IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162 |
Resumo: | Abstract: This study aims to reflect upon the effects of National Development Plan for Teachers in Public Educational Systems and Network (PARFOR) fostered into the practice and lives of students from class 01 of the Education undergraduate course in Cruzeiro do Sul – AC. A qualitative and biographical grounds the nature of this research. In order to achieve it, besides of a field research and the application of a survey, also authors enlightened the debate such as Lüdke e André (1986), Gil (1994) in order to ground the methodology; Saviani (2009) to collect data about teacher education in Brazil; Paulo Freire (2005) to reflect about a liberating pedagogy; among others. To conclude this study, it is suitable to point out that the plan raised positive effects in pedagogical practice and in the lives of these undergraduate students, in which besides their development, they are renovating the world around them and even though transforming themselves as professional as human beings. Keywords: Teacher education; transformation; Parfor. |
id |
UFAC-2_e85be32cf730a4f0c96a64c006c38eab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4162 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE?Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.Abstract: This study aims to reflect upon the effects of National Development Plan for Teachers in Public Educational Systems and Network (PARFOR) fostered into the practice and lives of students from class 01 of the Education undergraduate course in Cruzeiro do Sul – AC. A qualitative and biographical grounds the nature of this research. In order to achieve it, besides of a field research and the application of a survey, also authors enlightened the debate such as Lüdke e André (1986), Gil (1994) in order to ground the methodology; Saviani (2009) to collect data about teacher education in Brazil; Paulo Freire (2005) to reflect about a liberating pedagogy; among others. To conclude this study, it is suitable to point out that the plan raised positive effects in pedagogical practice and in the lives of these undergraduate students, in which besides their development, they are renovating the world around them and even though transforming themselves as professional as human beings. Keywords: Teacher education; transformation; Parfor.Resumen: El presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los impactos que el Plan Nacional para la Formación de Profesores de Educación Básica (Parfor) promueve en la práctica y en la vida de los estudiantes en la clase 01 del curso de Pedagogía en la ciudad de Cruzeiro do Sul-AC. Es una investigación cualitativa y bibliográfica. Para llevarlo a cabo, además de la investigación de campo y la aplicación de un cuestionario, también fue necesario utilizar trabajos de autores como Lüdke y André (1986), Gil (1994), para apoyar la metodología; Saviani (2009) para obtener información sobre la formación de docentes en Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar la educación liberadora; entre otros. Al final de la investigación, es posible afirmar que el programa promueve impactos positivos en la práctica pedagógica y en la vida de los académicos, quienes, a partir de la capacitación que están recibiendo, continúan transformando el mundo que los rodea y son transformados por él, tanto como profesionales como seres humanos. Palabras clave: Formación del profesorado; Transformaciones; Parfor.Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros. Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos. Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor. Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir a respeito dos impactos que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) promove na prática e na vida dos discentes da turma 01 do curso de Pedagogia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e bibliográfico. Para realizá-la, além da pesquisa de campo e da aplicação de um questionário, também foi necessário recorrer a obras de autores como Lüdke e André (1986), Gil (1994), para fundamentar a metodologia; Saviani (2009) para obter informações sobre a formação docente no Brasil; Paulo Freire (2005) para pensar sobre a educação libertadora; entre outros. Ao término da pesquisa, é possível afirmar que o programa promove impactos positivos na prática pedagógica e na vida dos acadêmicos, os quais, a partir da formação que estão recebendo seguem transformando o mundo em seu entorno e sendo transformados por ele, tanto como profissionais quanto seres humanos. Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-3232526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162/2631Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Anderson Vale da RochaBambirra, Vera Lúcia de Magalhães2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4162Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
title |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
spellingShingle |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? Rocha, Anderson Vale da Rocha Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor. |
title_short |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
title_full |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
title_fullStr |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
title_full_unstemmed |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
title_sort |
IMPACTOS DO PARFOR:: O QUE MUDA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE? |
author |
Rocha, Anderson Vale da Rocha |
author_facet |
Rocha, Anderson Vale da Rocha Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Anderson Vale da Rocha Bambirra, Vera Lúcia de Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor. |
topic |
Palavras-chave: Formação docente; Transformações; Parfor. |
description |
Abstract: This study aims to reflect upon the effects of National Development Plan for Teachers in Public Educational Systems and Network (PARFOR) fostered into the practice and lives of students from class 01 of the Education undergraduate course in Cruzeiro do Sul – AC. A qualitative and biographical grounds the nature of this research. In order to achieve it, besides of a field research and the application of a survey, also authors enlightened the debate such as Lüdke e André (1986), Gil (1994) in order to ground the methodology; Saviani (2009) to collect data about teacher education in Brazil; Paulo Freire (2005) to reflect about a liberating pedagogy; among others. To conclude this study, it is suitable to point out that the plan raised positive effects in pedagogical practice and in the lives of these undergraduate students, in which besides their development, they are renovating the world around them and even though transforming themselves as professional as human beings. Keywords: Teacher education; transformation; Parfor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4162/2631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323 Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323 Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 309-323 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223604142080 |