EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156 |
Resumo: | Dentre os recursos pedagógicos disponíveis no cenário atual da educação brasileira, o Livro Didático (LD) desponta como um potencial instrumento de transformação da experiência de aprender, bem como da realidade dos educandos. Por isso, ele precisa ser compreendido como um produto social, perpassado por questões pedagógicas, econômicas, políticas, sociais e culturais (CORACINI, 2011a; SIQUEIRA, 2012; inter alia). É nessa perspectiva que esse artigo visa a analisar a proposta para o trabalho com a língua inglesa de um LD que é parte de uma coleção selecionada pelo PNLD EJA. Paralela à análise são sugeridas atividades de pré e/ou pós-leitura numa perspectiva crítico-reflexiva libertadora, que possam complementar o conteúdo de cada capítulo. Ao final, é possível concluir que embora se observe a presença de temas relevantes, os autores deixaram a desejar no que tange a indicações de possibilidades para desenvolvê-los; além disso, a maioria dos textos estão em língua materna, pouco espaço é dado ao acesso à língua inglesa, reduzindo as possibilidades de exposição do aluno à língua alvo por meio do LD. |
id |
UFAC-2_dcbdc891aa1fd436cb436b4633504fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de InglêsEducação de jovens e adultosLíngua InglesaLivro didáticoInterculturalidade crítica e reflexivaDentre os recursos pedagógicos disponíveis no cenário atual da educação brasileira, o Livro Didático (LD) desponta como um potencial instrumento de transformação da experiência de aprender, bem como da realidade dos educandos. Por isso, ele precisa ser compreendido como um produto social, perpassado por questões pedagógicas, econômicas, políticas, sociais e culturais (CORACINI, 2011a; SIQUEIRA, 2012; inter alia). É nessa perspectiva que esse artigo visa a analisar a proposta para o trabalho com a língua inglesa de um LD que é parte de uma coleção selecionada pelo PNLD EJA. Paralela à análise são sugeridas atividades de pré e/ou pós-leitura numa perspectiva crítico-reflexiva libertadora, que possam complementar o conteúdo de cada capítulo. Ao final, é possível concluir que embora se observe a presença de temas relevantes, os autores deixaram a desejar no que tange a indicações de possibilidades para desenvolvê-los; além disso, a maioria dos textos estão em língua materna, pouco espaço é dado ao acesso à língua inglesa, reduzindo as possibilidades de exposição do aluno à língua alvo por meio do LD.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-2512526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156/3236Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRegina de Jesus Couto, LêdaSantos Filho, Agnaldo PedroFerreira dos Santos, Eduardo2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5156Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês Regina de Jesus Couto, Lêda Educação de jovens e adultos Língua Inglesa Livro didático Interculturalidade crítica e reflexiva |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões e possibilidades no uso do livro didático de Inglês |
author |
Regina de Jesus Couto, Lêda |
author_facet |
Regina de Jesus Couto, Lêda Santos Filho, Agnaldo Pedro Ferreira dos Santos, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Santos Filho, Agnaldo Pedro Ferreira dos Santos, Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regina de Jesus Couto, Lêda Santos Filho, Agnaldo Pedro Ferreira dos Santos, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Língua Inglesa Livro didático Interculturalidade crítica e reflexiva |
topic |
Educação de jovens e adultos Língua Inglesa Livro didático Interculturalidade crítica e reflexiva |
description |
Dentre os recursos pedagógicos disponíveis no cenário atual da educação brasileira, o Livro Didático (LD) desponta como um potencial instrumento de transformação da experiência de aprender, bem como da realidade dos educandos. Por isso, ele precisa ser compreendido como um produto social, perpassado por questões pedagógicas, econômicas, políticas, sociais e culturais (CORACINI, 2011a; SIQUEIRA, 2012; inter alia). É nessa perspectiva que esse artigo visa a analisar a proposta para o trabalho com a língua inglesa de um LD que é parte de uma coleção selecionada pelo PNLD EJA. Paralela à análise são sugeridas atividades de pré e/ou pós-leitura numa perspectiva crítico-reflexiva libertadora, que possam complementar o conteúdo de cada capítulo. Ao final, é possível concluir que embora se observe a presença de temas relevantes, os autores deixaram a desejar no que tange a indicações de possibilidades para desenvolvê-los; além disso, a maioria dos textos estão em língua materna, pouco espaço é dado ao acesso à língua inglesa, reduzindo as possibilidades de exposição do aluno à língua alvo por meio do LD. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5156/3236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251 Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251 Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 232-251 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223758282752 |