IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Anderson Vale da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162
Resumo: Abstract: This study aims to reflect upon the effects of National Development Plan for Teachers in Public Educational Systems and Network (PARFOR) fostered into the practice and lives of students from class 01 of the Education undergraduate course in Cruzeiro do Sul – AC. A qualitative and biographical grounds the nature of this research. In order to achieve it, besides of a field research and the application of a survey, also authors enlightened the debate such as Lüdke e André (1986), Gil (1994) in order to ground the methodology; Saviani (2009) to collect data about teacher education in Brazil; Paulo Freire (2005) to reflect about a liberating pedagogy; among others. To conclude this study, it is suitable to point out that the plan raised positive effects in pedagogical practice and in the lives of these undergraduate students, in which besides their development, they are renovating the world around them and even though transforming themselves as professional as human beings. Keywords: Teacher education; transformation; Parfor.
id UFAC-2_e85be32cf730a4f0c96a64c006c38eab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4162
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.Abstract: This study aims to reflect upon the effects of National Development Plan for Teachers in Public Educational Systems and Network (PARFOR) fostered into the practice and lives of students from class 01 of the Education undergraduate course in Cruzeiro do Sul – AC. A qualitative and biographical grounds the nature of this research. In order to achieve it, besides of a field research and the application of a survey, also authors enlightened the debate such as Lüdke e André (1986), Gil (1994) in order to ground the methodology; Saviani (2009) to collect data about teacher education in Brazil; Paulo Freire (2005) to reflect about a liberating pedagogy; among others. To conclude this study, it is suitable to point out that the plan raised positive effects in pedagogical practice and in the lives of these undergraduate students, in which besides their development, they are renovating the world around them and even though transforming themselves as professional as human beings. Keywords: Teacher education; transformation; Parfor.Resumen: El presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los impactos que el Plan Nacional para la Formación de Profesores de Educación Básica (Parfor) promueve en la práctica y en la vida de los estudiantes en la clase 01 del curso de Pedagogía en la ciudad de Cruzeiro do Sul-AC. Es una investigación cualitativa y bibliográfica. Para llevarlo a cabo, además de la investigación de campo y la aplicación de un cuestionario, también fue necesario utilizar trabajos de autores como Lüdke y André (1986), Gil (1994), para apoyar la metodología; Saviani (2009) para obtener información sobre la formación de docentes en Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar la educación liberadora; entre otros. Al final de la investigación, es posible afirmar que el programa promueve impactos positivos en la práctica pedagógica y en la vida de los académicos, quienes, a partir de la capacitación que están recibiendo, continúan transformando el mundo que los rodea y son transformados por él, tanto como profesionales como seres humanos. Palabras clave: Formación del profesorado; Transformaciones; Parfor.Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros.  Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos. Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor. Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros.  Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos. Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-3232526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162/2631Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Anderson Vale da RochaBambirra, Vera Lúcia de Magalhães2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4162Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
title IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
spellingShingle IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
Rocha, Anderson Vale da Rocha
Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.
title_short IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
title_full IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
title_fullStr IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
title_full_unstemmed IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
title_sort IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
author Rocha, Anderson Vale da Rocha
author_facet Rocha, Anderson Vale da Rocha
Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães
author_role author
author2 Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Anderson Vale da Rocha
Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.
topic Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.
description Abstract: This study aims to reflect upon the effects of National Development Plan for Teachers in Public Educational Systems and Network (PARFOR) fostered into the practice and lives of students from class 01 of the Education undergraduate course in Cruzeiro do Sul – AC. A qualitative and biographical grounds the nature of this research. In order to achieve it, besides of a field research and the application of a survey, also authors enlightened the debate such as Lüdke e André (1986), Gil (1994) in order to ground the methodology; Saviani (2009) to collect data about teacher education in Brazil; Paulo Freire (2005) to reflect about a liberating pedagogy; among others. To conclude this study, it is suitable to point out that the plan raised positive effects in pedagogical practice and in the lives of these undergraduate students, in which besides their development, they are renovating the world around them and even though transforming themselves as professional as human beings. Keywords: Teacher education; transformation; Parfor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162/2631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323
Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323
Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223604142080