Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Amanda Motta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630
Resumo: Os escritos aqui apresentados têm como objetivo principal fazer uma reflexão sobre relações de gênero e a formação docente realizada no estado do Amazonas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentro do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O PARFOR é um programa do Governo Federal oferecido na modalidade presencial, este é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios e as Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo deste programa é realizar a formação superior de docentes que já atuam na Educação Básica e não possuem curso de ensino superior. Aqui será debatida a experiência de orientação de 21 estudantes docentes do PARFOR entre os meses de Junho a Outubro de 2015 no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Articulando gênero e Educação popular este texto faz uma discussão sobre a questão de gênero neste contexto.
id FURG-2_357bfeb3d56cef343470463fcbeaeae9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5630
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Amazonas: mulheres e formação docente no ParforEducação Popular. Gênero. Formação docente. PARFOR. Amazonas.FORMAÇÃO DOCENTE E GÊNEROOs escritos aqui apresentados têm como objetivo principal fazer uma reflexão sobre relações de gênero e a formação docente realizada no estado do Amazonas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentro do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O PARFOR é um programa do Governo Federal oferecido na modalidade presencial, este é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios e as Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo deste programa é realizar a formação superior de docentes que já atuam na Educação Básica e não possuem curso de ensino superior. Aqui será debatida a experiência de orientação de 21 estudantes docentes do PARFOR entre os meses de Junho a Outubro de 2015 no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Articulando gênero e Educação popular este texto faz uma discussão sobre a questão de gênero neste contexto.Universidade Federal do Rio Grande2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/563010.14295/momento.v27i3.5630Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 47-64Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 47-642316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630/5622https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630/8044Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Amanda Motta2019-01-30T22:30:29Zoai:periodicos.furg.br:article/5630Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-01-30T22:30:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
title Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
spellingShingle Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
Castro, Amanda Motta
Educação Popular. Gênero. Formação docente. PARFOR. Amazonas.
FORMAÇÃO DOCENTE E GÊNERO
title_short Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
title_full Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
title_fullStr Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
title_full_unstemmed Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
title_sort Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor
author Castro, Amanda Motta
author_facet Castro, Amanda Motta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Amanda Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular. Gênero. Formação docente. PARFOR. Amazonas.
FORMAÇÃO DOCENTE E GÊNERO
topic Educação Popular. Gênero. Formação docente. PARFOR. Amazonas.
FORMAÇÃO DOCENTE E GÊNERO
description Os escritos aqui apresentados têm como objetivo principal fazer uma reflexão sobre relações de gênero e a formação docente realizada no estado do Amazonas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentro do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O PARFOR é um programa do Governo Federal oferecido na modalidade presencial, este é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios e as Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo deste programa é realizar a formação superior de docentes que já atuam na Educação Básica e não possuem curso de ensino superior. Aqui será debatida a experiência de orientação de 21 estudantes docentes do PARFOR entre os meses de Junho a Outubro de 2015 no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Articulando gênero e Educação popular este texto faz uma discussão sobre a questão de gênero neste contexto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630
10.14295/momento.v27i3.5630
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i3.5630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630/5622
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5630/8044
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 47-64
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 3 (2018): Dossiê: Estudios feministas y educación. Retos, avances y desafíos en el contexto actual; 47-64
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249442512896