NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217 |
Resumo: | A educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino. |
id |
UFAC-2_fea854caae24a239d61ecfb52e5e9731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6217 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIASnecessidades educacionaisautismoensino-aprendizagemA educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/621710.29327/268346.6.14-10Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-1432526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217/3757Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZania de Sousa Pereira, EricaGomes Lopes, SuzanaLeite dos Santos Silva, Alexandre2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6217Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Zania de Sousa Pereira, Erica necessidades educacionais autismo ensino-aprendizagem |
title_short |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Zania de Sousa Pereira, Erica |
author_facet |
Zania de Sousa Pereira, Erica Gomes Lopes, Suzana Leite dos Santos Silva, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Lopes, Suzana Leite dos Santos Silva, Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zania de Sousa Pereira, Erica Gomes Lopes, Suzana Leite dos Santos Silva, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
necessidades educacionais autismo ensino-aprendizagem |
topic |
necessidades educacionais autismo ensino-aprendizagem |
description |
A educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217 10.29327/268346.6.14-10 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.14-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217/3757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143 Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 130-143 2526-5970 10.29327/268346.6.14 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221609750528 |