NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zania de Sousa Pereira, Erica
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes Lopes, Suzana, Leite dos Santos Silva, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217
Resumo: A educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino.
id UFAC-2_fea854caae24a239d61ecfb52e5e9731
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6217
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIASnecessidades educacionaisautismoensino-aprendizagemA educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/621710.29327/268346.6.14-10Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-1432526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217/3757Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZania de Sousa Pereira, EricaGomes Lopes, SuzanaLeite dos Santos Silva, Alexandre2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6217Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Zania de Sousa Pereira, Erica
necessidades educacionais
autismo
ensino-aprendizagem
title_short NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
author Zania de Sousa Pereira, Erica
author_facet Zania de Sousa Pereira, Erica
Gomes Lopes, Suzana
Leite dos Santos Silva, Alexandre
author_role author
author2 Gomes Lopes, Suzana
Leite dos Santos Silva, Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zania de Sousa Pereira, Erica
Gomes Lopes, Suzana
Leite dos Santos Silva, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades educacionais
autismo
ensino-aprendizagem
topic necessidades educacionais
autismo
ensino-aprendizagem
description A educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217
10.29327/268346.6.14-10
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.14-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217/3757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143
Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143
2526-5970
10.29327/268346.6.14
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221609750528