Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Liliane Oliveira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1240
Resumo: ABSTRACT: The present study constitutes a reflection about the Teaching of Science by research as a practice that facilitates Scientific Literacy in the early years of elementary school. Seeying the teaching of physical knowledge is little explored in the early school years, we applied a learning sequence addressing the theme "Where does the rainbow?" The idea of working with the theme appeared from the series of videos “where it comes from?” shown on School TV. In view that Lorenzetti e Delizoicov (2000) define the scientific literacy as a process in which the language of science wins meanings, enabling the expansion of culture, we started working with the idea of proposing ways of organizational learning appropriate to that purpose. The qualitative research and action research type was developed on days 04th and 05th August from 2014 in a 5th year of elementary education in a Municipal School of Palmeira dos Indios, AL. For both, we used questionnaires and made use of the audio recording of the lesson. We worked with the transcript data and how to interpreting the same procedure we used content analysis. The results revealed that students when invited to do investigations, similar to those made by scientific culture, develop conceptual content in a context endowed with meaning and significance. In this way, students become able to use scientific concepts as tools for reading, understanding and meaning of the world, that is, alphabetize scientifically theyself.
id UFAL_204686320003d725f5cc74ef750031db
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1240
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamentalTeaching science through inquiry: a pedagogical strategy for promoting scientific literacy in the early years of elementary schoolEnsino de ciênciasCiências - AprendizagemAlfabetização científicaEnsino por investigaçãoScienceLearningScientific LiteracyEducation for ResearchCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOABSTRACT: The present study constitutes a reflection about the Teaching of Science by research as a practice that facilitates Scientific Literacy in the early years of elementary school. Seeying the teaching of physical knowledge is little explored in the early school years, we applied a learning sequence addressing the theme "Where does the rainbow?" The idea of working with the theme appeared from the series of videos “where it comes from?” shown on School TV. In view that Lorenzetti e Delizoicov (2000) define the scientific literacy as a process in which the language of science wins meanings, enabling the expansion of culture, we started working with the idea of proposing ways of organizational learning appropriate to that purpose. The qualitative research and action research type was developed on days 04th and 05th August from 2014 in a 5th year of elementary education in a Municipal School of Palmeira dos Indios, AL. For both, we used questionnaires and made use of the audio recording of the lesson. We worked with the transcript data and how to interpreting the same procedure we used content analysis. The results revealed that students when invited to do investigations, similar to those made by scientific culture, develop conceptual content in a context endowed with meaning and significance. In this way, students become able to use scientific concepts as tools for reading, understanding and meaning of the world, that is, alphabetize scientifically theyself.O presente estudo é uma reflexão acerca do Ensino de Ciências por investigação como uma prática que facilita a Alfabetização Científica nos primeiros Anos do Ensino Fundamental. Considerando que o ensino do conhecimento físico é pouco trabalhado nos primeiros anos escolares, aplicamos uma sequência didática abordando a temática “De onde vem o arco-íris?”. A ideia de trabalhar com o assunto surgiu dos vídeos da série “De onde vem? veiculados na TV Escola. Tendo em vista que Lorenzetti e Delizoicov (2000) definem a Alfabetização Científica como um processo em que a linguagem da Ciência ganha significados, possibilitando assim a ampliação da cultura, passamos a trabalhar com a ideia de propor maneiras organizativas de ensino adequadas a essa finalidade. A pesquisa de cunho qualitativo e do tipo pesquisa ação foi desenvolvida nos dias 04 e 05 de agosto de 2014 em um 5º ano do ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Palmeira dos Índios, AL. Para tanto, utilizamos questionários, bem como fizemos uso da gravação em áudio da aula. Trabalhamos com a transcrição de dados e como procedimento de interpretação dos mesmos fizemos uso da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos quando convidados a fazerem investigações, semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de sentido e significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, compreensão e significação do mundo, isto é, se alfabetizam cientificamente.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFALFireman, Elton Casadohttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005Carvalho, Anna Maria Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/1444811939745903Bastos Filho, Jenner Barrettohttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269Brito, Liliane Oliveira de2016-03-14T18:10:05Z2016-03-082016-03-14T18:10:05Z2014-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Liliane Oliveira de. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-03-22T21:14:42Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-03-22T21:14:42Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
Teaching science through inquiry: a pedagogical strategy for promoting scientific literacy in the early years of elementary school
title Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
spellingShingle Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
Brito, Liliane Oliveira de
Ensino de ciências
Ciências - Aprendizagem
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Science
Learning
Scientific Literacy
Education for Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
title_fullStr Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
title_sort Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental
author Brito, Liliane Oliveira de
author_facet Brito, Liliane Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fireman, Elton Casado
http://lattes.cnpq.br/8569068916474005
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
http://lattes.cnpq.br/1444811939745903
Bastos Filho, Jenner Barretto
http://lattes.cnpq.br/5357464861909269
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Liliane Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ciências - Aprendizagem
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Science
Learning
Scientific Literacy
Education for Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de ciências
Ciências - Aprendizagem
Alfabetização científica
Ensino por investigação
Science
Learning
Scientific Literacy
Education for Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description ABSTRACT: The present study constitutes a reflection about the Teaching of Science by research as a practice that facilitates Scientific Literacy in the early years of elementary school. Seeying the teaching of physical knowledge is little explored in the early school years, we applied a learning sequence addressing the theme "Where does the rainbow?" The idea of working with the theme appeared from the series of videos “where it comes from?” shown on School TV. In view that Lorenzetti e Delizoicov (2000) define the scientific literacy as a process in which the language of science wins meanings, enabling the expansion of culture, we started working with the idea of proposing ways of organizational learning appropriate to that purpose. The qualitative research and action research type was developed on days 04th and 05th August from 2014 in a 5th year of elementary education in a Municipal School of Palmeira dos Indios, AL. For both, we used questionnaires and made use of the audio recording of the lesson. We worked with the transcript data and how to interpreting the same procedure we used content analysis. The results revealed that students when invited to do investigations, similar to those made by scientific culture, develop conceptual content in a context endowed with meaning and significance. In this way, students become able to use scientific concepts as tools for reading, understanding and meaning of the world, that is, alphabetize scientifically theyself.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
2016-03-14T18:10:05Z
2016-03-08
2016-03-14T18:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Liliane Oliveira de. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1240
identifier_str_mv BRITO, Liliane Oliveira de. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233734888357888