG para problematizar los atravesamientos de género y de raza que actúan en el posicionamiento de niñas en un patrón hegemónico de género. Para ello, recurrimos a los estudios foucaultianos, estudios culturales y de género en una perspectiva post-estructuralista. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, En el caso de que se produzca un cambio en las condiciones de trabajo.Palabras clave: Silenciamientos; Práctica Docente; Estudios Foucaultianos.
id UFAC-2_daef2a48b4af6c4b37eaf4902bdd8ca0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕESSilenciamentosPrática DocenteEstudos Foucaultianos.BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES Reusmo: A escola tem se constituído, historicamente, em um espaço de disciplinamento e posicionamento dos corpos (FOUCAULT, 2009). Vem ensinando, sutilmente, modos de ser e estar no mundo, (re)produzindo desigualdades, construindo identidades e diferenças. Contudo, na contemporaneidade, alguns olhares aguçados utilizam o espaço escolar como lugar de desconstrução das naturalizações e de identidades duras e marcadas, questionando as essencializações presentes nesse ambiente. No presente artigo trazemos um episódio ocorrido no cotidiano de uma escola pública municipal de Juiz de Fora/MG para problematizarmos os atravessamentos de gênero e de raça que atuam no posicionamento de meninas em um padrão hegemônico de gênero. Para tanto, recorremos aos estudos foucaultianos, estudos culturais e de gênero numa perspectiva pós-estruturalista. Objetivando (re)pensar a tecedura de saberesfazeres docentes, considerando as inúmeras e quase invisíveis possibilidades que se apresentam aos praticantes do ordinário (CERTEAU, 1994) não somente de repetição, mas de transformação de suas redes de subjetividades. Problematizamos os silêncios e os silenciamentos que atravessam a prática docente, bem como os olhares atentos que desinvisibilizam (SANTOS, 2005) tais silêncios/silenciamentos.Palavras-chave: Silenciamentos; Prática Docente; Estudos Foucaultianos. WITCHES OR FAIRIES: SCHOOL AS SPACE FOR PROBLEMATIZATIONS Abstract: The school has historically constituted a space of disciplining and positioning of bodies (FOUCAULT, 2009). It teaches, subtly, ways of being and being in the world, (re) producing inequalities, constructing identities and differences. However, in contemporary times, some sharp looks use the school space as a place of deconstruction of naturalizations and hard and marked identities, questioning the essentializations present in this environment. In the present article we bring an episode occurred in the daily life of a municipal public school in Juiz de Fora / MG to problematize the crossings of gender and race that act in the positioning of girls in a hegemonic gender pattern. To do so, we turn to Foucaultian studies, cultural and gender studies in a post-structuralist perspective. Aiming (re) to think about the weaving of teachers' professions, considering the innumerable and almost invisible possibilities presented to practitioners of the ordinary (Certeau, 1994), not only of repetition but of transformation of their networks of subjectivities. We problematize the silences and the silencings that cross the teaching practice, as well as the attentive looks that disinvisibilize (SANTOS, 2005) such silences / silencings.Keywords: Silencing; Teaching Practice; Foucauldian Studies. BRUJAS O HADAS: ESCUELA COMO ESPACIO DE PROBLEMATIZACIONES Resumen: La escuela se ha constituido históricamente en un espacio de disciplinamiento y posicionamiento de los cuerpos (FOUCAULT, 2009). Viene enseñando, sutilmente, modos de ser y estar en el mundo, (re) produciendo desigualdades, construyendo identidades y diferencias. Sin embargo, en la contemporaneidad, algunas miradas agudas utilizan el espacio escolar como lugar de desconstrucción de las naturalizaciones y de identidades duras y marcadas, cuestionando las esencializaciones presentes en ese ambiente. En el presente artículo traemos un episodio ocurrido en el cotidiano de una escuela pública municipal de Juiz de Fora / MG para problematizar los atravesamientos de género y de raza que actúan en el posicionamiento de niñas en un patrón hegemónico de género. Para ello, recurrimos a los estudios foucaultianos, estudios culturales y de género en una perspectiva post-estructuralista. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, En el caso de que se produzca un cambio en las condiciones de trabajo.Palabras clave: Silenciamientos; Práctica Docente; Estudios Foucaultianos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1182Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 33-46Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 33-46Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 33-462526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1182/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Graciele Fernandes FerreiraMattos, Zaine Simas2017-11-20T08:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1182Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2017-11-20T08:53:38Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
title BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
spellingShingle BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
Mattos, Graciele Fernandes Ferreira
Silenciamentos
Prática Docente
Estudos Foucaultianos.
title_short BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
title_full BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
title_fullStr BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
title_full_unstemmed BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
title_sort BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES
author Mattos, Graciele Fernandes Ferreira
author_facet Mattos, Graciele Fernandes Ferreira
Mattos, Zaine Simas
author_role author
author2 Mattos, Zaine Simas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Graciele Fernandes Ferreira
Mattos, Zaine Simas
dc.subject.por.fl_str_mv Silenciamentos
Prática Docente
Estudos Foucaultianos.
topic Silenciamentos
Prática Docente
Estudos Foucaultianos.
description BRUXAS OU FADAS: ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÕES Reusmo: A escola tem se constituído, historicamente, em um espaço de disciplinamento e posicionamento dos corpos (FOUCAULT, 2009). Vem ensinando, sutilmente, modos de ser e estar no mundo, (re)produzindo desigualdades, construindo identidades e diferenças. Contudo, na contemporaneidade, alguns olhares aguçados utilizam o espaço escolar como lugar de desconstrução das naturalizações e de identidades duras e marcadas, questionando as essencializações presentes nesse ambiente. No presente artigo trazemos um episódio ocorrido no cotidiano de uma escola pública municipal de Juiz de Fora/MG para problematizarmos os atravessamentos de gênero e de raça que atuam no posicionamento de meninas em um padrão hegemônico de gênero. Para tanto, recorremos aos estudos foucaultianos, estudos culturais e de gênero numa perspectiva pós-estruturalista. Objetivando (re)pensar a tecedura de saberesfazeres docentes, considerando as inúmeras e quase invisíveis possibilidades que se apresentam aos praticantes do ordinário (CERTEAU, 1994) não somente de repetição, mas de transformação de suas redes de subjetividades. Problematizamos os silêncios e os silenciamentos que atravessam a prática docente, bem como os olhares atentos que desinvisibilizam (SANTOS, 2005) tais silêncios/silenciamentos.Palavras-chave: Silenciamentos; Prática Docente; Estudos Foucaultianos. WITCHES OR FAIRIES: SCHOOL AS SPACE FOR PROBLEMATIZATIONS Abstract: The school has historically constituted a space of disciplining and positioning of bodies (FOUCAULT, 2009). It teaches, subtly, ways of being and being in the world, (re) producing inequalities, constructing identities and differences. However, in contemporary times, some sharp looks use the school space as a place of deconstruction of naturalizations and hard and marked identities, questioning the essentializations present in this environment. In the present article we bring an episode occurred in the daily life of a municipal public school in Juiz de Fora / MG to problematize the crossings of gender and race that act in the positioning of girls in a hegemonic gender pattern. To do so, we turn to Foucaultian studies, cultural and gender studies in a post-structuralist perspective. Aiming (re) to think about the weaving of teachers' professions, considering the innumerable and almost invisible possibilities presented to practitioners of the ordinary (Certeau, 1994), not only of repetition but of transformation of their networks of subjectivities. We problematize the silences and the silencings that cross the teaching practice, as well as the attentive looks that disinvisibilize (SANTOS, 2005) such silences / silencings.Keywords: Silencing; Teaching Practice; Foucauldian Studies. BRUJAS O HADAS: ESCUELA COMO ESPACIO DE PROBLEMATIZACIONES Resumen: La escuela se ha constituido históricamente en un espacio de disciplinamiento y posicionamiento de los cuerpos (FOUCAULT, 2009). Viene enseñando, sutilmente, modos de ser y estar en el mundo, (re) produciendo desigualdades, construyendo identidades y diferencias. Sin embargo, en la contemporaneidad, algunas miradas agudas utilizan el espacio escolar como lugar de desconstrucción de las naturalizaciones y de identidades duras y marcadas, cuestionando las esencializaciones presentes en ese ambiente. En el presente artículo traemos un episodio ocurrido en el cotidiano de una escuela pública municipal de Juiz de Fora / MG para problematizar los atravesamientos de género y de raza que actúan en el posicionamiento de niñas en un patrón hegemónico de género. Para ello, recurrimos a los estudios foucaultianos, estudios culturales y de género en una perspectiva post-estructuralista. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, En el caso de que se produzca un cambio en las condiciones de trabajo.Palabras clave: Silenciamientos; Práctica Docente; Estudios Foucaultianos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1182
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1182/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 33-46
Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 33-46
Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 33-46
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222348996608