Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pauliana Francino da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Ranielle Oliveira Alves da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816
Resumo: O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais.
id UFAL_05201fa11ca41541b09f8253ea3e9703
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5816
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFALAnos IniciaisFormação Inicial de ProfessoresEnsino de CiênciasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALSilva, Rosemeire Reis dahttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262Mota, Maria Danielle Araújohttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178Souza, Silvana Paulina dehttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139Silva, Pauliana Francino daSilva, Ranielle Oliveira Alves da2019-08-30T13:49:14Z2019-08-30T13:49:14Z2019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-02-04T14:56:51Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5816Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-02-04T14:56:51Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
title Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
spellingShingle Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
Silva, Pauliana Francino da
Anos Iniciais
Formação Inicial de Professores
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
title_full Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
title_fullStr Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
title_full_unstemmed Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
title_sort Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
author Silva, Pauliana Francino da
author_facet Silva, Pauliana Francino da
Silva, Ranielle Oliveira Alves da
author_role author
author2 Silva, Ranielle Oliveira Alves da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosemeire Reis da
http://lattes.cnpq.br/3449113858899262
Mota, Maria Danielle Araújo
http://lattes.cnpq.br/9647457248949178
Souza, Silvana Paulina de
http://lattes.cnpq.br/4237683604411139
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pauliana Francino da
Silva, Ranielle Oliveira Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais
Formação Inicial de Professores
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Anos Iniciais
Formação Inicial de Professores
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30T13:49:14Z
2019-08-30T13:49:14Z
2019-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816
identifier_str_mv SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233746036817920