Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5483
Resumo: The present study hasits purpose realize aresearch about the physical knowledge in the early years of elementary school, having the main approachthe teaching of science for research, as an important didacticismstrategy for the promotion of Scientific Literacy. The choice of subject was given because of physical knowledge is little explored in the early years of schoolingwe believe that early the child must have contact with the teaching of physics, why this is something that is part of their daily lives. Therefore, we develop a didactic sequence addressing the Electricity contents, because the National Curriculum Parameters of Science Teaching consider important the presence of these contents in Primary Education. Therefore, the proposed research will be qualitative, type action research, developed on 11 to 12 November 2015 in a class of 5th grade of elementary school, with the research Locus a school in the municipality of Palmeira dos Índios. As data collection instrument we use questionnaires and audio recordings. For data analysis, we will use the content analysis categories of Bardin , as well as indicators of Scientific Literacy proposed by Sasseron and Carvalho. The results showed that the Education for research is a methodology that provides the student an effective learning and investigative practices help students to become literate scientifically.
id UFAL_754d48bc912be3b4aa799b150fa4921c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5483
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científicaResearch in Science education in the early years of Basic education: studies of the basic concepts of to the promotion of sciebtific literacyEnsino por InvestigaçãoEletricidade - Ensino e aprendizagemAlfabetização CientíficaEducation for ResearchElectricity - Teaching and learningScientific literacyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present study hasits purpose realize aresearch about the physical knowledge in the early years of elementary school, having the main approachthe teaching of science for research, as an important didacticismstrategy for the promotion of Scientific Literacy. The choice of subject was given because of physical knowledge is little explored in the early years of schoolingwe believe that early the child must have contact with the teaching of physics, why this is something that is part of their daily lives. Therefore, we develop a didactic sequence addressing the Electricity contents, because the National Curriculum Parameters of Science Teaching consider important the presence of these contents in Primary Education. Therefore, the proposed research will be qualitative, type action research, developed on 11 to 12 November 2015 in a class of 5th grade of elementary school, with the research Locus a school in the municipality of Palmeira dos Índios. As data collection instrument we use questionnaires and audio recordings. For data analysis, we will use the content analysis categories of Bardin , as well as indicators of Scientific Literacy proposed by Sasseron and Carvalho. The results showed that the Education for research is a methodology that provides the student an effective learning and investigative practices help students to become literate scientifically.O Presente estudo tem como propósito realizar uma pesquisa acerca do conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como principal abordagem o Ensino de Ciências por investigação, como uma importante estratégia didática para a promoção da Alfabetização Científica. A escolha do tema se deu em virtude do conhecimento físico ser pouco explorado nos primeiros anos de escolaridade, pois acreditamos que desde cedo a criança já deve entrar em contato com o ensino da Física, até por que é algo que faz parte do seu cotidiano. Sendo assim, desenvolvemos uma sequência didática abordando os conteúdos de Eletricidade, visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Ciências (PCNS) consideram importante a presença destes conteúdos no Ensino Fundamental. Diante disso, a pesquisa proposta será de natureza qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida nos dias 11 à 12 de Novembro de 2015 em uma turma do 5° ano do ensino fundamental, sendo o Lócus de pesquisa uma Escola do Município de Palmeira dos Índios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e gravações em áudio. Para análises de dados, utilizaremos a análise de conteúdos por categorias de Bardin, bem como os Indicadores da Alfabetização Cientifica propostos por Sasseron e Carvalho. Os resultados apontaram que o Ensino por investigação é uma metodologia que proporciona ao aluno um aprendizado eficaz e que as práticas investigativas contribuem para que os alunos possam se alfabetizar cientificamente.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFALFireman, Elton Casadohttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005Nascimento, Viviane Briccia dohttp://lattes.cnpq.br/9868471165999611Dias, Wandearley da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de2019-07-18T20:04:00Z2019-07-182019-07-18T20:04:00Z2016-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO, Lidiany Bezerra Silva de. Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-07-18T20:04:00Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5483Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-07-18T20:04Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
Research in Science education in the early years of Basic education: studies of the basic concepts of to the promotion of sciebtific literacy
title Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
spellingShingle Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de
Ensino por Investigação
Eletricidade - Ensino e aprendizagem
Alfabetização Científica
Education for Research
Electricity - Teaching and learning
Scientific literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
title_full Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
title_fullStr Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
title_full_unstemmed Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
title_sort Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica
author Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de
author_facet Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fireman, Elton Casado
http://lattes.cnpq.br/8569068916474005
Nascimento, Viviane Briccia do
http://lattes.cnpq.br/9868471165999611
Dias, Wandearley da Silva
http://lattes.cnpq.br/4655224339571082
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por Investigação
Eletricidade - Ensino e aprendizagem
Alfabetização Científica
Education for Research
Electricity - Teaching and learning
Scientific literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino por Investigação
Eletricidade - Ensino e aprendizagem
Alfabetização Científica
Education for Research
Electricity - Teaching and learning
Scientific literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present study hasits purpose realize aresearch about the physical knowledge in the early years of elementary school, having the main approachthe teaching of science for research, as an important didacticismstrategy for the promotion of Scientific Literacy. The choice of subject was given because of physical knowledge is little explored in the early years of schoolingwe believe that early the child must have contact with the teaching of physics, why this is something that is part of their daily lives. Therefore, we develop a didactic sequence addressing the Electricity contents, because the National Curriculum Parameters of Science Teaching consider important the presence of these contents in Primary Education. Therefore, the proposed research will be qualitative, type action research, developed on 11 to 12 November 2015 in a class of 5th grade of elementary school, with the research Locus a school in the municipality of Palmeira dos Índios. As data collection instrument we use questionnaires and audio recordings. For data analysis, we will use the content analysis categories of Bardin , as well as indicators of Scientific Literacy proposed by Sasseron and Carvalho. The results showed that the Education for research is a methodology that provides the student an effective learning and investigative practices help students to become literate scientifically.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-08
2019-07-18T20:04:00Z
2019-07-18
2019-07-18T20:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Lidiany Bezerra Silva de. Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5483
identifier_str_mv AZEVEDO, Lidiany Bezerra Silva de. Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233743680667648