ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico. |
id |
UFAC-2_e6f012275a499c3aff711766eea6c759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5874 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALTDAHFormação docenteescolaeducaçãoensino-aprendizagemcogniçãoO presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874Communitas; v. 5 n. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288Communitas; Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-2882526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874/3519Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Fernandes, Kássia Lia Leite de Souza, Paulo Vinicius Lopes de Medeiros, Jarles2021-12-28T15:28:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5874Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-12-28T15:28:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Costa Fernandes, Kássia Lia TDAH Formação docente escola educação ensino-aprendizagem cognição |
title_short |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Costa Fernandes, Kássia Lia |
author_facet |
Costa Fernandes, Kássia Lia Leite de Souza, Paulo Vinicius Lopes de Medeiros, Jarles |
author_role |
author |
author2 |
Leite de Souza, Paulo Vinicius Lopes de Medeiros, Jarles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Fernandes, Kássia Lia Leite de Souza, Paulo Vinicius Lopes de Medeiros, Jarles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Formação docente escola educação ensino-aprendizagem cognição |
topic |
TDAH Formação docente escola educação ensino-aprendizagem cognição |
description |
O presente estudo pretendeu identificar as estratégias cognitivas efetivas na aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), do 4° e 5° ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada, estudo de caso e campo, de natureza qualitativa, teve como principal estratégia de avaliação a utilização de um questionário, fundamentado através de uma vasta revisão bibliográfica, tendo como temática principal a aprendizagem de alunos com TDHA. Desse modo, o questionário foi aplicado para 7 docentes do 4° e 5° ano do ensino fundamental I. Posteriormente, foram comparadas as estratégias sugeridas pela a literatura com as utilizadas diariamente por esses professores. Portanto, comparando a aplicabilidade dos métodos sugeridos pela bibliografia com as vivencias diárias dos professores com seus alunos TDAH. Os resultados demostraram que os docentes apresentaram uma formação insatisfatória para o ensino desses alunos. Foi evidenciado que as universidades necessitam aprimorar o ensino em educação especial e, por conseguinte, que o docente deve ter uma formação continuada para o desenvolvimento do seu fazer pedagógico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5874/3519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 5 n. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288 Communitas; Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288 Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa; 274-288 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313224065515520 |