EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina de Jesus Couto, Lêda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Filho, Agnaldo Pedro, Ferreira dos Santos, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156
Resumo: Dentre os recursos pedagógicos disponíveis no cenário atual da educação brasileira, o Livro Didático (LD) desponta como um potencial instrumento de transformação da experiência de aprender, bem como da realidade dos educandos. Por isso, ele precisa ser compreendido como um produto social, perpassado por questões pedagógicas, econômicas, políticas, sociais e culturais (CORACINI, 2011a; SIQUEIRA, 2012; inter alia). É nessa perspectiva que esse artigo visa a analisar a proposta para o trabalho com a língua inglesa de um LD que é parte de uma coleção selecionada pelo PNLD EJA. Paralela à análise são sugeridas atividades de pré e/ou pós-leitura numa perspectiva crítico-reflexiva libertadora, que possam complementar o conteúdo de cada capítulo. Ao final, é possível concluir que embora se observe a presença de temas relevantes, os autores deixaram a desejar no que tange a indicações de possibilidades para desenvolvê-los; além disso, a maioria dos textos estão em língua materna, pouco espaço é dado ao acesso à língua inglesa, reduzindo as possibilidades de exposição do aluno à língua alvo por meio do LD.
id UFAC-2_dcbdc891aa1fd436cb436b4633504fd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de InglêsEducação de jovens e adultosLíngua InglesaLivro didáticoInterculturalidade crítica e reflexivaDentre os recursos pedagógicos disponíveis no cenário atual da educação brasileira, o Livro Didático (LD) desponta como um potencial instrumento de transformação da experiência de aprender, bem como da realidade dos educandos. Por isso, ele precisa ser compreendido como um produto social, perpassado por questões pedagógicas, econômicas, políticas, sociais e culturais (CORACINI, 2011a; SIQUEIRA, 2012; inter alia). É nessa perspectiva que esse artigo visa a analisar a proposta para o trabalho com a língua inglesa de um LD que é parte de uma coleção selecionada pelo PNLD EJA. Paralela à análise são sugeridas atividades de pré e/ou pós-leitura numa perspectiva crítico-reflexiva libertadora, que possam complementar o conteúdo de cada capítulo. Ao final, é possível concluir que embora se observe a presença de temas relevantes, os autores deixaram a desejar no que tange a indicações de possibilidades para desenvolvê-los; além disso, a maioria dos textos estão em língua materna, pouco espaço é dado ao acesso à língua inglesa, reduzindo as possibilidades de exposição do aluno à língua alvo por meio do LD.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-2512526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156/3236Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRegina de Jesus Couto, LêdaSantos Filho, Agnaldo PedroFerreira dos Santos, Eduardo2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
Regina de Jesus Couto, Lêda
Educação de jovens e adultos
Língua Inglesa
Livro didático
Interculturalidade crítica e reflexiva
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
author Regina de Jesus Couto, Lêda
author_facet Regina de Jesus Couto, Lêda
Santos Filho, Agnaldo Pedro
Ferreira dos Santos, Eduardo
author_role author
author2 Santos Filho, Agnaldo Pedro
Ferreira dos Santos, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina de Jesus Couto, Lêda
Santos Filho, Agnaldo Pedro
Ferreira dos Santos, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Língua Inglesa
Livro didático
Interculturalidade crítica e reflexiva
topic Educação de jovens e adultos
Língua Inglesa
Livro didático
Interculturalidade crítica e reflexiva
description Dentre os recursos pedagógicos disponíveis no cenário atual da educação brasileira, o Livro Didático (LD) desponta como um potencial instrumento de transformação da experiência de aprender, bem como da realidade dos educandos. Por isso, ele precisa ser compreendido como um produto social, perpassado por questões pedagógicas, econômicas, políticas, sociais e culturais (CORACINI, 2011a; SIQUEIRA, 2012; inter alia). É nessa perspectiva que esse artigo visa a analisar a proposta para o trabalho com a língua inglesa de um LD que é parte de uma coleção selecionada pelo PNLD EJA. Paralela à análise são sugeridas atividades de pré e/ou pós-leitura numa perspectiva crítico-reflexiva libertadora, que possam complementar o conteúdo de cada capítulo. Ao final, é possível concluir que embora se observe a presença de temas relevantes, os autores deixaram a desejar no que tange a indicações de possibilidades para desenvolvê-los; além disso, a maioria dos textos estão em língua materna, pouco espaço é dado ao acesso à língua inglesa, reduzindo as possibilidades de exposição do aluno à língua alvo por meio do LD.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156/3236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251
Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223758282752