Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816 |
Resumo: | O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais. |
id |
UFAL_05201fa11ca41541b09f8253ea3e9703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5816 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFALAnos IniciaisFormação Inicial de ProfessoresEnsino de CiênciasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALSilva, Rosemeire Reis dahttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262Mota, Maria Danielle Araújohttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178Souza, Silvana Paulina dehttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139Silva, Pauliana Francino daSilva, Ranielle Oliveira Alves da2019-08-30T13:49:14Z2019-08-30T13:49:14Z2019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-02-04T14:56:51Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5816Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-02-04T14:56:51Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
title |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
spellingShingle |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL Silva, Pauliana Francino da Anos Iniciais Formação Inicial de Professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
title_full |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
title_fullStr |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
title_sort |
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL |
author |
Silva, Pauliana Francino da |
author_facet |
Silva, Pauliana Francino da Silva, Ranielle Oliveira Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ranielle Oliveira Alves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rosemeire Reis da http://lattes.cnpq.br/3449113858899262 Mota, Maria Danielle Araújo http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 Souza, Silvana Paulina de http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Pauliana Francino da Silva, Ranielle Oliveira Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos Iniciais Formação Inicial de Professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Anos Iniciais Formação Inicial de Professores Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-30T13:49:14Z 2019-08-30T13:49:14Z 2019-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816 |
identifier_str_mv |
SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233746036817920 |