ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Fernandes, Kássia Lia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leite de Souza, Paulo Vinicius, Lopes de Medeiros, Jarles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874
Resumo: O presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.
id UFAC-2_e6f012275a499c3aff711766eea6c759
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5874
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALTDAHFormação docenteescolaeducaçãoensino-aprendizagemcogniçãoO presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874Communitas; v. 5 n. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288Communitas; Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-2882526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874/3519Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Fernandes, Kássia Lia Leite de Souza, Paulo Vinicius Lopes de Medeiros, Jarles2021-12-28T15:28:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5874Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-12-28T15:28:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Costa Fernandes, Kássia Lia
TDAH
Formação docente
escola
educação
ensino-aprendizagem
cognição
title_short ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Costa Fernandes, Kássia Lia
author_facet Costa Fernandes, Kássia Lia
Leite de Souza, Paulo Vinicius
Lopes de Medeiros, Jarles
author_role author
author2 Leite de Souza, Paulo Vinicius
Lopes de Medeiros, Jarles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Fernandes, Kássia Lia
Leite de Souza, Paulo Vinicius
Lopes de Medeiros, Jarles
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Formação docente
escola
educação
ensino-aprendizagem
cognição
topic TDAH
Formação docente
escola
educação
ensino-aprendizagem
cognição
description O presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874/3519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288
Communitas; Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224065515520